Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

12 documentários sobre música para você conhecer e assistir

Indicações · Por Érika Freire

22 de Maio de 2021, às 19:00

Os serviços de streaming democratizaram o acesso a filmes e séries e agora quem gosta de música pode conhecer melhor a história de bandas com os documentários. 

É que os documentários sobre música também ganharam um espaço bastante significativo nas plataformas, agradando ao público que curte este tipo de formato, que reúne pesquisa, entrevistas e bastidores. 

Bandas e artistas renomados abrem sua intimidade para que as câmeras registrem suas rotinas, shows e muito mais. 

Se você curte ir além do som para se aprofundar na história, vem com a gente conferir alguns documentários sobre música que valem a pena maratonar! 

Documentários sobre música

É hora de preparar uns quitutes e se jogar no sofá para conferir os melhores documentários musicais. Tem doc de artistas de diversos estilos para agradar a todos! 

What Happened, Miss Simone? 

Uma das maiores vozes que o jazz já teve, Nina Simone ganhou um documentário mais do que merecido na Netflix. Em pouco mais de uma hora e meia, What Happened, Miss Simone? apresenta cenas raras da ativista, pianista e compositora.

A cantora enfrentou problemas com o marido abusivo, que inclusive é um dos entrevistados do documentário. Além disso, a produção reúne outras pessoas que fizeram parte da vida de Nina, falecida em 2003.

Nina Simone: as 37 melhores frases da lenda da música

Miles Davis: Birth Of The Cool 

Um vanguardista de muitas das vertentes do jazz, Miles Davis foi considerado um dos músicos mais importantes do século XX. Em Miles Davis: Birth Of The Cool, você poderá desvendar o sucesso do artista através de entrevistas e imagens inéditas. 

Além de mostrar nuances da carreira de Miles Davis, o documentário fala sobre como o cantor ajudou a revelar importantes personalidades da música.

Sepultura Endurance 

Essa dica vai para os fãs de metal. Sepultura, a banda mineira criada pelos irmãos Max e Igor Cavalera, surgiu em Belo Horizonte, em 1980. Com mais de 30 anos de estrada, nada melhor do que reunir em um documentário um pouco da trajetória da maior banda de heavy metal do Brasil!

Em Sepultura Endurance, os fãs poderão ver cenas de shows, entrevistas e os esforços dos integrantes para chegar ao estrelato.

Rita Lee – Ovelha Negra

A rainha do rock nacional Rita Lee olha para o passado e conta um pouco da sua trajetória e de seus melhores momentos na música.

Com direção de Roberto de Oliveira, o documentário traz depoimentos de Caetano Veloso, Roberto de Carvalho, Tom Zé, entre outros.

As melhores de Rita Lee: clássicos da Rainha do Roque Enrow

ariana grande: excuse me, i love you

ariana grande: excuse me, i love you mostra os bastidores da turnê sweetener World, além de cenas da vida pessoal da cantora que, desde que começou a carreira na Nickelodeon, se tornou uma das maiores artistas pop. 

Os fãs podem ver as múltiplas facetas de Ariana Grande através de cenas na casa da cantora e na estrada.

De cantora teen a diva do pop: confira a biografia de Ariana Grande

Anavitória: Araguaína – Las Vegas 

A dupla Anavitória, que conquistou o Brasil com suas canções cheias de poesia, conta com dois documentários para você assistir na Netflix. Um deles é Anavitória: Araguaína — Las Vegas, que apresenta o duo na singela Araguaína, lugar em que as amigas nasceram, até Las Vegas, para receber o Grammy Latino.

Dirigido por Leandro Aguiari, o documentário mostra a simplicidade de Ana Caetano e Vitória Falcão, além de entrevistas e depoimentos de amigos e familiares. 

Anavitória: 54 frases de músicas do duo para compartilhar

Raul — O Início, o Fim, o Meio 

O documentário revela a trajetória do Maluco Beleza, a sua ascensão na música, a parceria com Paulo Coelho, as mulheres de sua vida, a criação da sociedade alternativa, e os problemas com álcool. Material inédito do cantor e diversas entrevistas também são apresentadas em Raul — O Início, o Fim o Meio.

Uma excelente obra para quem quer descobrir quem foi essa lenda do rock nacional, que nos deixou tão cedo.

As 60 melhores frases de Raul Seixas, o Maluco Beleza

John e Yoko: Só o Céu Como Testemunha 

Qual será a história por trás de um dos maiores álbuns da música pop? Lançado em 1971, a faixa título do disco Imagine se tornou um hino pacifista ao imaginar um mundo mais justo e igualitário.

John e Yoko: Só o Céu Como Testemunha traz cenas e entrevistas inéditas para contar os bastidores do disco, desmistificando também o papel de Yoko que, apesar de muito criticada pelos fãs dos Beatles, foi parceira artística de John ajudando o beatle a despertar sua criatividade.

Conheça a polêmica história do casal John Lennon e Yoko Ono

Travis Scott: Voando Alto

O rapper americano Travis Scott permitiu que as câmeras registrem o seu dia a dia super corrido no documentário Travis Scott: Voando Alto.

Nascido em Houston, no Texas, o rapper lançou seu primeiro trabalho em 2013, a mixtape, Owl Pharaoh. Em poucos anos, a carreira de Travis Scott alcançou sucesso meteórico e hoje ele é um dos artistas mais importantes da cena hip hop.

Anitta: Made In Honório

Outro documentário sobre música que vale a pena você incluir na sua maratona é Anitta: Made In Honório. Independentemente de curtir funk ou não, o documentário é uma oportunidade de conferir como a cantora estruturou a sua carreira internacional

Além disso, o doc mostra a faceta empreendedora, mas também autoritária de Anitta, que gosta de estar presente e controlar cada etapa dos trabalhos. 

Há cenas da intimidade da cantora em sua casa, com amigos, viagens a trabalho e de lazer, além do show histórico e gratuito no Parque Madureira, em 2019.

40 frases da Anitta pra bombar nas redes sociais

Gaga: Five Foot Two

O bacana de assistir documentários sobre música é poder ver o artista fora dos palcos e conhecer um pouco do seu lado mais humano

Em Gaga: Five Foot Two, o diretor Chris Moukarbels acompanha um dos maiores fenômenos da música pop e vai despindo a cantora até chegar em Stefani Germanotta

O doc traz cenas dos preparativos do show da Super Bowl, além das adversidades emocionais e físicas enfrentadas por Lady Gaga.

HOMECOMING: A film by Beyoncé

Acompanhe a diva Beyoncé em pouco mais de duas horas no doc HOMECOMING: A film by Beyoncé. A obra se concentra na apresentação histórica de Beyoncé no Coachella em 2018, ao se tornar a primeira cantora negra a participar do festival.

Além dos bastidores e cenas da apresentação, o documentário traz reflexões importantes sobre representatividade.

Biografia da Beyoncé: conheça a trajetória da diva pop

Aproveite e confira 10 filmes sobre música

Ao contrário dos documentários, os filmes sobre música podem se basear em histórias reais, romanceando alguns fatos verídicos. Eles não necessariamente têm um compromisso com a verdade. 

Separamos 10 filmes que falam sobre música de diferentes maneiras e que você não pode deixar de assistir!

filmes de música