Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

A história da música All Star, de Nando Reis para Cássia Eller

Analisando letras · Por Mateus Pereira Silveira

24 de Julho de 2020, às 19:00

Muitas parcerias da música brasileira nasceram de uma bela amizade e conexão entre os artistas. E quem acompanhou o pop/rock dos anos 90 certamente se lembra da união musical de Nando Reis e Cássia Eller. 

Nando Reis e Cássia Eller
Créditos: Divulgação

Mais que amigos, eles eram grudados e passaram bons momentos juntos. E para retratar essa relação em canção, Nando usou um dos elementos que ambos amavam: o tênis All Star. 

O calçado na cor azul tornou-se tão emblemático quanto a música para os fãs e para o compositor, que até hoje guarda com carinho os pares dele e da amiga.

Está curioso para saber mais detalhes sobre essa singela homenagem? Então vem com a gente e confira a história da música All Star!

A história por trás da música All Star

Como toda boa música composta por Nando Reis, All Star mexe com as emoções do público e desperta a curiosidade das pessoas. Afinal, o tênis de Cássia era azul-marinho ou claro? 

Foi com essas dúvidas que uma fã conseguiu as respostas que todo mundo queria saber. Pelo Twitter, ela perguntou mais detalhes para o cantor, que gentilmente respondeu às dúvidas.

E foi além: não só explicou que se tratava de um par azul-claro, como gravou um vídeo em seu canal contando mais detalhes sobre a canção. Um querido, né? 😍

A verdade é que a dupla era apaixonada pelos calçados da Converse, que são clássicos há várias gerações, e tinham diferentes modelos de cores. 

Isso gerava um fator de identificação ainda maior entre os cantores, que se encontravam quase todos os dias quando ele a visitava no Rio de Janeiro. 

A amizade deles começou quando ele foi apresentar algumas de suas canções para ela na casa da Marisa Monte.

O primeiro encontro foi engraçado. Tímida, Cássia apenas cumprimentou o compositor, escutou as músicas, agradeceu e foi embora sem dizer mais uma palavra. Simples assim! 😅

Daí para frente, a admiração mútua e os trabalhos em conjunto só cresceram. Tanto que são inúmeras as letras de Nando que chegaram às rádios pela voz de Cássia. 

Isso sem falar nas vezes que eles dividiram o palco para cantar juntos, como nessa apresentação memorável de Relicário

E o All Star? Ah, ele está presente em outros momentos. Quando ainda integrava os Titãs, Nando Reis chegou a um ensaio vestido um terno e calçando seus par de All Star preto de cano alto.

Cássia ficou encantada com a personalidade do amigo e até chegou a dizer que ele ficava mais charmoso. Assim, quando Nando sentou para dedicar uma música à relação dos dois, logo lembrou da conexão deles com o tênis.

Ao apresentá-la para Cássia, ficou sem resposta da cantora e acreditou que ela não tinha curtido a letra. Foi somente mais tarde que ele recebeu, com alívio, a notícia Cássia havia incluído faixa em seu repertório. 

A música ganhou maior significado após fazer parte do álbum póstumo 10 de Dezembro, lançado no dia que a cantora teria completado 40 anos. Desde então, All Star se tornou um símbolo da amizade da dupla e um dos sucessos mais apreciados da carreira de Nando Reis. 

Capa do álbum Dez de Dezembro
Capa do álbum Dez de Dezembro / Créditos: Divulgação

Análise da música All Star 

All Star é aquela canção deliciosa de cantar com os amigos ou apenas ouvir os acordes do violão. Quando prestamos atenção na letra, ela se torna ainda mais bonita. 

Por isso, explicamos os significados de cada estrofe para você acompanhar enquanto ouve a música em sua versão ao vivo:

Estranho seria se eu não me apaixonasse por você
O sal viria doce para os novos lábios
Colombo procurou as Índias, mas a Terra avisto em você
O som que eu ouço são as gírias do seu vocabulário

Em seus primeiros versos, a letra da música parece se tratar de uma declaração do escritor para seu par romântico.

Claro, All Star pode ser a trilha sonora de muitos casais que se identificam com cada frase, mas saber que é a demonstração do amor e afeto numa amizade torna os trechos mais especiais

O primeiro encontro de Nando e Cássia foi desajustado, como quando nos apresentam uma nova pessoa e dizem que temos muito em comum e, na verdade, a conversa não sai. 

Nas palavras dele, ela saiu daquela sessão musical na casa de Marisa Monte como se não soubesse se despedir e foi direta com aquele tchau! No fundo, ambos sabiam que se encontrariam em breve. 

Por isso, seria estranho se ele não gostasse do jeito de Cássia, sabendo que tinham estilos tão parecidos. Ao longo dos versos, Nando usa comparações e contrastes para expressar como enxergava a forte figura da cantora. 

Cássia e Nando
Créditos: Divulgação

Tornando a letra em poesia, como Nando consegue fazer muito bem em suas composições, ele mostra o quão importante foi se aproximar de uma das vozes mais icônicas do rock nacional

Não somente isso, como também trocar ideias e escrever canções que ela interpretou de forma tão particular. 

Estranho é gostar tanto do seu All Star azul
Estranho é pensar que o bairro das Laranjeiras
Satisfeito, sorri, quando chego ali
E entro no elevador
Aperto o 12, que é o seu andar
Não vejo a hora de te reencontrar
Continuar aquela conversa
Que não terminamos ontem
Ficou pra hoje

Tanto Cássia quanto Nando amavam usar tênis All Star. E, embora ela tivesse modelos de diversas cores, era o azul-claro de cano baixo que faziam os olhos dele brilharem. É como se houvesse uma magia de encantamento naqueles pares. 

E era no bairro das Laranjeiras, onde Cássia morava, que os dois se viam frequentemente. Quando canta, conseguimos visualizar e sentir a felicidade de Nando ao entrar no elevador, pensando nos divertidos momentos que passariam juntos naquelas noites. 

Bairro Laranjeiras
Bairro Laranjeiras / Créditos: Divulgação

Segundo o músico, eles se encontravam quase todas as noites e, mesmo assim, tinham uma expectativa de como seria a conversa daquela vez. 

E elas eram longas. Cantando, bebendo e filosofando sobre a vida, o universo e tudo mais, eles passavam madrugadas papeando.

Quando se despediam, já aguardavam pela próxima vez que estariam juntos para finalizar as histórias do dia anterior. 

Estranho, mas já me sinto como um velho amigo seu
Seu All Star azul combina com o meu, preto, de cano alto
Se o homem já pisou na Lua
Como eu ainda não tenho seu endereço?
O tom que eu canto as minhas músicas
Na sua voz, parece exato

Existem amizades que mesmo tendo pouco tempo, parecem de longa data, como se as pessoas se conhecem desde a infância. Claramente, era assim com eles. Tanto que um All Star combinava com o outro. 

Em seu canal no YouTube, Nando mostrou que guarda o exemplar de cada um. O dele, é o All Star de cano alto preto mencionado na música.

O dela, um azul-marinho, hoje desbotado, também de cano alto, que ele ganhou da família de Cássia como recordação. Saber disso dá até um quentinho no coração. 💖

Nando Reis e os All Star
Créditos: Divulgação

Nessa estrofe da música, há uma parte que faz a gente se perguntar: Ué, como ele não tem o endereço de Cássia se ele a visitava no apartamento no bairro das Laranjeiras? 🤔

Calma, esse é outro mistério já resolvido. Mesmo que estivesse sempre próximo, Nando não lembrava o número do prédio ou apartamento de Cássia, apenas sabia chegar lá de táxi e identificava o prédio pela aparência mesmo. 

Quando quis enviar cartas para a amiga, ele se deu conta desse detalhe. O engraçado é que ela também recebeu o pedido dele com espanto.

No fim das contas, as cartas foram enviadas, mas nunca respondidas por Cássia, que não cultivava esse hábito. 

Estranho é gostar tanto do seu All Star azul
Estranho é pensar que o bairro das Laranjeiras
Satisfeito, sorri, quando chego ali
E entro no elevador
Aperto o 12, que é o seu andar
Não vejo a hora de te reencontrar
Continuar aquela conversa
Que não terminamos ontem
Ficou nas Laranjeiras
(Ficou pra hoje
Hoje, hoje, hoje)

All Star foi gravada em 2000 e Cássia Eller conheceu a composição, chegando a cantar em uma de suas apresentações.

No entanto, é tocante ver como essa letra tem um tom de homenagem e desperta lembranças da cantora que nos deixou no final de 2001, vítima de um infarto. 

O trecho final é emocionante ao pensar que as conversas inacabadas entre Nando e Cássia não puderam ser retomadas. Ao mesmo tempo, mostra que o espaço do apartamento guarda memórias únicas dos dois e dá um tom de melancolia

Com isso, há um toque de genialidade de Reis na escrita, fazendo com a canção se torne atemporal e sempre será o hino da amizade deles. 

Mais Nando Reis para apreciar 

Gostou de conhecer a história de All Star? Então que tal conferir as melhores frases do Nando Reis? Aposto que você vai querer usar elas em todo logo lugar!

Frases Nando Reis

Leia também: