Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Descubra quais são os maiores hits do cantor Ed Sheeran

Listas musicais · Por Camila Fernandes

7 de Junho de 2019, às 07:00

Ele escreve músicas inspiradas em sua vida pessoal e se apresenta nos palcos sem banda, só com voz e violão. Ed Sheeran nasceu no dia 17 de fevereiro de 1991, em Hebden Bridge, uma pequena cidade próxima a Halifax, na Inglaterra. Começou a tocar e a compor ainda criança e até fez parte do coral da igreja que frequentava.

Ed se mudou sozinho para Londres aos 16 anos, sem casa e sem dinheiro. Fazia pequenas apresentações e dormia no sofá de amigos. Quando não conseguia lugar para ficar, passava as noites no metrô da capital inglesa. Essa fase difícil da vida do cantor virou música, é claro: é o tema da canção Homeless.

Antes da fama mundial, o cantor britânico trabalhou por anos de forma independente, gravando seus próprios EPs, tocando nas ruas e publicando vídeos no YouTube. Seu primeiro álbum com uma grande gravadora, o + (plus), lançado em 2011, foi disco de platina quíntuplo no Reino Unido.

Capa do álbum +, do cantor Ed Sheeran
Capa do álbum + / Créditos: Divulgação

Pronto para ouvir e saber um pouco mais sobre as principais músicas do cantor? Vamos lá!

Ed Sheeran: músicas mais ouvidas

Além de compor suas próprias músicas, Ed Sheeran também escreve para outros artistas. Ele já teve músicas gravadas por Taylor Swift, One Direction, Little Mix, entre outros. A música Love Yourself, que fez sucesso na voz de Justin Bieber, também foi composta por Ed.

Ainda assim, não falta inspiração para seus próprios hits: já foram quatro álbuns de estúdio cheios de grandes sucessos. Confira as principais músicas de Ed Sheeran!

The A Team

The A Team foi o primeiro sucesso de Ed Sheeran, gravada em sua fase independente, quando ainda não tinha contrato com nenhuma gravadora. Ela foi regravada depois e lançada como primeiro single do cantor.

Como dissemos, ele escreve suas músicas com inspiração em situações reais, e essa, em particular, é baseada em uma história bem triste. The A Team fala sobre uma garota de programa viciada em drogas que Ed conheceu ao visitar um abrigo para pessoas em situação de rua.

No trecho and they say she’s in the Class A team, por exemplo, dá para entender bem o sentido da música — a expressão Class A, em inglês, é usada para se referir a drogas pesadas. Veja o vídeo abaixo:

Photograph

Essa é sem dúvidas uma das músicas mais fofas da carreira do cantor britânico. Ela faz parte do álbum X, gravado em 2014, e foi inspirada no relacionamento à distância que Ed Sheeran mantinha enquanto estava em turnê.

A maior dose de fofura, entretanto, não vem da letra, mas do vídeo: o clipe da música é formado por mais de 4 minutos de imagens antigas, da infância e da adolescência do cantor. Podemos vê-lo brincando, aprendendo a andar, abrindo presentes de natal e até mesmo tocando piano, bem pequenininho. Confira o clipe:

Thinking Out Loud

Mesmo sem entender o que a letra diz, só de ouvir o toque já dá para perceber o quão romântica a música é. O nome de Thinking Out Loud, música que também faz parte do álbum X (2014), pode ser traduzido como Pensando Alto.

A letra é uma completa declaração de amor. Em 2015, Ed Sheeran invadiu uma cerimônia de casamento e cantou a música ao vivo para os noivos. 😍

Confira a letra e a tradução da música e acompanhe o clipe de Thinking Out Loud, em que Ed dança com a bailarina Brittany Cherry!

Castle On The Hill

Essa é uma música que nos faz viajar com Ed Sheeran de volta à sua adolescência, retratando sua relação com o irmão mais velho, os amigos e até seu primeiro beijo.

Castle On The Hill é uma homenagem do cantor ao condado de Suffolk, na Inglaterra, onde ele cresceu. Como Sheeran estudou na Thomas Mills High School, que fica em Framlingham, tudo indica que o tal castelo na colina é o histórico Framlingham Castle. Dá o play no vídeo e acompanhe a letra da música!

Shape Of You

Quando começou a escrever Shape Of You, Ed Sheeran não pensava em gravar a música, porque acreditava que ela não tinha nada a ver com o estilo dele. A intenção do cantor era que a música fosse gravada por Rihanna.

Acontece que Ed é fã do cantor Van Morrison, também conhecido como “Van, The Man”, e acabou colocando o nome dele em um dos versos da música. A partir daí, ele percebeu que a canção também não tinha nada a ver com Rihanna e a música ficou sem dono.

Só muito tempo depois é que os outros dois compositores da música o convenceram a gravá-la. Dá para acreditar que um sucesso desses poderia nem ter sido lançado? Confira o clipe de Shape Of You:

Galway Girl

Por falar em Van Morrison, não é só em Shape Of You que Ed Sheeran cita o cantor. A música Galway Girl também tem um verso que diz put Van on the jukebox (parece que ele é fã de verdade).

A canção foi escrita quando Ed estava gravando com a banda Beoga, em Suffolk, Inglaterra. A tal “galway girl” é a violinista da banda, a irlandesa Niamh Dunne. Ele se inspirou na artista e aproveitou para homenagear a bela cidade de Galway, na Irlanda.

Veja a letra da música, que também é inspirada nos ritmos tradicionais irlandeses.

Perfect

Perfect é uma declaração de amor do cantor para Cherry Seaborn na época em que os dois ainda era namorados. Ed Sheeran sempre deixou claro que amava Cherry e que queria se casar o mais rápido possível. Inclusive, quando divulgou Perfect em seu Instagram, ele afirmou que é a música da qual mais se orgulha!

https://www.instagram.com/p/BZWQZ0PluAW/?utm_source=ig_web_copy_link
Perfect vai ser o próximo single do Divide. É a canção que eu tenho mais orgulho desse álbum.”

Como se não bastasse a beleza da versão original, a música ainda ganhou mais duas regravações: Perfect Symphony, com o cantor italiano Andrea Bocelli, e Perfect Duet, gravada com a diva Beyoncé. Veja o vídeo de Perfect:

Músicas novas

Ed Sheeran definitivamente resolveu investir nas parcerias, e lançou um álbum inteirinho só com elas: o No.6 Collaborations Project! Olha o que ele contou no Instagram antes do lançamento:

https://www.instagram.com/p/BxzJqYvBid8/
“Antes de assinar contrato com uma gravadora em 2011, eu fiz um EP chamado No.5 Collaborations Project. Desde então, eu sempre quis fazer outro, então eu comecei No.6 no meu computador enquanto eu estava em turnê no ano passado. Eu sou um grande fã de todos os artistas que eu colaborei e têm sido muito divertido fazer isso. No.6 Collaborations Project vai lançar em todos os lugares no dia 12 de julho…”

E agora, com o álbum lançado, já podemos conferir alguns dos maiores sucessos:

I Don’t Care (feat. Justin Bieber)

Ed Sheeran já havia composto a música Love Yourself para Justin Bieber, mas nunca havia gravado nada com ele. A parceria foi anunciada pelos cantores em abril e a música I Don’t Care foi lançada no início de maio. Veja o clipe:

South Of The Border (feat. Camila Cabello & Cardi B)

South Of The Border é uma parceria com Camila Cabello e Cardi B que não foi muito bem recebida pela crítica, mas em compensação entrou pras mais ouvidas do artista aqui no Letras e lá no Spotify também. Camila Cabello inclusive postou um vídeo fofíssimo deles escrevendo a letra da música e dizendo o quanto ela admira o Ed 😍, olha só:

https://www.instagram.com/p/BzzgryOnnNa/

E ouça também a música, que ainda conta com a colaboração da Cardi B: 

Beautiful People (feat. Khalid)

A música Beautiful People, uma parceria com Khalid, fala sobre não se identificar com a vida de luxos e excessos que algumas pessoas têm e sobre não precisar se encaixar nisso. Alguns trechos da música mostram isso bem claramente:

We don’t fit in well, we are just ourselves, I could use some help gettin’ out of this conversation, yeah (Não nos encaixamos bem, somos apenas nós mesmos, eu aceito ajuda pra sair dessa conversa, sim)

 O clipe mostra um casal nessa situação, perdidos no meio desse mundo:  

A evolução de Ed Sheeran em 24 músicas

Ed Sheeran tem só 28 anos e conheceu a fama há pouco mais de 8. Desde o lançamento de The A Team sua carreira já é longa e cheia de sucessos.

Que tal ouvir a evolução musical do cantor? Aperta o play!

Playlist A evolução de Ed Sheeran