Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Morre Ennio Morricone, compositor de icônicas trilhas do cinema

Biografias · Por Mariana Santos

6 de Julho de 2020, às 10:30

Faleceu na madrugada desta segunda-feira (6), na Itália, Ennio Morricone, um dos músicos mais prestigiados e premiados do cinema. 

Ennio Morricone
Créditos: Divulgação

O artista estava internado após fraturar o fêmur por conta de uma queda, aos 91 anos. De acordo com o comunicado do advogado da família, Ennio permaneceu “totalmente lúcido e com grande dignidade até o último momento”. 

Carreira premiada de Ennio Morricone

Durante sua carreira, o artista ganhou dois Oscars e inúmeros outros prêmios, dentre eles Globos de Ouro e Grammys. 

Ennio Morricone foi compositor de quase 500 trilhas sonoras e marcou o cinema em filmes clássicos como Era Uma Vez Na América (1984), A Missão (1986) e Bastardos Inglórios (2009). Confira algumas de suas canções mais famosas:

Per Un Pugno Di Dollari, do filme Por um Punhado de Dólares

Conhecido também por compor grandes temas de faroeste, Morricone fez história ao produzir a trilha do filme italiano Por Um Punhado de Dólares, lançado em 1964. 

O artista fez a canção tema, Per Un Pugno Di Dolari, a partir de uma canção de ninar que havia composto anteriormente.

The Ecstasy Of Gold, do filme Três Homens em Conflito

Composta para o filme Três Homens Em Conflito, de 1966, a canção The Ecstasy Of Gold ficou conhecida por abrir os shows da banda Metallica desde 1983.

Overture, do filme Os Oito Odiados

Morricone recebeu o segundo Oscar de sua carreira pela trilha sonora original do filme Os Oito Odiados, de Quentin Tarantino, lançado em 2015. Overture é uma das canções que marcam o filme.

O legado de Morricone

A genialidade do compositor está marcada para sempre na história do cinema. Para continuar homenageando sua obra, ouça mais trilhas de Ennio Morricone.