Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Descubra o significado de Fix You, sucesso do Coldplay

Analisando letras · Por Elaine Caroline

20 de Abril de 2021, às 12:00

A banda britânica Coldplay é uma das maiores bandas das últimas décadas. Criada em Londres, na Inglaterra, e fundada por Chris Martin e Jonny Buckland, é dona de inúmeros hits que fizeram história no mundo da música.

Coldplay
Créditos: Divulgação

Os primeiros 3 discos do Coldplay têm musiquinhas bem tristinhas e melancólicas e Fix You faz parte desse grupo. Lançada no terceiro álbum da banda, X&Y, de 2005, a canção tem uma história igualmente triste e reflexiva.

A música coleciona números impressionantes e já foi usada até para propaganda de uma ONG internacional. Então vem com a gente conhecer o significado de Fix You e descobrir mais algumas curiosidades. 🙂

Significado de Fix You, do Coldplay

Para entender um pouco do significado central da música, é importante lembrar que Chris Martin e Gwyneth Paltrow foram um casal durante 13 anos. Pouco antes de começarem a namorar, o pai de Gwyneth, Bruce Paltrow, morreu e foi um grande baque na vida da atriz.

Para tentar ajudar a Gwyneth, o casal ouvia muito o primeiro álbum da banda, Parachutes, e foi com essa perspectiva que Chris começou a pensar em compor algo mais específico: criar mais uma música para ajudar sua amada a lidar com o luto.

Gwyneth Patrow e Chris Martin
Gwyneth Patrow e Chris Martin / Créditos: Divulgação

O cantor encontrou um sintetizador sem uso em casa e mais tarde descobriu que era do seu falecido sogro (e que ele havia dado de presente para Paltrow 💔). Foi a oportunidade perfeita para Chris começar a desenhar a música Fix You.

Embora ela tenha esse significado específico para o casal, todos os integrantes da banda também participaram da composição da música.

Ela virou uma das músicas mais conhecidas e aclamadas da banda exatamente por sua mensagem: a vontade de consertar e aliviar a dor de quem ama!

Análise da letra de Fix You, do Coldplay

Separamos alguns trechos da música para você perceber como é linda a mensagem que ela traz:

When you try your best, but you don’t succeed (Quando você tenta o seu melhor, mas não tem sucesso)
When you feel so tired, but you can’t sleep (Quando você consegue o que quer, mas não o que precisa)
When you get what you want, but not what you need (Quando você se sente cansado, mas não consegue dormir)

Stuck in reverse (Preso em marcha ré)
And the tears come streaming down your face (E as lágrimas começam a rolar pelo seu rosto)
When you lose something you can’t replace (Quando você perde algo que não pode substituir)
When you love someone, but it goes to waste (Quando você ama alguém, mas é desperdiçado)
Could it be worse? (Pode ser pior?)

Aqui, podemos ver claramente o quão exaustivo é para a pessoa que lida com esses sentimentos. A letra  tenta entender o sentimento que se passa na cabeça de quem está sofrendo para tentar amenizar o sofrimento, trazendo conforto. 

E é dura essa sensação de impotência, de perder o que não queremos perder e sentir-se preso na marcha ré, porque infelizmente não conseguimos prosseguir e evoluir em certas situações 😞

Lights will guide you home (Luzes te guiarão até em casa)
And ignite your bones (E aquecerão seus ossos)
And I will try, to fix you (E eu tentarei consertar você)

Esse trecho ilustra bem a vontade de que Gwyneth seja guiada por um caminho seguro e confortável, como uma casa, em que ela sinta esse conforto e isso seja tão penetrante que a aqueça e faça parte dela. E, ao final, ele deseja consertar o que faz mal para ela.

O sentimento de responsabilidade emocional e de acolhimento da música faz com que ela seja reconhecida pela banda como uma das músicas mais importantes que eles já fizeram!

Curiosidades sobre Fix You

Selecionamos também algumas curiosidades sobre a música que você com certeza gostará de conhecer e saber. Vem com a gente!

Ela foi inspirada em outra música?

Chris também já revelou que a música Grace Under Pressure, da banda de rock alternativo Elbow, foi uma grande inspiração para a criação de Fix You.

Na época, eles revelaram que Cast Of Thousands, um álbum da Elbow, era tocado do início ao fim nos encontros que aconteciam entre ele. É fã que fala, né? 😅

Ouça a música e veja se consegue identificar as semelhanças:

Comercial do Médicos Sem Fronteiras

O Médicos Sem Fronteiras é uma organização internacional não governamental e sem fins lucrativos que busca oferecer ajuda médica, humanitária e socorro em sua grande maioria para países e populações em estado de emergência, conflitos e crises. 

Fix You foi uma das músicas escolhidas para ser trilha de um comercial da ONG e pela sua mensagem profunda foi uma escolha muito bem pensada. 

O belíssimo clipe de Fix You

O videoclipe de Fix You foi dirigido por Sophie Muller, que já havia dirigido o clipe de In My Place. Nele, Chris vaga pelas ruas de Londres até chegar num lugar bem especial para ele. 

Um detalhe muito legal de perceber é que quando Chris está na frente da estação de London Bridge, a frase “Make Trade Fair” é projetada usando o mesmo esquema de cores do código Baudot na capa de X&Y, álbum da canção.

Após suas andanças, o destino final: Reebok Stadium, palco das primeiras apresentações do Coldplay em estádios. Chris se junta à banda e o clipe termina com o público cantando o refrão emblemático da música, uma coisa linda de se ver! 🥰

Encontre sua música do Coldplay

Coldplay tem músicas inesquecíveis e super importantes para o mundo da música. São letras lindas, profundas, tristinhas e animadas, mas super maravilhosas. 

Que tal fazer um quiz e saber qual música do Coldplay combina mais com você?

Quiz Coldplay

Se você gostou de descobrir o significado de Fix You, confira: