Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

10 grupos mistos de k-pop que você precisa conhecer

#kpoppers · Por Karoline Póss

14 de Fevereiro de 2021, às 19:00

Você já deve ter reparado que a indústria do k-pop tem muitos grupos masculinos, muitos grupos femininos, mas pouquíssimos grupos mistos, formados por integrantes de ambos gêneros.

Os grupos mistos, também chamados de “co-ed groups”, podem até ser raros, mas eles existem!

O KARD é um dos maiores exemplos, muito querido em todo o mundo e com uma fanbase fortíssima principalmente aqui no Brasil.

Nessa publicação também vamos falar um pouco sobre eles, indispensáveis, mas vamos te apresentar a outros nove grupos que você precisa conhecer!

Os maiores grupos mistos de k-pop 

Preparado para conhecer esse lado do k-pop?

Roo’ra

Roo’ra foi um dos primeiros grandes hits do k-pop! O grupo estreou lá em 1994, originalmente formado por três rapazes que traziam o lado mais reggae das músicas enquanto a única garota, Lee Jihyun, entregava algo mais pop e mainstream. 

O grupo quase chegou ao fim em 1996 após uma controvérsia de plágio que fez a música coreana como um todo sofrer represálias, mas sobreviveram até o ano de 2001.

Os integrantes Lee Sangmin, Go Youngwook, Kim Jihyun e Chae Rina se reuniram para um novo álbum e atividades que duraram de dezembro de 2008 a julho de 2009.   

Cool

Também de 1994, o grupo Cool foi muito importante para o k-pop. Eles anunciaram seu fim em 2005, mas voltaram às atividades em 2008 com os integrantes Lee Jaehoon, Yuri e Kim Sungsoo. 

Seu aniversário de 20 anos foi muito especial, com muitas aparições públicas e o lançamento de uma nova música, Goodbye

O nome da música é bastante sugestivo, mas é difícil confirmar se este lançamento foi uma despedida definitiva do Cool ao k-pop, já que as informações são escassas. 

Koyote

É impossível falar de grupos mistos do k-pop sem citar o Koyote, trio que teve sua estreia lá em 1998 e continua em atividade até hoje! De grande importância para a música coreana, o grupo foi extremamente premiado ao longo dos anos.

O Koyote já passou por diversas mudanças em sua formação, sendo hoje integrado por Shin Ji, que está no grupo desde suas origens e é a única garota de toda a história do grupo, e pelos rapazes Kim Jongmin (desde 2000) e Bbaek Ga (desde 2004).

Ouça The Sea, a música mais recente deles:

S♯arp

Esse grupo também surgiu lá na primeira geração do k-pop, mas durou pouco: sua estreia aconteceu em 1998, viveu o auge de seu sucesso em 1999 com a faixa Tell Me, Tell Me e chegou ao fim em 2002 após conflitos entre duas integrantes. 

Esse é considerado o primeiro grande escândalo do k-pop: acusada de bullying, Seo Jiyoung brigou feio com Lee Jihye minutos antes de uma performance ao vivo na televisão coreana, chegando a agressão física. 

Cerca de uma semana depois a agência do Sharp, World Music Entertainment, anunciou o disband do grupo.

Não sabe o que é disband? Vem pro nosso dicionário k-pop!

CO-ED SCHOOL

O CO-ED SCHOOL foi o principal representante dos grupos mistos na segunda geração do k-pop. Sua estreia aconteceu em 2010 e lançaram músicas ótimas como Bbiribbom Bbaeribom e Too Late. Seu sucesso, entretanto, foi limitado.

Um dos motivos para não termos tantos grupos mistos no k-pop é o ciúmes do público geral coreano, que não gosta de ver seus artistas preferidos interagindo com o gênero oposto.

Por esse motivo, muitos astros do k-pop são “cancelados” ao anunciarem relacionamentos, vide o caso do Chen, do grupo EXO. 

O CO-ED SCHOOL foi eventualmente dividido em dois grupos: o F-ve Dolls, somente com as meninas, e o Speed, com os garotos. Nenhum dos grupos teve êxito em suas promoções e, até o ano de 2014, ambos haviam encerrado suas atividades. 

Sunny Hill

Vimos vários grupos mistos formados por uma única garota e vários rapazes, mas o oposto aconteceu com o Sunny Hill, que teve sua estreia em 2007 com Janghyun como único integrante homem

A formação feminina mudou muito ao longo dos anos e mesmo o único rapaz chegou a deixar o grupo em 2014. 

As garotas continuaram como um grupo feminino até 2017, quando o disband foi anunciado, mas Bitna e Kota voltaram com duas novas garotas em 2019 com a música Nom Nom Nom.

A nossa preferida deles é The Grasshopper Song

KARD

Você com certeza conhece o KARD, o principal nome do cenário misto da terceira geração. Eles chegaram em 2016 lançando diversos pré-singles antes de sua estreia oficial, que aconteceu em julho de 2017 com a música Hola Hola.

O quarteto já realizou vários shows no Brasil, e suas músicas estão na boca dos k-poppers em toda a América, embora o reconhecimento na Coreia do Sul ainda não seja tão grande quanto eles merecem

Em entrevista ao Ten Asia, em 2020, J.Seph chegou a dizer: Para ser honesto, acho que também somos responsáveis ​​por não ter mais grupos mistos. Se tivéssemos nos tornado superastros e tivéssemos sucesso, haveria muitos grupos mistos, mas nenhum outro apareceu, o que sabemos que não é verdade, conforme você verá logo abaixo.

Embora as dificuldade, o KARD está conquistando aos poucos o coração do público coreano e ainda prometem fazer muito barulho por aí — inclusive aqui no Letras, onde já cantaram seu sucesso Bomb Bomb em português:

Clique aqui para saber tudo sobre os integrantes do KARD!

Checkmate

As palavras de J.Seph foram humildes, mas um feito recente provou o contrário: graças ao KARD e seu sucesso em mares internacionais, empresas de k-pop começaram a ver possibilidade de mercado em grupos mistos e, assim, o Checkmate foi lançado em 2020 com a faixa Drum.

Mesmo com pouco tempo de duração, o grupo já teve algumas mudanças em sua formação e conta agora com quatro membros: Sieun, Suri, Yongseok e Noah.

O Checkmate é muito citado como “um novo KARD” devido a sua formação mista, mas tem trabalhado para criar sua própria marca no k-pop. 

Lalary

O Lalary também chegou ao k-pop recentemente, em 2019, mas sua proposta é um pouquinho diferente: sem agência, o grupo segue de forma independente e seu debut foi financiado por fãs.

A divulgação ficou a cargo de Eddie, o único integrante homem do grupo e que ficou muito conhecido em todo o mundo após participar do reality show Under Nineteen. Outras sete garotas integram o Lalary.

SSAK3

Por essa ninguém esperava, mas todo mundo amou: o programa de TV Hangout With Yoo uniu os idols Lee Hyori e Rain ao comediante Yoo Jaesuk para criar um grupo que honraria a primeira geração do k-pop

Sob os nomes artísticos de U-Doragon, Linda.G e B.Ryong, o trio estreou no verão de 2020 levando o conceito anos 90 ao pé da letra, e o sucesso foi estrondoso: a música Beach Again ficou em #1 no Gaon Digital Chart por cinco semanas consecutivas! 

E o melhor de tudo: todos os lucros do SSAK3 foram doados para instituições de caridade da Coreia do Sul. 

Mais k-pop, por favor!

Se você gostou de conhecer esses grupos mistos, precisa conferir também os 10 principais grupos de k-pop da atualidade que prometem dominar a sua playlist!

Grupos de k-pop