Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Conheça a história da música Anna Júlia, do Los Hermanos

Analisando letras · Por Renata Arruda

12 de Março de 2021, às 19:00

Na história das músicas com nome de mulher mais icônicas do Brasil, com certeza Anna Júlia merece um destaque especial. Lançada em 1999, no primeiro CD dos Los Hermanos, o single fez tanto sucesso que tornou a banda uma das mais famosas do país.

A canção fez sua estreia na MTV com um videoclipe protagonizado por Mariana Ximenes, rapidamente alcançando a primeira posição na emissora e conquistando as rádios logo em seguida.

Los Hermanos
Créditos: Divulgação

Anna Júlia rapidamente estourou nas rádios e se tornou um hit nacional, chegando até a ser a faixa mais tocada do carnaval da Bahia no ano 2000. Ela ainda conseguiu desbancar Chico Buarque e receber o troféu de Melhor Música no Prêmio Multishow daquele ano.

Baseado em uma paixão platônica, o single ainda deu uma reviravolta na vida de sua musa inspiradora, que ficou conhecida de uma hora pra outra. Quer saber mais sobre isso? Então vem com a gente conhecer a história da música Anna Júlia!

A história da música Anna Júlia

Como muita gente já sabe, a canção Anna Júlia foi inspirada em uma pessoa real: Anna Julia Werneck, que na época era estudante de Jornalismo da PUC-Rio e hoje atua como produtora cinematográfica.

Anna Júlia Werneck
Anna Júlia Werneck, musa inspiradora do Los Hermanos / Créditos: Divulgação

Segundo uma matéria publicada no site da instituição em 2008, a história dela com o Los Hermanos aconteceu assim:

Em 1998, a promissora banda formada por Marcelo Camelo, Rodrigo Barba, Bruno Medina, Rodrigo Amarante e Patrick Laplan, além do produtor Alex Werner, costumava reunir-se em frente à escada principal da sede do Departamento de Comunicação. 

Do outro lado, sentava Anna Julia. Alex nutria por ela uma paixão platônica, mas não tinha coragem de se aproximar. Empolgado com a sonoridade do nome da estudante, Marcelo Camelo acabou escrevendo uma música sobre a situação para ajudar o amigo.

Quando a banda assinou contrato com a Abril Music, em 1999, Anna Julia foi naturalmente procurada para ajudar a promover a canção. No entanto, a jovem só ficou sabendo de certos detalhes da composição pela mídia.

Como o Alex não conversava comigo, e eu também era muito tímida, só fomos discutir nossa relação por entrevista. Eu só fui descobrir na primeira entrevista que quem tinha feito a música tinha sido o Camelo, e não o Alex, contou.

Fama fora do controle

No início, ela achou divertido que uma música feita em sua homenagem fosse um sucesso nas rádios. No entanto, a coisa acabou saindo de controle:

Eu não conseguia andar na PUC sem ser apontada. Era péssimo porque eu não me achava isso tudo e as pessoas vinham com muito julgamento, ela desabafou, explicando ainda que:

O problema é que cada um esperava uma coisa diferente. E aí, quando finalmente me viam, me achavam sem graça. Era frustrante não ser a Anna Júlia que as pessoas gostariam que eu fosse.

Incomodada com a fama, Anna Júlia pediu a Alex para que a chamasse apenas em ocasiões especiais — como a entrega do disco do ouro, no Domingão do Faustão, em 2004.

Los Hermanos
Créditos: Divulgação

Em 2009, ela relembrou o fenômeno no texto que escreveu para a orelha do livro A música Que Mudou Minha Vida, de Robin Benway, destacando o fato de não ter escolhido passar pelas coisas que aconteceram.

Fiquei conhecida na faculdade, saí na capa de jornais e revistas, tirei fotos nas ruas e dei autógrafos. Eu não me reconhecia na imagem que criaram de mim e, por esse motivo, não conseguia aproveitar a fama para me promover, afirmou.

Segundo ela, é sempre esquisito falar disso. Até hoje, quando vou nos lugares as pessoas perguntam se sou eu a Anna Júlia. Às vezes eu minto, digo que não sou eu, não.

Uma paixão que não deu certo

Ao saber dessa história, muita gente se pergunta: mas será que a música ajudou Alex a conquistar Anna Julia? Não exatamente.

Antes de estourar nas rádios e na MTV, o Los Hermanos tocou a canção para uma pequena plateia de 200 pessoas durante um show no Rio. A estudante agradeceu Alex pela música, que ela ainda não sabia que fora escrita por Camelo, e os dois ficaram juntos uma única vez.

Los Hermanos
Créditos: Divulgação

Fiquei emocionada quando ouvi a música em casa. O namoro não deu certo, não começou direito. Éramos muito tímidos, ela revelou em entrevista.

Dois anos depois, Anna Julia começou a namorar Patrick Laplan, baixista que naquela altura já havia deixado a banda. Eles ficaram nove anos juntos.

Embora sua vida tenha virado de cabeça pra baixo com o hit, Anna Júlia fala com muito carinho sobre a música:

Fico feliz de o Marcelo ter se inspirado e escrito uma canção sobre a história de um amigo. Conhecia apenas uma pessoa com esse nome. O sucesso não faz diferença, o que vale mesmo é a homenagem. Virou uma música de casamento, nome de filhas, de romances.

O legado de Anna Júlia

Entre o lançamento da canção até 2011, Anna Júlia foi um dos seis nomes duplos mais populares do Brasil. Muitas dessas meninas acabaram sentindo os efeitos colaterais de ter como nome o título de uma das músicas mais famosas do país.

Além de inspirar nomes de crianças, a música ainda ultrapassou fronteiras. Ninguém menos que o ex-Beatle George Harrison participou de uma versão de Anna Júlia, gravando solos de guitarra para um cover em inglês lançado por Jim Capaldi em 2001.

Enquanto algumas Annas Júlias ficavam felizes com pessoas cantando o hit, outras se incomodavam com a brincadeira. No entanto, apenas uma pode se gabar de ter recebido uma carta da Anna Julia Werneck ainda antes de nascer.

Foi o caso de Anna Júlia da Silva, filha de uma amiga de sua mãe. Foi a única carta que escrevi, que história mais fofa, disse a produtora em entrevista.

Embora o Los Hermanos tenha tido uma relação conflituosa com a sua famosa canção, deixando de tocá-la em inúmeras turnês, tudo indica que a banda fez as pazes com o hit: Anna Júlia esteve presente no show realizado no Maracanã em 2019, para a alegria dos fãs.

Mais histórias dos Los Hermanos

Agora que você sabe tudo sobre Anna Júlia, aproveita e vem conhecer também a história da música Conversa de Botas Batidas!

A história da música Conversa de Botas Batidas

Leia também: