Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

51 anos de He Touched Me, de Elvis Presley: história do álbum

Você conhece o disco He Touched Me, do Elvis Presley? Confira a história do último álbum gospel do cantor e prepare-se para se impressionar com a sua devoção!

História da música · Por Érika Freire

1 de Abril de 2023, às 12:00

No próximo dia 1º de abril, comemora-se 51 anos de He Touched Me, álbum gospel de Elvis Presley, que tem uma história muito interessante. Pode ser que você se surpreenda, mas é isso mesmo, o rei do rock foi bastante influenciado pela música gospel.

He Touched Me, de Elvis Presley: história do álbum
Créditos: Divulgação

Ao longo de sua carreira, Elvis chegou a gravar três discos gospel, His Hand in Mine, de 1960, How Great Thou Art, de 1967 e He Touched Me, de 1972.

Lançado pela gravadora RCA Victor, He Touched Me rendeu ao rei o segundo de três prêmios Grammy. Aliás, aproveite para conhecer mais sobre a história do cantor lendo o post sobre a biografia do Elvis Presley.

Se você é fã do rei do rock, confira essa singela homenagem aos 51 anos de He Touched Me, álbum gospel de Elvis Presley. A seguir, vamos abordar os seguintes temas: 

He Touched Me, de Elvis Presley: o último disco gospel do Rei do Rock

Lançado em 1972, He Touched Me teve um impacto expressivo na cultura americana e na história da música gospel. O disco arrancou críticas positivas dos fãs do cantor e também da crítica especializada. 

Pelo álbum, Elvis recebeu muitos elogios por canções marcadas por letras que tocam a alma, independentemente se você é cristão ou não. Além das letras, Elvis foi ovacionado pelos vocais, em que intercalou muito bem doses de razão e emoção nas interpretações. 

He Touched Me, de Elvis Presley
Capa do disco He Touched Me. Créditos: Divulgação

Como ele foi gravado e influências

Gravado no estúdio da RCA Victor em Nashville, Tennessee, He Touched Me leva o mesmo nome da música que abre o disco e foi composta por Bill Gaither, em 1963. Na época, conta-se que, quando Elvis entrava no estúdio para gravar discos gospel, a animação do cantor era muito evidente. 

Além de canções clássicas da música gospel, como Amazing Grace e Swing Down Sweet Chariot, Elvis gravou canções mais contemporâneas como He Is My Everything e There Is No God But God.

Fora o gospel tradicional, He Touched Me apresenta uma mistura de outros estilos, como country gospel e rock gospel.

Sucesso comercial 

O álbum He Touched Me teve bastante sucesso comercial, alcançando o 16º lugar na parada de álbuns da Billboard nos Estados Unidos. A faixa-título, He Touched Me, ganhou o Grammy de Melhor Performance Inspirativa, em 1972.

Em 27 de março de 1992, He Touched Me foi certificado como Ouro e Platina em 15 de julho de 1999 pela RIAA. 

Embora tenha lançado dois álbuns gospel antes, He Touched Me foi um marco na carreira de Elvis, pois reforçou a sua conexão com a sua fé e o seu amor pela música gospel. 

Bíblia de Elvis Presley, cantor de He Touched Me
A Bíblia de Elvis Presley demonstra a fé do cantor. Créditos: Divulgação

Mesmo após 51 anos, He Touched Me segue como um exemplo de álbum impactante e relevante para o cenário gospel. 

Valorização de artistas negros

Além de ter sido um importante álbum da carreira de Elvis Presley, He Touched Me ainda ficou marcado por trazer músicas de cantores e compositores negros da época

Segundo artigo de Marcelo Neves, publicado no portal Elvis Triunfal, o rei do rock valorizou estes artistas numa época em que o racismo era muito forte nos Estados Unidos. 

Elvis regravou músicas de artistas negros e ainda deu uma nova roupagem, imprimindo seu estilo. Com isso, ajudou a popularizar o estilo gospel no mundo inteiro.  

As melhores músicas do álbum He Touched Me

Para comemorar os 51 anos de história de He Touched Me, de Elvis Presley, veja a seguir algumas das canções principais do disco icônico. 

He Touched Me

Gravada por diversos artistas, He Touched Me é uma canção escrita por Bill Gaither, inspirada por um sermão de Gaither sobre as histórias do Novo Testamento e o fato de Cristo curar a partir do toque. A ideia era criar uma canção que elogiasse o toque de Jesus.

A canção é a faixa de abertura de He Touched Me.

Amazing Grace 

Música cristã de 1779, um verdadeiro clássico e uma das melhores músicas de He Touched Me, álbum gospel de Elvis Presley. Escrita pelo poeta inglês John Newton a partir de uma experiência pessoal, Amazing Grace transmite uma mensagem de perdão e redenção. 

Amazing grace, how sweet the sound
Graça maravilhosa, como é doce o som
That saved a wretch like me
Que salvou um miserável como eu
I once was lost, but now am found
Eu estava perdido, mas agora fui encontrado
Was blind, but now I see
Era cego, mas agora vejo

I’ve Got Confidence

Outra música que certamente você vai gostar, com clima bem rock gospel, é I’ve Got Confidence. A interpretação emocionada de Elvis dá o tom ideal à letra, que fala sobre ter confiança que Deus irá ajudar, não importa qual seja o desafio que você está enfrentando. 

Lead Me, Guide Me

Escrita por Doris Akers, cantora e compositora gospel americana, Lead Me, Guide Me é uma canção de 1953, inspirada no Salmo 25:5. 

Sucesso entre os fãs do rei do rock, a letra fala sobre a importância da orientação divina na vida diária, pedindo que Deus guie e proteja durante a jornada.

I John

Composta por William J. Gaither, a melodia de I John cativa logo de cara, no bom e velho rock do estilo Elvis Presley. A letra se inspira na primeira epístola de João no Novo Testamento, que fala sobre o amor e a comunhão entre Deus e seus filhos.

Bosom Of Abraham

Entre as melhores do álbum gospel He Touched Me, de Elvis Presley, destacamos também Bosom Of Abraham.

Ela foi escrita por William Johnson, George McFadden e J. W. Alexander, três músicos negros que foram membros do grupo gospel The Five Blind Boys of Mississippi.

A canção tem como característica a interpretação vibrante de Elvis, que, mais uma vez, imprimiu o gênero rock gospel.  

There Is No God But God

Composição de Bill Kenny, cantor e compositor gospel que foi um dos membros fundadores do grupo The Ink Spots.

A letra de There Is No God But God fala sobre a crença em um Deus único e sobre a importância da fé. A mensagem central da música é a devoção a Deus, encorajando a seguir sempre seus ensinamentos.

Músicas do gospel internacional para ouvir agora

Depois de ler sobre a história de He Touched Me, de Elvis Presley, que completa 51 anos em 2023, vem com a gente ouvir 10 músicas do gospel internacional que você não pode deixar de conhecer.

Gospel Internacional

Conteúdo relacionado: