Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Que tal um forrózinho? Relembre as melhores músicas do Falamansa

Listas musicais · Por Rafaela Damasceno

9 de Junho de 2020, às 19:00

No final dos anos 90, o forró saiu do norte e do nordeste e virou febre em todo o Brasil. Uma das bandas que contribuiu para esse sucesso foi o Falamansa, que dominou festas, rádios e programas de TV da época.

Combinando composições próprias e interpretações de artistas já consagrados, Dezinho, Tato, Alemão e Valdir chegaram a vender mais de 1 milhão de cópias em 2001.

Falamansa
Créditos: Divulgação

Mesmo que a moda tenha passado, o forró ainda se faz presente na cultura do nosso país. Sem falar das festas juninas, que reacendem a paixão por esse ritmo tipicamente brasileiro. 

Então, se você curte um forrózinho ou quer relembrar o auge desse estilo, confira a nossa lista com as melhores músicas do Falamansa. Procura o seu parzinho e se prepara para dançar! 

As melhores músicas do Falamansa

Ao longo dos seus mais de 20 anos de carreira, a banda lançou inúmeros sucessos. Vem conferir com a gente as melhores! 

Xote dos Milagres

O principal sucesso do Falamansa é Xote dos Milagres, de 2000.

A canção bombou na época e, há pouco tempo, voltou a ser assunto na internet quando a youtuber Jout Jout resolveu fazer uma interpretação pessoal da letra, que gerou muitos comentários na web. Segundo ela, os versos seriam uma indireta para a mãe de Tato.

Depois do alvoroço, o próprio vocalista resolveu esclarecer essa história e a gente tem um post para você entender melhor o significado de Xote dos Milagres. 

Xote da Alegria

Uma das características mais marcantes da banda é o bom humor e o alto astral de suas canções. Xote da Alegria é um exemplo claro dessa energia positiva:

Pra que chorar sua mágoa
Se afogando em agonia
Contra tempestade em copo d’água
Dance o xote da alegria

Oh, Chuva

No geral, o forró universitário ou o forró pé-de-serra, que são os estilos adotados pelo Falamansa, falam sobre o contato do povo com a natureza. Oh, Chuva segue bem essa tendência.

A energia da água sagrada que cai no céu abençoa a vida das pessoas e “molha o povo de alegria”.

Rindo à Toa

Por falar em música com energia positiva, Rindo à Toa transmite uma mensagem de superação e de bom humor diante dos desafios que a vida nos apresenta:

Toda mágoa que passei
É motivo pra comemorar
Pois se não sofresse assim
Não tinha razões pra cantar

Esperando Na Janela

O grupo também ficou conhecido por fazer versões próprias de músicas já conhecidas pelo público.

Esperando Na Janela, composta originalmente por Gilberto Gil, ganhou um charme todo especial ao som do Falamansa.

Mais jovem e mais animada, a interpretação foi uma parceria com outra banda de forró, a Rastapé. 

Amigo Velho

Este é um lançamento do álbum mais recente da banda. Amigo Velho é uma mensagem para aquela amizade de longa data, que carregamos no coração e que estamos prontos para ajudar.

O clipe é super fofo e foi gravado com a contribuição de vários fãs. Olha só: 

Confidência

Se você costumava sair no início dos anos 2000, provavelmente vai se lembrar de Confidência. A positividade do Falamansa também está presente nesta produção, além de contar uma linda história de amor.

Aproveite o momento para relembrá-lo e, quem sabe, recordar aquela sua paixão do passado 😍:

Avisa

Reza a lenda, na internet, que Avisa é sobre um cara que saiu de casa para comprar cigarros e nunca mais voltou.

Verdade ou não, o mais importante é que toda a teoria da conspiração por trás da letra fez com que a música voltasse a ser assunto entre os fãs.

A própria banda nunca confirmou essa versão, mas se você prestar atenção, não é que faz sentido? 🤔 Dá uma conferida e conta pra gente nos comentários o que você acha: 

Eu Não Preciso de Você

Quem nunca precisou dar a volta por cima depois de uma grande desilusão amorosa?

Depois de muito sofrer, finalmente você conseguiu dizer para aquela pessoa que te machucou: Eu Não Preciso de Você.

Medo do Escuro

Com uma letra simples, mas cheia de significado, Medo do Escuro é mais uma canção apaixonada. Perfeita para colocar na legenda das redes sociais ou enviar pro crush! 😍

Dá até pra decorar e fazer uma serenata. Você arriscaria?

A trajetória do grupo

O Falamansa começou em 1998, quando Tato fez a inscrição de uma de suas músicas no 3º Festival de Música do Mackenzie. Ele já trabalhava como DJ de forró e tinha algumas composições guardadas.

No entanto, ele precisava de uma banda para acompanhá-lo no concurso. Então, em 4 dias, foi formado o grupo com amigos e conhecidos. Com duas tardes de ensaio, eles ficaram em segundo lugar no concurso. 

falamansa as melhores
Créditos: Divulgação

Era o início de uma trajetória de muito sucesso, e a banda permanece com a sua formação original até hoje.

Em 2000, gravaram um CD independente que chamou a atenção da Deckdisk. A gravadora foi a responsável por lançar Deixa Entrar e, em seguida, em 2001, Essa É Pra Vocês, talvez o álbum mais conhecido da banda.

capa do álbum essa é pra vocês
Capa do álbum Essa É Pra Vocês / Créditos: Divulgação

Cinco anos mais tarde, o Falamansa gravou o seu DVD MTV Ao Vivo, que contou com a participação de grandes nomes da música brasileira, como Dominguinhos.

Em 2014, foi gravado Amigo Velho, álbum vencedor do Grammy Latino de Melhor Álbum de Música Regional ou de Raízes Brasileiras. 

Hora de cair no forró

Para quem curte o estilo do Falamansa, nada melhor do que uma Festa Junina, não é mesmo? 

Mesmo com as limitações desse ano, não podemos deixar a época passar em branco. Por isso, que tal ir se preparando com 17 músicas perfeitas para entrar no clima de festa junina

músicas para festa junina