Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Conheça a história por trás da música Girls Just Wanna Have Fun

Analisando letras · Por Camila Fernandes

25 de Fevereiro de 2021, às 12:00

Cindy Lauper e anos 80 são praticamente sinônimos. O jeito irreverente, a voz aguda e o estilo contagiante da cantora dominaram as paradas nos Estados Unidos e no mundo, com hits como Time After Time e a icônica Girls Just Wanna Have Fun, já em seu primeiro álbum solo.

E por falar em Girls Just Wanna Have Fun, pouca gente sabe que esse hino feminista é, na verdade, uma adaptação de uma música que trazia uma visão um tanto quanto pejorativa sobre as mulheres.

Cyndi Lauper acertou em cheio na versão, e acabou criando uma das melhores músicas de sua carreira! Chega de mistério, é hora de conhecer a história por trás da música Girls Just Wanna Have Fun!

História da música Girls Just Wanna Have Fun

Vamos começar pelo começo — e nesse caso, o começo vem antes do que muita gente imagina. A versão original de Girls Just Wanna Have Fun foi lançada em 1979, pelo cantor e compositor americano Robert Hazard.

Ele gravou a música com sua banda, The Heroes, com o objetivo de conseguir um contrato com uma gravadora.

As coisas não aconteceram bem como Robert esperava, mas a música começou a fazer certo sucesso pelos bares. Enquanto isso, Cyndi, ainda longe da fama, acabava de conseguir seu contrato com a Portrait Records para a gravação de um álbum solo.

O disco seria feito em parceria com o produtor Richard E. Chertoff, que já tinha uma lista de músicas selecionadas antes mesmo de saber quem seria o artista que iria gravá-las.

Algum palpite sobre as músicas que estavam na lista? Isso mesmo, Girls Just Wanna Have Fun, ainda com a letra de Robert Hazard. 

De insinuações machistas a hino de empoderamento feminino

Convencer Cyndi Lauper a gravar uma música que ela considerava machista não foi nada fácil. Foram várias tentativas do produtor, que chegou a levar Cyndi para ver um show de Robert Hazard.

Apesar disso, ela sempre terminava afirmando que jamais gravaria aquela letra porque era completamente contra seus ideais.

Depois de várias discussões, Richard Chertoff conseguiu convencer a cantora de que a música poderia ter um sentido diferente se fosse gravada por uma mulher — e ele estava certíssimo. 

Com a autorização de Robert Hazard, Cyndi Lauper fez algumas alterações na letra e regravou a música que viria a ser um hino do movimento feminista na década de 80. 

Significado de Girls Just Wanna Have Fun

As adaptações feitas por Cyndi Lauper e sua equipe na letra de Girls Just Wanna Have Fun foram pequenas, mas quando comparamos as duas versões, a mudança de significado é gigante. 

Versão original de Girls Just Wanna Have Fun

Vamos começar entendendo a história da versão escrita por Robert Hazard. O personagem criado na música é um garoto, um típico bad boy daqueles que apareciam nos filmes da época — que poderia muito bem ser interpretado por John Travolta. 😅

Em tom de brincadeira, Robert fala sobre suas noitadas e sobre como as mulheres se interessam por ele. Ele atribui seu sucesso ao fato de entender o que as garotas querem: diversão. 

O principal problema da letra, e provavelmente foi o que desagradou Cyndi Lauper, é que ela atribui futilidade aos sentimentos femininos. É como se a música estivesse afirmando que as garotas não devem ser levadas a sério. 

Dá só uma olhada na estrofe abaixo, ligada ao refrão, pra ver como esse sentido fica claro:

I know your love for him (Eu sei o seu amor por ele)
Is deep as day is long (É profundo como o dia é longo)
I know you’d never be the (Eu sei que você nunca seria a)
Thing to do him wrong (Coisa para fazer ele errado)
But when I knock on the door (Mas quando eu bato na porta)
I’m close now, you could come (Estou perto agora, você poderia vir)
It really wasn’t important (Realmente não era importante)
‘Cause girls just wanna have fun (Porque as garotas só querem se divertir)

Versão de Cyndi Lauper de Girls Just Wanna Have Fun

Vamos combinar que só pelo fato de se tratar de uma mulher cantando sobre coisas que geralmente eram feitas por um homem, como chegar em casa de madrugada, a gravação de Girls Just Wanna Have Fun por Cyndi Lauper já seria revolucionária para a época. 

No entanto, as mudanças feitas na letra fizeram com que a música se tornasse um verdadeiro hino. Aquela estrofe que citamos ali em cima, por exemplo, foi excluída. 

Enquanto Robert cantava: 

Some guys take a beautiful girl (Alguns caras pegam uma linda garota)
They try to hide her away from the rest of the world (Eles tentam escondê-la do resto do mundo)
All my girls have got to walk in the Sun (Todas as minhas garotas têm que andar no sol)

Cyndi passou a cantar: 

Some boys take a beautiful girl (Alguns garotos pegam uma linda garota)
And hide her away from the rest of the world (E a escondem do resto do mundo)
I wanna be the one to walk in the Sun (Eu quero ser aquela que caminha no Sol). 💁

Em resumo, Cyndi Lauper transformou Girls Just Wanna Have Fun em uma música que questiona as imposições de comportamento feitas às mulheres.

A letra fala da libertação, de quebrar os padrões e viver a vida sem tanto rigor — afinal, tudo o que as garotas querem é se divertir.

Outras versões

Com tanto sucesso, é claro que nos mais de 30 anos que se passaram desde a primeira gravação, Girls Just Wanna Have Fun ganhou inúmeras versões e interpretações de diferentes artistas. Uma das mais famosas foi ao ar em 2011 na terceira temporada da série Glee:

A música também ganhou uma versão interpretada por Miley Cyrus, ainda na fase Hannah Montana:

Mais recentemente, o hit voltou a ser assunto depois de entrar para a trilha sonora do segundo filme da série Para Todos Os Garotos Que Já Amei.

A nova versão foi gravada pelas cantoras Charlotte Lawrence, Nina Nesbitt e Sasha Sloan, e ficou simplesmente incrível!

Para encerrar, não podia faltar a segunda versão da própria Cyndi Lauper. Dizem que a cantora sempre quis que a música tivesse um estilo mais voltado para o reggae, só que a banda não conseguiu chegar exatamente à sonoridade que ela imaginou.

Assim, em 1994, ela lançou uma segunda versão, que ficou conhecida como Hey Now.

Outras músicas que são covers e você nem desconfia

E aí, quem mais ficou surpreso ao descobrir a verdadeira história de Girls Just Wanna Have Fun? Pode ter certeza que existem várias outras canções por aí que também podem te surpreender. Vem conferir essas 23 músicas que são covers e quase ninguém sabe!

músicas covers

Outros posts que você vai gostar: