Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

God’s Plan, de Drake: Descubra a história por trás desse sucesso

Álbuns · Por Dora Guerra

15 de Abril de 2019, às 07:00

Quem é que não ouviu God’s Plan tocando nas rádios por aí, no ano passado? Segundo levantamento da Variety, essa foi a música mais consumida em 2018 — só o videoclipe, no YouTube, já ultrapassou 960 milhões de visualizações.

Cena do cantor Drake no clipe da música God's Plan.
Créditos: Divulgação

O rapper canadense, que virá ao Brasil pela primeira vez no Rock in Rio 2019, já quebrou inúmeros recordes nas paradas musicais norte-americanas e acumulou 42 indicações ao Grammy. Em meio a todo esse sucesso, God’s Plan tem uma história especial, passando pela trajetória do artista, a composição da música e um clipe incrível. Ficou curioso? A gente te conta tudo sobre esse hit de 2018:

Se tem alguém que sabe viralizar, é o Drake

Uma música ou um clipe do Drake ficou viral? Isso não é novidade, né? Além de participações estelares em músicas de Rihanna, Nicki Minaj e Beyoncé, o canadense tem sua própria cota de sucessos.

Pense no clipe de Hotline Bling, por exemplo: relativamente simples, o vídeo mostra o artista dançando sozinho ou acompanhado de uma dançarina em um cenário limpo. Ainda assim, o clipe passou de 1,5 bilhões de visualizações!

O próprio Scorpion, álbum que traz God’s Plan, tem outro sucesso viral: o desafio “In My Feelings”, que consistiu em gravar vídeos com a dancinha de “Kiki, do you love me?/ Are you riding? Say you’ll never ever leave from beside me” (Kiki, você me ama?/ Você tá indo embora? Diz que você nunca vai sair de perto de mim). Dá uma olhada nessa compilação de uma galera fazendo o desafio:

Assim, dá pra ver que a equipe do Drake sabe trabalhar em conjunto com o rapper para cair no gosto do público. Seja com as dancinhas desajeitadas do canadense ou um desafio viral, você sempre pode esperar algo novo do Drake. Mas, no caso de God’s Plan, o vídeo tem um fator diferente.

Saiba tudo sobre a música e o videoclipe de God’s Plan

Agora que você lembrou um pouco sobre os grandes sucessos do Drake, vamos te contar um pouco mais sobre como o clipe foi feito e o que a letra da música significa:

A história por trás do clipe

Ao postar uma foto do backstage do vídeo, Drake colocou como legenda: “o mais importante [clipe] que já fiz”. Por que será, hein?

O videoclipe de God’s Plan, lançado em 16 de fevereiro de 2018, tem forte contribuição para o sucesso estrondoso da música. Dirigido por Karena Evans, que também assina Nice For What e In My Feelings, é um vídeo que parte de uma proposta bastante ambiciosa.

Passeando por um bairro humilde de Miami, Drake começa com o orçamento de 996.631,90 de dólares. A primeira parte já anuncia: “Nós doamos tudo. Não conte para a gravadora”.

Assim, o rapper distribui cheques para desconhecidos, paga contas de supermercado e faz diversas boas ações. Mas não foi de forma completamente aleatória: entre os beneficiados, por exemplo, está Destiny James, uma jovem mulher negra criada pela mãe, presenteada com 50 mil dólares para pagar seus estudos.

https://www.instagram.com/p/Be1elkkhJg8/

Para Noah “40” Shebib, produtor creditado na faixa e que trabalha há anos com Drake, o clipe foi um momento especial, “muito mais real que a maioria pode compreender”. Talvez o sucesso do vídeo seja um sinal de que o clipe seja sincero, mostrando um lado caridoso do rapper. Fato é que, para uma indústria de rap repleta de ostentação e vídeos sobre gastos com carrões, God’s Plan é uma novidade.

Veja o clipe:

Entenda a letra da música

Vamos falar da canção, então? God’s Plan foi lançada em 2018 no Scorpion, quinto álbum de estúdio de Drake. É a quinta faixa do lado A do álbum, descrito como lado hip-hop, enquanto o lado B é descrito como R&B e pop.

De modo geral, a música mostra uma reflexão feita pelo rapper com relação ao seu sucesso e sua fama. O que ele espera enquanto artista? E como pessoa?

I don’t wanna die for them to miss me (Não quero morrer para que eles sintam minha falta)
Hope I got some brothers that outlive me (Espero ter alguns irmãos que vivam mais que eu)
They gon’ tell the story, shit was different with me (Eles vão contar as histórias, as coisas eram diferentes comigo)
God’s plan, it’s God’s plan (Plano de Deus, é o plano de Deus)

“Não quero morrer para que eles sintam a minha falta”: nessas reflexões, Drake percebe que não quer ser um artista que morre antes de ser reconhecido. Além disso, o rapper menciona algumas vezes sobre “as más coisas que “eles” o desejam”; suas rixas com outros rappers, como Meek Mill e Chris Brown, são assuntos públicos sobre os quais Drake já falou em algumas músicas.

Já antes do último refrão, Drake fala sobre gratidão e mostra um pouco do assunto que é retratado no clipe:

I’ve been me since Scarlett Road (Sempre fui eu mesmo desde que morava na Estrada Scarlett)
Might go down as G.O.D. (Poderia descer como um D.E.U.S.)
I go hard on Southside G (Eu vou com tudo em Southside G)
I make sure that north-side eat (Faço de tudo pelo norte da minha cidade)

Natural de Toronto, o rapper sempre faz referência a sua cidade com muito carinho. Além de ser o embaixador pelo time local de basquete e possuir um restaurante por lá, o artista deixa claro que não esqueceu suas origens. Nesse espírito de “devolver à comunidade”, surge a filosofia que foi transportada para o vídeo, apesar deste se passar em Miami.

Os planos de Drake

E a parte do “God’s plan”, afinal? Bom, apesar do sucesso do canadense para alguns e o conflito com outros, o rapper entrega seu futuro em sua fé; confia no “plano de Deus”. Mas seja qual for seu lugar na indústria musical e sua relação com seus amigos e inimigos, ele está fazendo o possível para viver bem. Confira a tradução completa da música aqui!

Bom, com tanto sucesso lançado só nos últimos anos, a gente se pergunta: qual será o próximo passo do Drake? Será que ainda vem hit antes do Rock in Rio? Uma coisa é certa, vale a pena acompanhar.

Curtiu God’s Plan? Vem ouvir todas as músicas de Drake aqui!