Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Conheça o significado da música Enter Sandman, do Metallica

Analisando letras · Por Érika Freire

7 de Agosto de 2020, às 19:00

O Metallica é um dos maiores nomes do heavy metal e, ao longo de seus quase 40 anos de estrada, muitos singles fizeram sucessos estrondosos, como é o caso de Enter Sandman

Metallica
Créditos: Divulgação

Presente no aclamado Black Album, foi a primeira música de trabalho do disco, com letra escrita por James Hetfield, Lars Ulrich e Kirk Hammett. A música foi inspirada numa lenda do folclore europeu que conta que Sandman, o homem de areia, visita crianças durante o sono para espalhar o seu pó mágico.

Há outras curiosidades que rondam a canção de grande destaque nos DVDs da banda e de presença obrigatória nos shows, afinal, os fãs amam! 

Vamos conhecer melhor o significado da música Enter Sandman? Vem com a gente! 

Significado da música Enter Sandman

Existe uma lenda que conta a história de Sandman, um personagem folclórico que visita crianças durante as noites de sono.

De acordo com a lenda, o homem coloca grãos de areia nos olhos para que as crianças possam sonhar coisas boas

Caso Sandman não apareça para depositar seus grãos de areia, a criança pode ter pesadelos naquela noite. E como toda boa lenda, que vai ganhando novos contextos e enredos na história, há quem diga ainda que se a criança se comportar mal, a noite será de muito pesadelos.

As boazinhas são contempladas com bons sonhos por Sandman.  

A lenda que inspirou James Hetfield, Lars Ulrich e Kirk Hammett a criarem a canção aparece pela primeira vez em um conto denominado Der Sandmann, de 1816, escrito pelo escritor alemão Ernst Theodor Amadeus Hoffmann.

Capa do conto Der Sandmann
Capa do conto Der Sandmann / Créditos: Divulgação

Mais tarde, o escritor britânico Neil Gaiman escreveu a história em quadrinhos, que foi publicada entre 1989 a 1996. O sucesso da HQ foi tremendo, sendo o primeiro formato a entrar para a lista dos best-sellers literários do The New York.

Já o lançamento da música Enter Sandman aconteceu em 1991, dando assim a ideia de que tudo se encaixa dentro de um contexto em que os autores, inclusive os integrantes da banda, trabalharam a intertextualidade.  

Sandman de Neil Gaiman
Sandman de Neil Gaiman / Créditos: Divulgação

Porém, o Metallica acabou criando um Sandman mais sombrio, fato este que fica muito mais claro quando analisamos a letra e assistimos ao videoclipe.

Nele, o garoto aparece em seu quarto rezando antes de dormir, Sandman chega espalhando o seus grãos de areia, mas os pesadelos atormentam o personagem a noite inteira.    

Análise da música Enter Sandman

Say your prayers, little one (Faça as suas preces, pequenino)
Don’t forget, my son (Não se esqueça, meu filho)
To include everyone (De incluir todo mundo)
I tuck you in, warm within (Eu te cubro, te mantenho aquecido)
Keep you free from sin (Te mantenho livre do pecado)
Till the sandman he comes (Até o sono chegar)

Os integrantes James Hetfield e Lars Ulrich ficaram encarregados de criarem a letra de Enter Sandman, enquanto Kirk Hammett fez os riffs de guitarra. O então diretor Bob Rock disse que a letra, que falava sobre morte súbita de crianças no berço, não estava boa. 

Na segunda tentativa, James reescreveu e decidiu focar no medo das crianças ao dormir por conta dos pesadelos.

Por isso, na primeira estrofe, a gente já nota o personagem do garoto como se estivesse se preparando para dormir e fazendo sua prece. 

O título da música é um convite para que Sandman entre para assombrar o garoto à noite. 

Sleep with one eye open (Durma com um olho aberto)
Gripping your pillow tight (Apertando o seu travesseiro com força)
Exit light (Sai a luz)
Enter night (Entra a noite)
Take my hand (Pegue na minha mão)
We’re off to Never-never Land (Nós vamos para a Terra da Fantasia)

É possível reparar que, na letra, é como se o personagem Sandman estivesse falando para o garoto, o que fica mais claro neste segundo verso. 

Ele aconselha o menino a dormir de olhos abertos e apertar o travesseiro com força. A luz sai, a noite entra e Sandman leva o garoto para a Terra da Fantasia, mas numa versão aterradora.  

Something’s wrong, shut the light (Algo está errado, apague a luz)
Heavy thoughts tonight (Pesadelos esta noite)
And they aren’t of Snow White (E eles não são com a Branca de Neve)
Dreams of war, dreams of liars (Sonhos com guerras, com mentirosos)
Dreams of dragon’s fire (Sonhos com o fogo do dragão)
And of things that will bite (E com as coisas que mordem)
Yeah (Sim)

Os pesadelos começam assim que o garoto dorme e a letra brinca mencionando Branca de Neve, que representa um universo mais bonito e amoroso, contrário àquele dos sonhos do garoto. 

Guerras, mentirosos, dragões e cobras invadem o sono, causando os pesadelos por Sandman.

Now I lay me down to sleep (Agora me deito para dormir)
Pray the Lord my soul to keep (Peço ao Senhor para zelar pela minha alma)
If I die before I wake (Se eu morrer antes de acordar)
Pray the Lord my soul to take (Peço ao Senhor que leve a minha alma)
Hush, little baby, don’t say a word (Silêncio, garotinho, não diga nada)
And never mind that noise you heard (E não se incomode com o barulho que ouviu)
It’s just the beasts under your bed (São apenas monstros embaixo da sua cama)
In your closet, in your head (Em seu armário, na sua imaginação)

A letra fica ainda mais obscura, com o personagem pedindo ao senhor que zele pela sua alma enquanto ele dorme. Mas, caso morra, pede que leve seu espírito. 

O garoto é interrompido por Sandman, que diz para ele se calar e não se incomodar com os barulhos de monstros embaixo da cama e dentro dos armários. Sinistro, heim? 

Exit light (Sai a luz)
Enter night (Entra a noite)Grain of sand (Grão de areia)
Exit light (Sai a luz)
Enter night (Entra a noite)
Take my hand (Pegue na minha mão)
We’re off to Never-never Land (Nós vamos para a Terra da Fantasia)

O Metallica criou Enter Sandman como uma espécie de canção de ninar do heavy metal, que brinca com uma lenda do folclore que, ao invés de trazer bons sonhos para as crianças ao aplicar seus grãos de areia, traz muitos pesadelos. 

Música foi usada para tortura

Como vimos, a letra de Enter Sandman não passa de uma brincadeira sobre pesadelos. Apesar de ser inofensiva, a canção foi usada durante o interrogatório do terrorista Mohammed al-Qahtani, um dos envolvidos nos atentados de 11 de setembro.

De acordo com matéria publicada na revista Rock Brigade, os militares teriam colocado Enter Sandman bem alto enquanto interrogavam o prisioneiro. O ocorrido aconteceu na prisão americana de Guantánamo, em Cuba.   

Na época, jornais e revistas relataram que Mohammed al-Qahtani ficou nervoso e chegou a chorar ao ouvir Enter Sandman. Há históricos de que outras bandas do metal como AC/DC, tiveram suas músicas utilizadas durante conflitos para torturar prisioneiros.

James Hetfield e Lars Ulrich não aprovaram a escolha de Enter Sandman para ser usada com essa finalidade, pois dizem que o Metallica não tem nenhuma relação com questões políticas.

Um pouco mais sobre o Metallica

Quem diria que um anúncio de jornal seria o começo da formação de uma das maiores bandas de metal do mundo? Em 1981, o baterista Lars Ulrich anunciou em um jornal de Los Angeles que buscava interessados em fazer uma jam. 

James Hetfield respondeu e se tornou vocalista do que mais tarde viria se tornar o Metallica. Hoje, a formação da banda conta com Lars Ulrich na bateria, Hetfield no vocal e guitarra base, Kirk Hammett na guitarra e o baixista Robert Trujillo, que chegou na banda em 2003, depois da saída de Jason Newsted. 

O primeiro álbum foi lançado em 1983, Kill ‘Em All, e de lá pra cá, outros grandes trabalhos marcaram a trajetória do Metallica, como And Justice for All, Ride the Lightning, Master of Puppets, Black Album, o mais recente Death Magnetic, entre outros.  

Confira uma seleção com os maiores clássicos do rock 

Algumas músicas nasceram para se tornar clássicas! E o rock está repleto desses hits memoráveis que vão de bandas como Queen, passando pelo Led Zeppelin, Metallica, e muito mais. Confira alguns dos maiores clássicos do rock de todos os tempos. 

Clássicos do rock

Todo dia é dia de rock!