Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Do Leme Ao Pontal: veja o significado da música de Tim Maia

Analisando letras · Por Renata Arruda

22 de Janeiro de 2021, às 19:00

Um dos maiores ícones da música brasileira, Tim Maia ficou conhecido por popularizar o soul e o funk afro-americano no país, com canções que se tornaram grandes sucessos nacionais.

Tim Maia
Créditos: Divulgação

Polêmico e irreverente, costumava fazer uso de drogas e álcool antes de suas apresentações, o que não só o levava a cancelar ou atrasar os shows, como também causavam inúmeros problemas de saúde no cantor.

Por conta disso, muita gente passou a achar que a música Do Leme Ao Pontal, um dos grandes hits de Tim Maia, traz uma apologia velada às drogas. Mas será que esse boato é real?

Vem saber mais sobre o verdadeiro significado de Do Leme Ao Pontal!

O significado de Do Leme Ao Pontal

Lançada no álbum Tim Maia, de 1986, Do Leme Ao Pontal é um dos maiores sucessos do cantor. Aparece nada menos que sete vezes em sua discografia: quatro ao vivo e em três versões diferentes em estúdio.

Foi lançada pela primeira vez em um compacto de 1982, ao lado da canção Amiga, em uma versão um pouco mais lenta, em que não há os versos finais: Tomo guaraná, suco de caju. Goiabada para sobremesa.

Para quem não mora no Rio de Janeiro, a canção pode parecer sem sentido, uma vez que a letra fala de lugares presentes na orla da cidade. Assim, muita gente deduziu que Do Leme Ao Pontal fosse uma expressão usada para se referir a uma carreira de cocaína.

Houve até quem dissesse que o cantor tinha uma mesa com o desenho da orla carioca, onde ele fazia carreirinhas de cocaína Do Leme Ao Pontal

Tudo isso não passa de boato. Primeiro, porque não era comum que Tim Maia incluísse mensagens ocultas em suas músicas, principalmente em 1986, época em que o cantor procurava lançar canções com maior potencial comercial.

Segundo, porque, como bom carioca, o cantor estava apenas exaltando a beleza das praias do Rio. O Pontal, por exemplo, não se refere à ponta de fumo, mas a uma praia que fica na Zona Oeste da cidade.

Praia do Pontal
Praia do Pontal / Créditos: Divulgação

A composição de Do Leme Ao Pontal

Em entrevista ao programa Conversa com Bial, Léo Maia, filho do músico, contou como o pai teve a inspiração para compor a canção. 

Na época, Tim Maia morava no final do bairro do Leme, na Zona Sul do Rio, cuja praia encerra a orla. Segundo Léo, eles estavam tomando água de coco juntos nos arredores quando o pai comentou:

Cara, eu já rodei o mundo inteiro, mas não tem lugar nenhum no mundo mais bonito que do Leme ao Pontal

Logo em seguida, Tim Maia disse para eles voltarem pra casa. Dias depois, a música estava pronta.

Em um curta-documentário dirigido por Flávio Tambellini nos anos 80, é possível acompanhar o cantor passeando do Leme ao Pontal de carro. Quem quiser ter uma ideia da vista a qual ele se referia, pode conferir o vídeo na íntegra:

Análise da música Do Leme Ao Pontal

Vamos dar uma olhada mais detalhada na letra da música?

Que beleza! Maravilha!
Quem não dança segura a criança!

Para a segunda versão da música, a que se tornou conhecida, Tim Maia apostou em explorar a imagem que tinha de cantor irreverente e incluiu algumas falas e alguns de seus bordões mais famosos, como se fosse uma gravação ao vivo.

Do Leme ao Pontal
Não há nada igual

Como mostramos, aqui ele se refere à Praia do Leme, na Zona Sul carioca, onde morava, e à Praia do Pontal, no bairro do Recreio, Zona Oeste do Rio.

Ou seja, o cantor simplesmente está exaltando a beleza da orla carioca, de ponta a ponta.

Praia do Leme
Praia do Leme / Créditos: Divulgação

Olha o breque!
Sem contar com Calabouço
Flamengo, Botafogo
Urca, Praia Vermelha

O breque faz uma pausa na música, indicando a mudança de andamento. A letra continua com um coro mencionando bairros famosos da orla.

Tomo guaraná, suco de caju
Goiabada para sobremesa

Embora haja quem diga que a goiabada seria uma referência à maconha prensada em tijolo, essa expressão não costuma ser usada e dificilmente faria sentido no contexto da música.

É apenas Tim Maia cantando sobre guloseimas, para acompanhar o groove da melodia.

Homenagens a Tim Maia

Com o sucesso da música, o cantor recebeu algumas homenagens póstumas.

Uma delas fica na Praia do Pontal: a região que marca o fim da praia, onde fica a Pedra do Pontal, foi chamada de Pontal Tim Maia, em tributo ao artista.

Outra homenagem é a Ciclovia Tim Maia. Concluída em 2016, a pista de quase 4 km faz a conexão entre o Leme e o Pontal.

Ciclovia Tim Maia
Ciclovia Tim Maia / Créditos: Divulgação

Já a cervejaria Colorado recentemente lançou a cerveja Do Leme Ao Pontal, uma Summer Ale com 5% de teor alcoólico que tem a goiabada como seu principal ingrediente. Tim Maia teria aprovado.

Continue curtindo Tim Maia

Gostou de saber mais sobre Do Leme Ao Pontal? Então você vai gostar também de descobrir o significado da música Gostava Tanto De Você. Vem conferir!

significado gostava tanto de você

Leia também: