Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Friend Of A Friend: a música de Dave Grohl sobre Kurt Cobain

Conheça a história de Friend Of A Friend, música do Foo Fighters que fala sobre a relação de Dave Grohl com os companheiros do Nirvana.

Analisando letras · Por Ana Paula Marques

16 de Maio de 2023, às 12:00

A história da música Friend Of A Friend, do Foo Fighters, se confunde com a própria história da banda norte-americana e foi um dos primeiros grandes trabalhos do grupo capitaneado por Dave Grohl.

Foo Fighters
Créditos: Divulgação

A faixa foi originalmente composta pelo multitalentoso artista durante seus dias como baterista da lendária banda Nirvana, há quase três décadas, e entrou para a história como uma das músicas mais emocionantes da discografia do Foo Fighters.

A canção fala sobre a convivência de Dave Grohl com os amigos e antigos parceiros de banda Kurt Cobain e Krist Novoselic, além dos anos de rebeldia e muito grunge do Nirvana.

Vem descobrir um pouco mais sobre uma das melhores músicas do Foo Fighters e a história do hit!

Friend Of A Friend, do Foo Fighters: a história que liga Dave Grohl e Kurt Cobain

No começo da década de 90, era praticamente impossível falar de música e rock sem falar no Nirvana. 

Um dos maiores nomes da história do grunge, a banda formada por Kurt Cobain, Krist Novoselic e Dave Grohl ajudou a definir os rumos da música nas décadas seguintes com sucessos como Smells Like Teen Spirit e Come As You Are.

Nirvana
Créditos: Divulgação

Essa bela história, no entanto, teve um final trágico após o suicídio do vocalista e principal compositor do grupo, Kurt Cobain, que culminou na extinção da banda.

A tragédia quase marcou o fim da trajetória de Dave Grohl no mundo da música. Abalado pela perda de um dos amigos mais próximos, o então baterista ficou prestes a abandonar a carreira, até que uma inesperada visita ao estúdio resgatou seu amor pela arte.

Friend Of A Friend, do Foo Fighters: um retrato do passado do Nirvana

Foi com intuito terapêutico que Dave Grohl entrou para um pequeno estúdio meses após a morte de Kurt Cobain. O artista pretendia apenas passar um tempo fazendo o que mais gostava (música) para retomar a alegria de viver.

Sozinho, Grohl gravou todos os instrumentos e vozes daquele que viria a ser o primeiro álbum do Foo Fighters, incluindo uma faixa que só viria a ser conhecida pelo público mais de 10 anos depois, Friend Of A Friend.

A música conta a história da formação do Nirvana sob a perspectiva de Grohl: a ideia era apresentar a primeira impressão que ele teve dos colegas Cobain e Novoselic, mostrando como se sentiu ao embarcar no projeto Nirvana.

A canção, no entanto, foi escrita muito antes do trágico fim da banda, em meados de 1992, quando o Nirvana chegava ao auge da carreira, durante um ensaio na casa de Kurt Cobain.

O trecho abaixo faz referência direta ao episódio, pois Dave Grohl pegou uma guitarra de Cobain emprestada durante o ensaio e acabou tocando os primeiros acordes da faixa.

He plays an old guitar

Ele toca uma velha guitarra

With a coin found by the phone

Com uma moeda achada ao lado do telefone

It was his friends guitar

Era a guitarra do seu amigo

But he played

Mas ele tocou

O intervalo de anos da composição ao estúdio

A música Friend Of A Friend, do Foo Fighters, quase passou despercebida pela indústria fonográfica e pelo público em geral, simplesmente por não ter sido gravada imediatamente. 

Dave Grohl chegou a entrar em estúdio para gravar uma versão acústica da faixa ainda nos tempos de Nirvana, mas optou por não lançar a canção naquele momento, nem mesmo após o fim da banda, em 1994.

O artista só aceitou produzir uma versão profissional do rock em meados de 1997, durante uma participação no programa de rádio BBC Radio 1, no Reino Unido.

Por muito tempo, essa versão de rádio foi tudo que os fãs de Nirvana e Foo Fighters tinham, até que quase uma década depois, em 2005, a música foi incluída por Grohl no álbum In Your Honor, e ainda ganhou uma versão ao vivo no disco Skin and Bones (2006).

As referências ao Nirvana em Friend Of A Friend, do Foo Fighters

A música Friend Of A Friend começa com um riff de guitarra que é semelhante ao som característico do Nirvana, uma homenagem ao som que Grohl ajudou a criar enquanto tocava com a banda. 

A letra também apresenta várias referências ao Nirvana e, nela, Dave Grohl descreve suas impressões durante seu tempo na banda.

No trecho He needs a quiet room with a lock to keep him in (Ele precisa de um quarto silencioso com um cadeado para trancá-lo), por exemplo, Grohl supostamente fala sobre a ansiedade e angústia que experimentava na época, enquanto estava na banda. 

Ao usar o termo nevermind (algo como deixa para lá) na quarta estrofe, Grohl menciona o álbum mais bem-sucedido da banda grunge, lançado em 1991, além de fazer um aceno à polêmica relação de Cobain e Courtney Love.

He’s never been in love 

Ele nunca esteve apaixonado

But he knows just what love is 

Mas ele sabe exatamente o que é o amor

He says: Nevermind 

Ele diz: Deixa para lá

And no one speaks 

E ninguém fala

Na sequência, o músico ainda dá a entender que ele e o parceiro Krist Novoselic poderiam ter impedido o trágico fim de Kurt Cobain, que sofreu pelo vício em drogas e álcool ao longo de boa parte da vida.

He thinks he drinks too much 

Ele acha que bebe demais

Cause when he tells his two best friends 

Porque quando ele conta para seus dois melhores amigos

I think I drink too much 

Eu acho que eu bebo demais

No one speaks 

Ninguém fala

Friend Of A Friend, do Foo Fighters, e outros hits atemporais do rock dos anos 1990

A música Friend Of A Friend, do Foo Fighters, é uma homenagem emocionante ao legado do Nirvana e ao papel que a banda desempenhou na carreira de Dave Grohl

A música apresenta várias referências e alusões ao som e ao espírito da banda que ainda ressoam hoje, e está muito bem-acompanhada no rol de músicas incríveis do rock dos anos 90 que seguem em alta até a atualidade.

Confira a seleção que fizemos com os principais hits do rock da década de 1990 e conheça faixas que ajudaram a moldar as vozes de toda uma geração!

Rock anos 90