#kpoppers

O BTS entrou em hiatus. O que isso significa no k-pop?

Por Karoline Póss

14 de Junho de 2022, às 15:03


O grupo BTS anunciou nesta terça-feira, 14 de junho, que entrará em um hiatus por tempo indeterminado.

BTS
Créditos: Divulgação.

Em meio às comemorações do 9º aniversário de debut do septeto de k-pop, a notícia pegou os fãs de surpresa — mas há um bom motivo para isso, conforme os próprios membros explicaram durante o anúncio na live BTS Dinner: Festa.

Entenda o que aconteceu, o que significa o hiatus no k-pop e o que os integrantes do BTS farão durante esse período!

BTS em hiatus: o que isso quer dizer?

No k-pop, hiatus significa dar uma pausa nas atividades. Mas calma, ARMY! Isso não significa que o grupo acabou!

Diferença entre hiatus e disband

Os termos hiatus e disband são muito populares no k-pop, mas ainda podem confundir alguns fãs. Para entender de uma vez por todas:

Hiatus: dar uma pausa nas atividades.
Disband: fim do grupo, marcado pelo encerramento de contrato.

No caso do BTS, os meninos estão entrando em hiatus. Isso significa que eles deixarão de se apresentar como um grupo por um período ainda indeterminado, com o objetivo de focar em suas carreiras individuais, conforme foi anunciado pelos próprios integrantes.

O que significa o hiatus do BTS, segundo os integrantes

Durante a festa de aniversário de debut, SUGA comentou que o grupo entraria em hiatus e os integrantes começaram a falar sobre isso. RM disse que está feliz por fazer parte do BTS e que começou a fazer música para levar uma mensagem ao mundo, mas que o sucesso recente o fez perceber que o BTS havia mudado.

BTS
Créditos: Divulgação.

“Temos que aceitar que mudamos. Para mim, era como se o grupo BTS estivesse ao meu alcance até On e Dynamite, mas depois de Butter e Permission to Dance, eu não sabia mais que tipo de grupo éramos”, e que agora não sabe mais que tipo de história deve contar através das letras que escreve.

“Eu sempre achei que o BTS era diferente dos outros grupos, mas o problema do k-pop e de todo esse sistema de idols é que eles não te dão tempo para amadurecer. Você tem que continuar produzindo música e ficar fazendo algo”, continuou o líder.

“Então, eu preciso pensar e ter algum tempo sozinho, e então esses pensamentos podem amadurecer em algo exclusivamente meu”, conclui RM em sua reflexão sobre amadurecimento e foco em seu crescimento pessoal.

Jimin também se manifestou: “Não podemos deixar de pensar em nossos fãs, não importa o que aconteça, queremos ser o tipo de artista que é lembrado por nossos fãs. Acho que agora estamos começando a pensar em que tipo de artistas cada um de nós quer ser lembrado por nossos fãs. Acho que é por isso que estamos passando por um momento difícil agora, estamos tentando encontrar nossa identidade e esse é um processo exaustivo e longo.

J-Hope concordou: “Acho que essa mudança é o que precisamos agora. É importante para o BTS começar nosso segundo capítulo.”

Com lágrimas nos olhos, os integrantes falaram sobre como são gratos uns aos outros e aos fãs, e esperam usar esse hiatus para se reconectarem, fazer as coisas que gostam, experimentar novos estilos musicais e descobrir o que há dentro deles antes de se reunirem novamente.

J-Hope também disse que espera que os fãs não vejam isso como algo negativo e que entendam que eles precisam desse momento a sós.

Na mesma live, os meninos deixaram claro que eles não estão se separando e prometeram que vão voltar, embora não tenham dado um prazo para isso acontecer.

J-Hope, BTS
Créditos: Divulgação.

O que os integrantes do BTS vão fazer durante o hiatus?

Enquanto se distanciam das atividades em grupo, cada integrante do BTS focará em sua própria carreira individual, redescoberta de identidade e descanso.

Foi revelado que os integrantes começarão a lançar álbuns solos, um por vez, começando com o J-Hope, que se apresenta solo no Lollapalooza em 31 de julho de 2022. Ainda não foi divulgado, no entanto, quando será o lançamento de seu novo álbum.

Também foi dito na live que os meninos não estão mais morando juntos, mas que mesmo assim eles pretendem continuar filmando o Run BTS!, programa de variedades autoral do grupo.

Eles também afirmaram na festa de aniversário que vão fazer uma tatuagem de amizade, na qual cada membro tatuará um número 7. 💜 Assista à live completa:

Reação do ARMY ao hiatus do BTS

Seguindo os conselhos dos meninos de não verem o hiatus do BTS como algo negativo, o ARMY está tentando lidar com a situação da melhor forma possível.

No Twitter, a tag #방탄의_수고는_아미가_알아 (ARMY reconhece no trabalho duro do BTS) foi muito utilizada pelos fãs para demonstrar compreensão aos integrantes neste momento delicado e tão pessoal.

BAGNTAN FOREVER, #BTSBestfriendsOfMyLife, BTS FOREVER e Obrigada BTS também entraram para os assuntos em alta no Brasil após a live do grupo.

Mas como o mundo sabe, brasileiro é muito bom de meme. Em meio às homenagens fofas e agradecimentos dos fãs, alguns tweets mais engraçados também se destacaram, fazendo o ARMY rir em meio às lágrimas:

Outros fãs aproveitaram a oportunidade para debater os comentários negativos dos haters, afirmando que com as atividades solos, teremos sete vezes mais conteúdos do BTS por aí!

Cada fã lidou com a informação do seu próprio jeito, mas uma coisa é unânime: todo o ARMY só quer ver o BTS bem! 💜

Outros grupos de k-pop que entraram em hiatus

Há vários motivos para um grupo ou artista entrar em hiatus no k-pop. No caso do BTS, como afirmado pelos próprios integrantes, será para que cada um possa focar em suas atividades individuais e em suas vidas pessoais.

É um caso semelhante ao do BIGBANG, que anunciou seu hiatus em 2016 para que os membros pudessem cumprir suas obrigações com o exército coreano, focar em suas vidas pessoais e carreiras individuais. Cumprindo com sua promessa, o grupo realizou seu comeback em abril de 2022 com a música Still Life.

Também é parecido com o caso do Girls’ Generation, por exemplo: embora o grupo nunca tenha oficializado um hiatus, após o lançamento do álbum Holiday Night, em 2017, as integrantes do grupo feminino passaram a focar em suas atividades solo, como cantoras, atrizes e apresentadoras. Agora, em 2022, o grupo se prepara para o seu tão aguardado comeback com a formação completa, previsto para agosto.

Há, ainda, casos no k-pop em que apenas alguns integrantes entram em hiatus por variados motivos:

Motivos de saúde

Wendy, do Red Velvet, sofreu um acidente durante os ensaios para o especial de Natal da emissora SBS e foi hospitalizada, precisando passar por uma cirurgia e um longo período de 16 meses afastada dos palcos enquanto se recuperava completamente.

S.Coups, do Seventeen, precisou se ausentar das atividades do grupo por motivos de saúde, enquanto tratava sua ansiedade. Mina, do Twice, também passou oito meses afastada dos palcos pelo mesmo motivo.

Motivos polêmicos

Hyunjin, do Stray Kids, passou quatro meses afastado do grupo após rumores de que ele havia praticado bullying com colegas na época da escola. Durante o hiatus do Hyunjin, a JYP Entertainment investigou o caso e não encontrou provas suficientes, e Hyunjin pôde se desculpar com quem o havia acusado. Quando tudo foi resolvido, ele voltou ao Stray Kids e segue no grupo até hoje.

Garam, do LE SSERAFIM, também está em hiatus do grupo após serem divulgados rumores de que ela havia praticado bullying na escola. Até o momento o caso ainda não foi concluído, e as demais integrantes do LE SSERAFIM seguem com as atividades sem Garam.

Tudo sobre o BTS

Enquanto os meninos estão focados em suas vidas pessoais e atividades solo, que tal aproveitar para aprender tudo sobre o BTS e entrar de vez para o ARMY? Confira a nossa biografia sobre o maior grupo de k-pop!

Tudo sobre o BTS