Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

História da música Partido Alto, sucesso de Chico Buarque

História da música · Por Renata Arruda

4 de Junho de 2021, às 19:00

Chico Buarque é um dos maiores nomes da MPB. Com cerca de 80 álbuns lançados, entre compactos, discos solo, trilhas e parcerias, Chico é conhecido tanto por suas belas canções poéticas, quanto pelas canções de protesto que o colocaram no radar da censura. 

Chico Buarque
Créditos: Divulgação

Partido Alto é uma das suas composições que quase chegou a ser vetada, sofrendo algumas alterações na letra. O samba, que denunciou com bom humor as mazelas do povo brasileiro, foi gravada pelo MPB-4 na trilha sonora do filme Quando o Carnaval Chegar, de 1972.

Quase trinta anos depois, a música foi gravada por Cássia Eller em seu Acústico MTV com uma roupagem mais moderna, conquistando um público de uma nova geração que, mesmo distante dos anos de ditadura, conseguia se identificar com as questões narradas.

Vem conhecer a história da música Partido Alto!

História da música Partido Alto

Como adiantamos, Partido Alto foi composta por Chico Buarque e gravada pelo MPB-4 para o musical Quando o Carnaval Chegar. Lançado em 1972, o filme tem direção de Cacá Diegues e traz o próprio compositor como ator e co-roteirista.

Quando o carnaval chegar disco
Disco Quando O Carnaval Chegar / Créditos: Divulgação

A história mostra os contratempos enfrentados por um grupo mambembe formado pelos cantores Paulo, Mimi e Rosa (Chico, Nara Leão e Maria Bethânia, respectivamente) e seu empresário durante a preparação de um espetáculo para um rei que passará o carnaval na cidade.

A trilha sonora, que traz os artistas citados, saiu em álbum homônimo. No entanto, nem tudo foram flores. Com uma letra repleta de ironias desafiadoras, a canção Partido Alto quase foi barrada pela censura por ser considerada ofensiva, como você pode ver no parecer abaixo:

Partido Alto Chico Buarque
Documento de veto da música / Créditos: Divulgação

Canção alterada pela censura

A música acabou sendo liberada, mas com algumas pequenas alterações. A palavra brasileiro no verso Na barriga da miséria, eu nasci brasileiro precisou ser alterada para batuqueiro.

Outra alteração foi na palavra titica, presente no seguinte trecho:

Jesus Cristo inda me paga, um dia inda me explica
Como é que pôs no mundo esta pouca titica

A palavra, considerada de baixo calão, se tornou coisica na versão aprovada pela censura. Conta-se, inclusive, que o censor teria questionado Chico, perguntando: Como é que você, que fez uma música bonita como Construção, agora vem com esta falando em titica e saco cheio?

O censor se referia ao trecho:

Mas se alguém me desafia e bota a mãe no meio
Dou pernada a três por quatro e nem me despenteio
Que eu já tô de saco cheio

Chico comenta a censura

Em uma entrevista publicada no volume 4 do seu Songbook, Chico Buarque falou sobre a censura na época da ditadura:

Às vezes, a censura proibia uma música inteira e o advogado da gravadora corria para Brasília. Muitas vezes, o advogado telefonava de lá para dizer que, se mudasse tal palavra, a música estaria liberada. 

Quase sempre era uma bobagem, como em Partido Alto, em que “titica” virou “coisica”, “brasileiro” virou “batuqueiro”, coisas assim. Era o preço para o disco sair.

Rio de Janeiro
Créditos: Divulgação

A música, que homenageia o samba de raiz carioca, se tornou um dos grandes sucessos do cantor.

Você sabe o que é o partido-alto?

Como o próprio nome já diz, Partido Alto é uma canção que procura reproduzir o tradicional gênero do samba. Surgido nos morros do Rio de Janeiro no início do século XX, o partido-alto originalmente era um samba instrumental considerado de alto nível.

A partir da década de 40, o gênero ganhou voz, sendo cantado por duas ou mais pessoas em desafios de improviso. Da tradição, surgiram os partideiros, cantores que faziam improvisos acompanhando a melodia e o ritmo do samba.

Quem ouve a gravação original da canção de Chico, interpretada pelo MPB-4, percebe que a música foi composta em quatro estrofes justamente para passar a impressão de que ela está sendo improvisada por quatro partideiros diferentes.

Atualmente, o partido-alto se modernizou, perdendo sua característica de improviso. Dentre os principais nomes do gênero estão Zeca Pagodinho, Dudu Nobre, Jovelina Pérola Negra, Almir Guineto e Sombrinha.

A versão de Cássia Eller

Grande fã de Chico Buarque, Cássia Eller cantava músicas do compositor no repertório das apresentações que fazia antes de se tornar famosa. Assim, foi natural que a cantora gravasse alguma canção dele.

E ela escolheu justamente Partido Alto para apresentar em seu Acústico MTV, recuperando a letra original e dando à faixa uma roupagem rock and roll, que dialogou muito bem com o seu público.

A artista ainda aproveitou a oportunidade para declarar sua admiração por Chico, dizendo ao público:Vocês não sabem, mas o Chico Buarque é o meu verdadeiro pai.

A música foi um dos grandes sucessos do álbum/DVD de 2001, último trabalho lançado em vida por Cássia Eller.

Frases do Chico Buarque

Gostou de conhecer a história da música Partido Alto? Então aproveita e vem conferir também as melhores frases do Chico Buarque e relembre as grandes canções deste ícone da MPB!

Frases Chico Buarque

Confira mais posts sobre Chico Buarque: