Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Conheça a história do grupo ABBA, o quarteto que dominou os anos 70

Biografias · Por Érika Freire

23 de Fevereiro de 2022, às 19:00

A história do grupo ABBA, um dos maiores ícones dos anos 70, composto por dois casais suecos, é curiosa desde a formação. A banda pop surgiu em 1972 e ganhou fama mundial com hits como Dancing Queen, Gimme, Gimme, Gimme, Mamma Mia, Fernando, entre outros. 

ABBA
Créditos: Divulgação

Estima-se que o grupo tenha vendido mais de meio bilhão de cópias, e olha que a banda durou apenas 10 anos, até anunciar o fim em 1982. Mas, a boa notícia é que o ABBA anunciou um novo álbum após um hiato de 40 anos.

Quer saber mais? Vamos te contar a seguir a história do grupo ABBA!  

A história do ABBA

O ABBA é uma banda sueca, formada em Estocolmo em 1972 por Agnetha Fältskog, Björn Ulvaeus, Benny Andersson, e Anni-Frid Frida Lyngstad. Mais do que integrantes de uma banda de sucesso, eles formaram pares e se casaram.

Agnetha e Björn se uniram em um relacionamento amoroso e se casaram e Frida e Benny fizeram o mesmo e formaram o outro casal da banda. 

Abba
Créditos: Divulgação

Mas essa história começa um pouco antes, quando Benny Andersson era membro de uma banda de pop rock, a Hep Stars, muito famosa na Suécia durante os anos 60. Foi nessa época que ele conheceu Björn Ulvaeus, que tocava em outra banda, a Hootenanny Singers.

Ambos foram incentivados pelo empresário Stig Anderson da Hootenanny Singers a se juntarem para compor e fazer, pois identificou neles um potencial. As meninas integrantes do ABBA também estavam, cada uma, tentando o seu espaço na música antes da formação da banda. 

Agnetha Fältskog interpretava músicas famosas da Suécia quando era adolescente e tinha participado da peça Jesus Christ Superstar como Maria Madalena.

Por conta das viagens que fazia com a peça, encontrou os integrantes do Hootenanny Singers e foi assim que ela conheceu Björn, seu futuro marido e parceiro de banda. Eles se casaram antes da formação da banda, em 1971. 

Anni-Frid Frida Lyngstad também cantava e na época estava participando de uma competição de talentos. Foi convidada para se apresentar na televisão e a partir daí a sua carreira deu uma guinada.

Tempos depois, conheceu Benny Andersson e iniciaram um relacionamento. E foi assim que os integrantes do ABBA se conheceram e a história do grupo começou. 

Benny Andersson e Anni-Frid
Benny Andersson e Anni-Frid / Créditos: Divulgação

Início da carreira e Eurovision

Antes de darem o pontapé na banda oficialmente, cada integrante do ABBA levava a sua carreira de forma individual e tinham certo prestígio.

Porém, eles chegaram a fazer algumas apresentações despretensiosas, até que decidiram participar do Festival Eurovision criando uma composição para que a cantora sueca Lena Andersson interpretasse.

Composta por Björn e Benny, a música Say It With A Song conquistou o terceiro lugar na competição. Mesmo não levando o primeiro lugar, eles ficaram motivados e decidiram continuar compondo e fazendo experimentações de sons e arranjos vocais.

Novamente se inscreveram no Festival Eurovision, em 1973, com a música Ring Ring, que também ficou em terceiro lugar. Nesta época, eles anunciavam o grupo como Björn, Benny, Agnetha & Frida, mas o produtor Stig Anderson já costumava chamá-los de ABBA, que significa as iniciais de cada um dos integrantes.

No mesmo ano, lançaram o primeiro disco homônimo, Ring Ring e, mais experientes e confiantes, participaram do Eurovision no ano seguinte, desta vez inspirados pelo glam rock, que começava a ganhar notoriedade na época.

Venceram com a música Waterloo, que se tornaria o primeiro grande sucesso do ABBA fora da Suécia, conquistando os primeiros fãs na Inglaterra e Estados Unidos.

Os integrantes precisaram ser pacientes, uma vez que mesmo após a conquista do primeiro lugar no festival, os próximos lançamentos, Honey, Honey e So Long não tiveram o sucesso esperado.

1975, o ano do reconhecimento

As coisas começaram a mudar quando o grupo lançou o disco que leva o nome da banda, em 1975. Nele, um hit levaria o nome do ABBA a chegar ao primeiro lugar nas paradas inglesas: Mamma Mia!

A partir daí, se inicia uma nova fase para a banda, que chega ao estrelato. Na sequência, eles lançaram o álbum Arrival, que continha nada menos do que o maior sucesso da banda até hoje, a música Dancing Queen.

Money, Money, Money, Knowing Me, Knowing You, My Love, My Life e Dum Dum Diddle são outros destaques do álbum, o quarto lançado pelo ABBA. De 75 a 80, eles conquistaram a fama de super astros da música pop, muito respeitados por críticos.

Ficaram conhecidos por suas letras simples, com uma melodia única que se diferenciava pelas vozes femininas, que davam toda a harmonia e autenticidade à banda.

Chegaram a lançar, juntamente com o disco novo, The Album, de 77, o filme ABBA: The Movie, que apresentava imagens da banda durante a turnê australiana.

Poster do filme ABBA: The Movie
Créditos: Divulgação

A importância do ABBA para a indústria musical foi enorme, uma vez que eles se tornaram o primeiro grupo de um país de língua não inglesa a conquistar fama mundial. 

Discografia do ABBA

  • Ring Ring, 1973
  • Waterloo, 1974
  • ABBA, 1975
  • Arrival, 1976
  • The Album, 1977
  • Voulez-Vous, 1979
  • Super Trouper, 1980
  • The Visitors, 1981
  • Voyage, 2021 

O fim da banda

Enquanto a banda permaneceu na ativa, o relacionamento entre os casais acompanhou os anos de sucesso do ABBA.

Como falamos anteriormente,  Agnetha Fältskog e Björn Ulvaeus casaram um ano antes da formação da banda, em 72, e Benny Andersson e Anni-Frid Lyngstad namoravam desde 1969.

Grupo Abba
Créditos: Divulgação

A mistura de trabalho e vida pessoal não foi uma combinação positiva para a banda, que anunciou o fim em 1982, mesmo período em que Agnetha e Björn, que tiveram duas filhas, se divorciaram.

O outro casal, Anni-Frid e Benny Andersson, também se divorciou e os integrantes não tinham mais aquela mágica que acompanhou a banda ao longo da década de 70. 

Com os desentendimentos, o processo criativo ficou comprometido e o ABBA, infelizmente, encerrou suas atividades. Sobre a separação conjugal, Björn chegou a declarar que a separação era inevitável, pois éramos dois egocêntricos.

Durante uma entrevista para o jornal El País, em 2018, Agnetha confessou que precisou de terapia para se recuperar do divórcio.

Integrantes escreveram música sobre o divórcio

Ulvaeus e Andersson fizeram a música The Winner Takes It All, que aborda a questão do divórcio, lançada em 1980, no álbum Super Trouper.

Benny Andersson e Björn Ulvaeus escreveram e Agnetha Fältskog assumiu os vocais. Para ela, foi bom poder expressar o que sentia naquele momento, já que a letra refletia o que eles viviam no relacionamento e que, de certa forma, expressava também os problemas enfrentados pelo outro casal, Anni-Frid e Andersson.   

O retorno em 2021

Após quase 40 anos, o quarteto sueco lançou em novembro de 2021 um novo álbum, chamado Voyage, que contém 10 faixas.

ABBA 2021
Créditos: Divulgação

Comprovando que a fama do grupo jamais foi esquecida, o álbum vendeu mais de 80 mil cópias e se tornou a pré-venda mais rápida no Reino Unido.

Além do disco novo, Agnetha, Benny, Björn e Anni-Frid anunciaram também uma turnê em comemoração de 50 anos, que usará tecnologia de hologramas com os integrantes aparecendo em versões digitais. O primeiro show está marcado para 27 de maio, em Londres.

Em carta aberta divulgada em 2021, os integrantes falaram que: a principal inspiração para gravar novamente vem de nosso envolvimento na criação do concerto mais estranho e espetacular que você jamais poderia sonhar; obrigado por esperarem, é hora de uma nova jornada começar.

Abba
Créditos: Divulgação

E você, ficou contente com esse retorno do ABBA? 

Relembre músicas internacionais das antigas

Tem mais ABBA pra você entre os grandes hits que marcaram época, afinal, a gente adora uma nostalgia, né? Depois de relembrar a história do ABBA, vem curtir 30 músicas internacionais inesquecíveis.

Músicas Internacionais antigas

Confira também: