Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

10 filmes que amantes da música não podem deixar de assistir

Trilhas sonoras · Por Luiza Pérez

18 de Setembro de 2019, às 07:00

Nada como um bom filme sobre música! 🎶 O gênero cinematográfico que já é bem popular nos Estados Unidos vem crescendo cada vez mais por aqui também.

Um filme sobre música não é, necessariamente, um musical. Hoje vamos falar dos filmes que tem a música como seu tema central, e não somente como parte da trilha sonora.

Sejam filmes sobre artistas reais ou não, esses longas conseguem integrar a música dentro de um roteiro, dando luz a histórias incríveis e personagens marcantes que conseguem aquecer o coração de qualquer um, principalmente daqueles que se consideram amantes da música.

Hoje, vamos te apresentar alguns filmes super interessantes que falam sobre música de diferentes maneiras e que você não pode deixar de assistir!

Ah, e se você gosta do assunto, não deixe de conferir também nosso post sobre as melhores trilhas sonoras da história do cinema 🎵

10 filmes que falam sobre música

Separamos aqui 10 filmes sobre música de diferentes estilos para você ir colocando na sua lista. Tem para todos os gostos!

  • Coco (Viva! A Vida É Uma Festa)
  • Nasce Uma Estrela
  • Bohemian Rhapsody
  • Whiplash
  • Mesmo Se Nada Der Certo
  • Quase Famosos
  • Escola De Rock
  • Letra e Música
  • Dirty Dancing
  • O Som Do Coração

Coco (Viva! A Vida É Uma Festa)

Coco é uma animação incrível lançada pela parceria de sucesso entre a Pixar e a Disney em 2017.

O filme é todo baseado no feriado de Dia de los Muertos, bastante tradicional no México, e conta a história de um garoto de 12 anos que é transportado para o mundo dos mortos de maneira acidental. Lá, ele precisa se encontrar com seu tataravô (que era músico) para pedir a ajuda dele para voltar ao mundo dos vivos.

Coco foi um sucesso absoluto e levou até o Oscar de melhor animação e de melhor canção original com a música Remember Me.

Aliás, não deixe de dar uma olhadinha no nosso post sobre as 10 melhores músicas da Disney!

Nasce Uma Estrela

Outro filme sobre música super aclamado é Nasce Uma Estrela, que conta com Bradley Cooper e Lady Gaga como protagonistas.

O longa conta a história de uma aspirante a artista que conhece um cantor famoso de forma inusitada, e ele topa ajudá-la a se tornar uma estrela.

Um dos elementos mais marcantes do filme foi a música Shallow, que se popularizou no mundo todo e até versão em português ganhou. Entenda melhor o significado da canção e cante junto com a música.

Bohemian Rhapsody

Bohemian Rhapsody é um filme de 2018 que conta sobre parte da trajetória da banda Queen com enfoque em seu vocalista, Freddie Mercury.

Quem gosta do Queen com certeza vai se divertir e se emocionar com o longa. A atuação de Rami Malek, que representou Freddie no filme, foi tão boa que ele ganhou o prêmio de melhor ator no Oscar de 2019.

Se quiser entender mais sobre o significado da música que dá nome ao filme, vem conferir nossa análise de Bohemian Rhapsody. E pra você ter uma palhinha do que rola no filme, veja o vídeo abaixo e acompanhe com a letra do clássico do Queen.

Whiplash

Whiplash retrata a relação entre um estudante de bateria para jazz e seu instrutor duro e exigente, que está a procura de músicos para a banda da escola.

O longa recebeu diversos elogios, tanto pelas suas atuações quanto pela parte técnica! Confira o trailer de Whiplash abaixo:

Mesmo Se Nada Der Certo

Mesmo Se Nada Der Certo é estrelado por Keira Knightley, Mark Ruffalo e Adam Levine em sua estreia como ator.

É um filme sobre uma cantora e compositora que é descoberta por um produtor, em um bar, e os dois resolvem produzir, juntos, um álbum ao vivo por diversos cantos da cidade de Nova York.

Para quem gosta de um romance, esse filme é pra você! Detalhe: Lost Stars é a canção principal do filme e concorreu até ao Oscar em 2015.

Quase Famosos

Quase Famosos é um filme do ano 2000, mas retrata a cena do rock dos anos 70.

Conta a história de um rapaz de 15 anos que consegue um emprego para fazer uma matéria como jornalista para a revista Rolling Stone e, por isso, passa a ter que acompanhar de perto a turnê da banda de rock Stillwater.

A trilha sonora é composta por diversos ícones do rock, como The Who, The Beach Boys, Led Zeppelin e David Bowie. Mas também possui músicas originais compostas para o filme, como Fever Dog:

Escola De Rock

Escola De Rock é uma comédia infantil (mas ótima para todas as idades!) estrelada por Jack Black, que faz o papel de um músico que se disfarça de professor substituto da quinta série.

Ao ver o potencial dos alunos para a música, ele resolve montar uma banda com os meninos da sala.

Com uma trilha cheia de clássicos do rock, vamos destacar aqui uma música original para o filme chamada Zach’s Song, que é interpretada pelas crianças do lado do personagem de Jack Black.

Letra e Música

A comédia romântica Letra e Música é bem divertida e recomendada para quem gosta de um filme leve e descontraído! Basicamente, o longa retrata um artista que está em decadência após ter tido fama passageira com sua banda.

De forma inusitada, ele descobre que a garota que foi contratada para regar suas plantas temporariamente é uma ótima letrista e, juntos, eles compõem uma música chamada Way Back Into Love, que tem tudo para ser um sucesso. 

Dirty Dancing

O clássico Dirty Dancing não poderia ficar de fora dessa lista!

Pra quem não conhece, o filme conta a história de Baby, uma moça que está passando as férias com a família em um hotel e que, um dia, descobre que os funcionários do estabelecimento se reúnem para dançar e se divertir.

Ela vai até o local onde ocorrem essas reuniões e acaba conhecendo Johnny, o instrutor de dança, e eles se apaixonam. Dirty Dancing conta com a música (I’ve Had) The Time Of My Life em sua trilha sonora, que acabou ficando muito famosa por causa do filme.

O Som Do Coração

O Som Do Coração é um drama emocionante sobre um menino com incrível talento musical que foge do orfanato para procurar seus pais e acaba se encontrando com um “empresário” de meninos que tocam nas ruas, interpretado por Robin Williams.

O garoto afirma ouvir música em todos os lugares, mesmo que na sua cabeça, e diz que a música vai fazê-lo encontrar seus pais novamente. Conheça uma das canções da trilha original do filme, Something Inside

Mais temas de filmes

Bom, essa foi a nossa lista de 10 filmes que todo amante da música deve conhecer. Conta pra gente qual deles é seu preferido e não esqueça de conferir mais temas de filmes que marcaram a história do cinema! Até a próxima 👋

Playlist temas de filmes