Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Divas pop: cantoras que fizeram história na música

Saiba quem são as maiores divas pop de todos os tempos. Conheça mais sobre a cultura que cerca esse título.

História da música · Por Renata Arruda

22 de Março de 2023, às 15:00

Talento, glamour, poder e influência são alguns dos ingredientes que formam uma diva pop.

Além de alcançar o topo das paradas, fazerem performances grandiosas e serem aclamadas pelo mercado musical, essas mulheres arrastam uma legião fiel de fãs.

A origem da palavra diva é latina, divus, e literalmente significa deusa. Ela começou a ser usada na Itália para se referir às grandes cantoras de ópera, e hoje é o substantivo que acompanha o nome de diversas cantoras.

Quem são as principais divas do pop? Continue no texto e descubra as principais cantoras internacionais e nacionais e saiba mais sobre a cultura que originou este termo.

As maiores divas pop internacionais

Como não dá para listar todas as cantoras icônicas da música, que tal colocar nos comentários quem você incluiria nessa lista?

Cher

A diva das divas: é assim que a lendária Cher é conhecida!

A premiadíssima cantora, atriz e estilista de 74 anos quebrou tabus ao ser a primeira artista famosa a usar minissaia e barriga de fora e é considerada como um ícone não só da música, mas também do feminismo e da diversidade sexual.

Madonna 

Outra artista que quebrou tabus e revolucionou a indústria musical é Madonna. Sem medo da polêmica, a estrela até hoje usa a arte para se posicionar sobre temas como a liberdade feminina, religião, sexo e criticar padrões heteronormativos e conservadores.

As melhores da Madonna: relembre 15 hits da Rainha do Pop

Lady Gaga

Conhecida como Mother Monster, Lady Gaga causou furor já no lançamento do seu primeiro álbum, em 2008. Versátil e ousada, a cantora transita com naturalidade entre vários estilos musicais e suas músicas pregam a aceitação das diferenças e o amor próprio.

Lady Gaga: as 17 melhores músicas da artista

Beyoncé

Beyoncé começou sua carreira no grupo Destiny’s Child e hoje é um verdadeiro ícone da música. Vencedora de inúmeros prêmios, a Queen B tem um trabalho voltado para o empoderamento feminino, principalmente de mulheres negras.

As 26 melhores frases da Beyoncé

Barbra Streisand

Artista completa, Barba Streisand já venceu o Emmy, o Oscar, o Grammy e o Tony! Dá pra acreditar?

Ela foi a primeira mulher a dirigir, produzir, roteirizar e estrelar um filme de sucesso de bilheteria, Yentl. Além disso, é uma influência na carreira de muitas cantoras de sucesso, como Céline Dion e a própria Beyoncé.

Céline Dion

Conhecida por sua habilidade vocal impressionante, Céline Dion é uma das divas mais bem-sucedidas da música pop.

A dona do hit My Heart Will Go On tem mais de 200 milhões de discos vendidos mundialmente.

As maiores divas pop nacionais

Em terras nacionais também temos divas pop que revolucionaram a música.

Ivete Sangalo

A maravilhosa Ivete Sangalo é uma das maiores divas pop do Brasil! A musa do carnaval já gravou canções de vários estilos diferentes e fez parcerias com grandes nomes da música brasileira e internacional.

Relembre as melhores músicas de Ivete Sangalo, a diva do carnaval

Pabllo Vittar 

A música pop e a cultura drag queen estão intimamente entrelaçadas. Assim, não é de se espantar o sucesso de Pabllo Vittar, cantora muito querida dentro e fora do Brasil.

Anitta

De origem humilde, a poderosa Anitta começou sua carreira como MC Anitta na Furacão 2000. Inteligente e talentosa, conseguiu quebrar as barreiras nacionais e levar ritmos brasileiros para o mercado pop internacional.

Conheça tudo sobre a cantora Anitta

Ludmilla

Conhecida por sua versatilidade, a cantora Ludmilla começou como MC Beyoncé, se consagrou no funk e, recentemente, lançou um dos projetos de pagode mais bem sucedidos dos últimos tempos, o Numanice.

Super engajada com questões raciais e LGBTQIAP+, Ludmilla também usa sua influência para lutar contra o preconceito.

Luísa Sonza

Luísa Sonza começou sua carreira fazendo covers no YouTube e se tornou uma das maiores divas pop do Brasil. Com clipes mega trabalhados e coreografias impecáveis, Luísa se consagrou na música.

IZA

Conhecida por sua voz poderosa, Isabela Cristina, a IZA lançou seu primeiro álbum em 2018. Contando com sucessos como Dona de Mim e Pesadão, o álbum ganhou diversos prêmios e impulsionou a cantora para o mercado nacional.

A origem das divas pop

Nos anos 30, cantoras como Billie Holiday, Ella Fitzgerald e Sarah Vaughan ficaram conhecidas como grandes divas do jazz.

Outras estrelas da música, que podem ser apontadas como precursoras do movimento, são Aretha Franklin, Diana Ross, Gloria Gaynor, Donna Summer, Barbra Streisand e Cher — que abriu os caminhos para o conceito de divas pop como o conhecemos hoje.

Caminho esse que acabou sendo consolidado por Madonna em 1984, com o lançamento de Like a Virgin, e que a coroou como a Rainha do Pop.

Foi Madonna, ao lado de Michael Jackson, a grande responsável por dar o pontapé inicial do gênero musical pop e revolucionar a cena artística com suas performances e posicionamentos.

Da música ao espetáculo visual

A partir de Madonna e do surgimento da MTV nos anos 80, a voz potente de uma cantora deixou de ser o elemento principal para sua ascensão ao posto de estrela do pop.

Outros ingredientes como a performance no palco, o lançamento de clipes icônicos, os figurinos extravagantes e as coreografias estonteantes foram adicionados à imagem de uma verdadeira diva.

Assim, a estética visual passou a ser fundamental no universo pop. Por isso, além da exploração de novas referências sonoras, muitas cantoras passaram a investir em mudanças de imagem, aparecendo com cabelos, roupas e estilos diferentes toda vez que lançam um novo álbum.

Esse apelo estético fez com que o universo da música pop se aproximasse cada vez mais da moda.

No entanto, é nas apresentações ao vivo que a mágica acontece. A capacidade de fazer um grande espetáculo, aliando a potência da voz a coreografias bem elaboradas, cenários e efeitos especiais impressionantes, figurinos bafônicos e uma mensagem importante, é o que vai realmente diferenciar a diva pop dos reles mortais.

As divas pop no Brasil

Diferente do que acontece nos Estados Unidos e na Europa, onde o conceito de música pop tem um significado bem resolvido, no Brasil o pop não é um gênero fácil de definir.

Tanto que a sigla MPB, de música popular brasileira, não tem uma definição muito clara e normalmente é usada para falar de artistas como Maria Bethânia e Marisa Monte.

Créditos: Divulgação

Dessa forma, o conceito de música pop é mais híbrido e fluido por aqui, abarcando estilos como o axé, o funk, o sertanejo, o rock, a bossa nova e a própria MPB.

Assim, podemos dizer que as primeiras divas da música brasileira foram cantoras como Wanderléa, Elis Regina, Maysa, Gal Costa, Alcione, Elza Soares, Maria Bethânia e Zizi Possi.

Nos dias de hoje, a principal diva pop brasileira é Anitta, que soube unir ritmos brasileiros e latinos à roupagem da música pop dos Estados Unidos, tanto em termos de sonoridade quanto de visual e linguagem.

Porém, antes dela, cantoras como Ivete Sangalo e Claudia Leitte extrapolaram as barreiras do axé e se tornaram grandes divas da música pop brasileira. 

Mulheres do rock

Depois de saber mais sobre as divas pop, aproveita e vem conferir também quem são as grandes mulheres do rock: 10 artistas que fizeram história!

mulheres do rock

Você também pode curtir