Geral

Tudo sobre o desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro

Por Érika Freire

13 de Janeiro de 2020, às 19:00


Um dos mais aguardados carnavais é o do Rio de Janeiro e boa parte dessa tradição vem das escolas de samba, que desde a década de 30 encanta com história, explosão de cores e alegria.

Neste ano, o grupo especial contará com 13 escolas que irão desfilar nos dias 23 (domingo) e 24 (segunda-feira) de fevereiro. Em 2019, a grande vencedora foi a Mangueira, com um tema repleto de crítica política.

E em 2020, quem será a vencedora do carnaval? Para quem pretende acompanhar os desfiles, confira os detalhes e horários de cada escola! 

Desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro

No Rio, as escolas irão desfilar nos dias 23 e 24 de fevereiro e a ordem do desfile já foi apresentada. Nos barracões e comunidades, o trabalho segue a todo vapor para que o carnaval do Rio encante mais uma vez.

A seguir listamos tudo o que vai rolar na avenida: datas, horários, samba-enredo e informações gerais para você não perder nada. Já chama os amigos para curtir o desfile do Rio!

Desfiles de domingo – 23 de fevereiro

Confira as escolas que irão desfilar no dia 23 de fevereiro.

Estácio de Sá

Abrindo os desfiles do domingo, a escola Estácio de Sá entra na avenida às 21h30, trazendo o enredo Pedra, que mostra como o mineral foi utilizado ao longo da história. 

A responsável por fazer a Estácio de Sá brilhar na avenida é a carnavalesca Rosa Magalhães. Em 2019, a Estácio foi a campeã da série A e, em 2020, vai desfilar no grupo de elite.

Viradouro

A Unidos do Viradouro tem previsão para desfilar a partir das 22h30, sob o comando dos carnavalescos Tarcísio Zanon e Marcus Ferreira. 

A Viradouro traz para a avenida o enredo Viradouro de Alma Lavada e promete agitar os foliões contando a história e a tradição do grupo musical As Ganhadeiras de Itapuã. A escola de Niterói foi vice-campeã em 2019.

Mangueira

Prevista para desfilar a partir das 23h30, a Estação Primeira de Mangueira, grande campeã do carnaval 2019, vem com o enredo A Verdade Vos Fará Livre, comandado por Leandro Vieira. 

A grande vencedora promete trazer mais reflexão neste ano ao abordar a volta de Jesus Cristo. Quem aí já ficou ansioso? 

Fizemos uma análise do samba-enredo 2020 da Mangueira. Confira!

Paraíso do Tuiuti

A Paraíso do Tuiuti entra na avenida por volta das 00h30 com o enredo O Santo e o Rei: Encantarias de Sebastião

Quem comanda a escola é o carnavalesco João Vitor Araújo e o tema vem de encontro à atual situação do Brasil, com bastante crítica e reflexão. 

Grande Rio

A quinta escola a desfilar na apoteose é a Acadêmicos do Grande Rio, com previsão para entrar na avenida entre 01h30 e 02h10. 

A Grande Rio traz o tema Tata Londirá: O Canto do Caboclo No Quilombo de Caxias e os carnavalescos responsáveis são Gabriel Haddad e Leonardo Bora. 

Ambos vão fazer a sua estreia no grupo especial ao abordar a história do Babalorixá do candomblé, Joãozinho da Gomeia. 

União da Ilha

Com o enredo Nas Encruzilhadas da Vida, Entre Becos, Ruas e Vielas, a Sorte Está Lançada: Salve-se Quem Puder!, a União da Ilha do Governador será a penúltima escola a desfilar no domingo, e deve entrar na avenida a partir das 02h30.

Os carnavalescos Fran-Sérgio, Cahê Rodrigues e Laíla preferiram não divulgar a sinopse que a escola deverá abordar na avenida em 2020, deixando assim os integrantes e compositores com mais liberdade criativa. 

Portela

E finalmente, encerrando os desfiles das escolas de samba do Rio no domingo, a Portela entra na avenida por volta das 03h30 com o enredo Guajupiá, Terra Sem Males.

Os carnavalescos Renato Lage e Márcia Lage vão abordar a história dos índios e suas tradições, mais precisamente dos que viviam no Rio de Janeiro antes da chegada dos portugueses. 

Desfiles de segunda – 24 de fevereiro 

Agora, as escolas que irão se apresentar no dia 24.

São Clemente

Abrindo o desfile de segunda, às 21h30 a escola São Clemente agita o público na Marquês de Sapucaí com o enredo O Conto do Vigário, composto pelo humorista Marcelo Adnet. 

O carnavalesco Jorge Silveira traz para a avenida muito bom humor, sem deixar de lado a crítica a respeito da malandragem que permeia a história brasileira.    

Vila Isabel

Gigante Pela Própria Natureza: Jaçanã e Um Índio Chamado Brasil. Este é o enredo que a Unidos de Vila Isabel apresenta no sambódromo do Rio, comandado pelo carnavalesco Edson Pereira. 

A escola é a segunda a se apresentar e deve entrar na avenida por volta das 22h30, trazendo a história da capital do Brasil, Brasília. 

Salgueiro

O carnavalesco Alex de Souza e rainha de bateria Viviane Araújo fazem a festa da Salgueiro com o enredo O Rei Negro do Picadeiro

A Salgueiro está prevista para iniciar o desfile às 23h30, abordando a história de Benjamim de Oliveira, primeiro palhaço negro do país. 

Unidos da Tijuca

A Unidos da Tijuca apresenta o enredo Onde Moram Os Sonhos, baseado no tema arquitetura e urbanismo. 

O carnavalesco Paulo Barros é o responsável pelo desfile da Unidos da Tijuca, quarta escola a entrar na avenida na noite de segunda, por volta das 00h30.

Mocidade

Só o enredo da Mocidade Independente de Padre Miguel já é motivo para esperar esse desfile que será o penúltimo da avenida, por volta de 01h30. 

Sob o comando do carnavalesco Jack Vasconcelos, a Padre Miguel traz o enredo Elza Deusa Soares e ninguém vai ficar parado no sambódromo com essa linda homenagem a uma das cantoras de maior sucesso do Brasil.

A Mocidade vai contar a história de Elza, que é também uma grande torcedora da escola.

Beija-Flor

Encerrando o desfile das escolas de samba do Rio, a Beija-Flor de Nilópolis apresenta o enredo Se Essa Rua Fosse Minha, comandada pelos carnavalescos Alexandre Louzada e Cid Carvalho.

O tema vai abordar a história da própria humanidade, suas magias e rumos tomados até chegar na grande avenida Marquês de Sapucaí. A Beija-Flor começará seu desfile por volta das 02h30.

A diversão só está começando! 

Nada melhor do que aproveitar bastante os dias de carnaval, não é verdade? E para você que é fã dos desfiles, o melhor é assistir todos!

Para isso, confira também todas as informações sobre o desfile das escolas de samba de São Paulo. Quem será a vencedora?

desfile escolas de samba sp

Receba os melhores posts do blog em seu e-mail

Assine a newsletter gratuitamente

Por favor, insira um e-mail válido.

Obrigado por assinar a nossa newsletter! 😊

Ops, rolou um erro na inscrição. Tente novamente mais tarde.