Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Trilha sonora de Game of Thrones: o que esperar para a próxima temporada?

Trilhas sonoras · Por Camila Fernandes

12 de Abril de 2019, às 08:09

O primeiro episódio da nova temporada de Game of Thrones, série baseada na saga de livros de George R.R. Martin (As Crônicas de Gelo e Fogo), vai ao ar no próximo domingo, dia 14 de abril. A oitava temporada é o encerramento de uma história que prendeu a atenção de milhares de fãs por mais de 8 anos.

Elenco de Game Of Thrones
Crédito: Divulgação

Com 6 episódios previstos, sendo um deles o mais longo da história da série,com 1h22 de duração, a temporada final promete encerrar com chave de ouro, e não para por aí: tudo indica que muitas surpresas estão chegando.

A trilha sonora de Game of Thrones sempre foi tão aclamada quanto a própria série, e uma dessas surpresas está justamente relacionada a ela. A HBO, canal que produz e exibe o seriado, anunciou recentemente o lançamento do álbum For The Throne, o primeiro disco com músicas inspiradas na saga.

Quer saber mais sobre o álbum e sobre a trilha sonora de GoT? Continue lendo e confira as novidades!

O que já sabemos sobre o álbum For The Throne

A HBO divulgou um trailer revelando vários artistas que participam do disco. A presença de nomes como Ellie Goulding, SZA, Travis Scott, The Weeknd e Rosalía sugere que o álbum terá composições com estilos bem diferentes.

Capa do álbum "For The Throne", de Game Of Thrones
Crédito: Divulgação

A lista de músicas que integram o álbum ainda não foi divulgada, mas alguns rumores nas fanpages do cantor Travis Scott afirmam que uma das músicas será uma parceria dele com SZA e The Weeknd.

Travis já tem uma música gravada com The Weeknd, que figura entre as mais ouvidas do cantor. Ao mesmo tempo, a música Love Galore, gravada por SZA com participação de Travis Scott, está no topo da lista das mais ouvidas da cantora estadunidense — ou seja, essa parceria promete dar muito certo. Aguardemos!

A temporada começa no dia 14, mas os fãs terão que esperar um pouco mais para o lançamento do álbum, marcado para o dia 26 de abril. Para os mais ansiosos, 11 diferentes edições em vinil, feitas especialmente para os colecionadores, foram colocadas em pré-venda no site oficial da gravadora.

Capa de uma das edições especiais do álbum "For The Throne" de Game Of Thrones.
Capa de uma das edições especiais do álbum For The Throne de Game Of Thrones / Créditos: Divulgação

O álbum foi feito em parceria com a Columbia Records, gravadora que faz parte do grupo Sony Music Entertainment. Essa é a primeira vez que a HBO trabalha com uma grande gravadora para produzir a trilha sonora de Game of Thrones.

Enquanto aguardamos por mais novidades sobre o novo disco, vamos falar um pouco sobre a trilha sonora das outras temporadas da série, começando pela música mais famosa de todas, o clássico dos clássicos!

A música de abertura de Game of Thrones

Desde a primeira temporada da série lá em 2011, é fato que a trilha sonora é parte fundamental na ambientação. O tema de abertura de Game of Thrones ficou tão famoso que já ganhou várias versões, inclusive uma tocada por sinos, um remix do DJ holandês Armin van Buuren, e até mesmo uma versão feita pela banda da guarda real britânica.

Assim como o Main Title, o tema de abertura da série, quase toda a trilha sonora, com raríssimas exceções, é formada por composições do alemão Ramin Djawadi. O músico também é responsável pela trilha de outras produções de sucesso, como Homem de Ferro e Prison Break.

A composição de Ramin ganhou tanto destaque que já recebeu o Prêmio Emmy do Primetime de Melhor Composição Musical em Série, foi premiado duas vezes com o ASCAP Awards, prêmio dado pela Academia de Artes & Ciências dos Estados Unidos, e ainda foi indicado ao Grammy.

Uma curiosidade sobre a faixa é que, de acordo com Djawadi, ele foi proibido pelos produtores de usar violinos e flautas na composição, instrumentos que normalmente são usados para compor músicas com tom de fantasia.

Foi justamente por isso que o instrumento central acabou sendo um violoncelo, que o autor acreditava ser perfeito para dar ao mesmo tempo a emoção e o tom sombrio que a série pede. Parece que ele acertou na escolha, não é mesmo?

Trilha sonora das outras temporadas de Game of Thrones

A maior parte das músicas de Game of Thrones são instrumentais e recebem o mesmo título do episódio em que aparecem. Ainda assim, algumas músicas são tão marcantes que conseguem se destacar. Relembre os maiores sucessos da trilha sonora aqui:

The Winds of Winter

Um exemplo da trilha marcante da série é a música The Winds of Winter, uma das mais famosas, que aparece no episódio homônimo da sexta temporada.

Light Of The Seven

No mesmo episódio também se destacou a faixa Light Of The Seven, que ambienta a cena em que Cersei Lannister (Lena Headey) se prepara para explodir o Septo de Porto Real. Aliás, a sexta temporada definitivamente foi uma das em que a trilha sonora mais se destacou — as músicas figuram sempre entre as mais ouvidas da série.

Dracarys

Outra música que continua se destacando entre as mais ouvidas é Dracarys, que apareceu pela primeira vez na terceira temporada. A palavra dracarys vem da língua valiriana, um idioma fictício usado na série, e significa “fogo de dragão”.

The Rains of Castamere

Falando nas músicas mais famosas de GoT, é impossível não mencionar The Rains of Castamere. A versão instrumental, composta por Ramin Djawadi, aparece na terceira temporada, no episódio de mesmo nome, em uma das cenas mais marcantes de toda a série: o famoso casamento vermelho.

Antes disso, na segunda temporada, ela já havia aparecido em uma versão com letra gravada pela banda The National. E não para por aí — uma nova versão surge na quarta temporada, dessa vez gravada pela banda islandesa Sigur Rós.

Em 2014 a HBO lançou a mixtape Catch The Throne, uma coletânea de rap em 2 volumes que contou com a participação de artistas como Estelle, Daddy Yankee e Big Boi.

A conclusão da saga

Depois de toda essa lista, já deu pra perceber que a abertura de GoT não é o único clássico da série. A produção sempre teve muito cuidado com a qualidade da trilha sonora que, assim como o enredo, é sempre cheia de detalhes complexos e surpreendentes.

O álbum For The Throne já foi lançado e você pode escutar todas as músicas aqui!

Playlist For The Throne