Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Dicionário k-pop: um guia de expressões da música coreana

#kpoppers · Por Dora Guerra

13 de Setembro de 2019, às 07:00

É difícil não notar o quão grande o k-pop se tornou nos dias de hoje. Dominando paradas, premiações e enchendo estádios, os grupos do pop coreano estão conquistando o coração de fãs por todo o mundo

Se você já viu fãs do gênero conversando sobre os artistas, provavelmente já notou que eles soltam várias palavras gringas, como debut, bias ou aegyo. Pode parecer coisa de outro mundo se você ainda não é um kpopper de carteirinha, mas a gente tá aqui pra te ajudar! 

Depois do nosso guia definitivo de k-pop para iniciantes, trouxemos hoje um dicionário especial com todos os termos mais importantes no que diz respeito ao k-pop. Assim, ninguém vai ficar perdido nas conversas sobre o estilo! Vem aprender com a gente: 

Dicionário de k-pop

Aegyo: é aquela estética mega fofinha coreana, comum nos filtros de stories que eles usam e nas fotos com o símbolo da paz. 

All-kill: é quando um artista “mata” tudo de uma vez, ou seja: quando grupos conseguem uma música na primeira posição de todos os charts online da Coreia ao mesmo tempo.

Bias: o seu membro preferido de um grupo, o seu “queridinho”. Por exemplo: “meu bias do EXO é o Lay!”

Big Four/Big 4: é como são chamadas as quatro maiores agências do mundo do entretenimento coreano. São a SM Entertainment (que tem o grupo EXO, por exemplo), YG Entertainment (que tem o BLACKPINK, entre outros grandes do gênero), JYP Entertainment (agência do GOT7, TWICE e mais), e a Big Hit Entertainment (do BTS!), que dominam a indústria há anos.

Big 4 agências de k-pop
YG Entertainment, SM Entertainment, JYP Entertainment e Big Hit Entertainment

Lembrando que, lá, as agências treinam seus profissionais e cuidam de toda a vida artística do grupo: um misto de centro de treinamento e gravadora. 

CF: sigla para commercial film, ou filme comercial. São os vídeos preparados pelas agências para veicular no formato televisivo, ou campanhas de marketing estreladas pelos artistas.

Comeback: quando um artista ou grupo volta do hiatus (pausa), ou de um tempo um pouco maior sem anunciar novos singles. O comeback pode ser com um single, um music video ou um álbum novo.

Daebak: significa “grande sucesso”! É usado para desejar sorte e sucesso a um artista, tipo um “quebre a perna” no teatro (sim, isso significa boa sorte! 😅). 

Dance Practice: são vídeos em que os artistas mostram sua habilidade na dança, enquanto treinam a coreografia de Music Videos ou performances. 

Olha que sensacional esse dance practice de Fire, do BTS:

Debut: a estreia de um grupo, ou seja, quando ele é lançado no mundo comercial. Geralmente as agências anunciam os membros aos poucos, até que haja um lançamento oficial de música, Music Video ou tudo junto.

Disband: quando um grupo sofre um disband, significa que se separou por algum motivo. É geralmente o fim de um grupo (ou pelo menos uma pausa prolongada). 

Fancam: as fancams são vídeos gravados pelos próprios fãs em shows, eventos, etc. Quando um grupo se apresenta em uma premiação, por exemplo, costuma ser mais rápido encontrar fancams das apresentações do que esperar pelos vídeos oficiais das emissoras.

Mas se engana quem pensa que fancam é de má qualidade! Esse vídeo das garotas do EVERGLOW cantando Adios tem até em 4k:

Fanmeeting: eventos em que os ídolos encontram fãs, dão autógrafos, tiram fotos, etc. Tipo um meet and greet mesmo! Quando são eventos exclusivos para autógrafos, são chamados fansigning

Gayo: pop coreano! O nome k-pop vem do movimento de exportação do gênero, mas na própria Coreia, o pop já era chamado gayo

Hallyu: também conhecida como korean wave, ou onda coreana, é a palavra usada para descrever o crescente sucesso da cultura coreana no mundo. 

Foi por causa dessa onda coreana que fizemos vários posts sobre o tema, incluindo um sobre os principais grupos de k-pop 😊

Hiatus: pausa de um artista, geralmente anunciada via agência. É uma expressão utilizada também para grupos ocidentais e até mesmo para pausas de séries televisivas.

Jib: o jib é um álbum! A expressão funciona assim: 1jib é o primeiro álbum do artista, 2jib é o segundo e assim por diante. 

Jjang: expressão que significa “o melhor”. Por exemplo: GOT7 é jjang!

Maknae: membro mais novo de um grupo ou de uma família. Uma pessoa pode ser maknae entre seus irmãos, mas mais velho no grupo, por exemplo.

MV: o MV nada mais é do que um music video, ou seja, um videoclipe! A diferença é que quando artistas do k-pop lançam novos vídeos (ou fãs comentam), usam sempre o termo MV.

Netizen: a palavra é uma junção de Internet com citizen (cidadão), e faz referência aos “habitantes” da internet! Os netizens são as pessoas que geralmente fazem comentários e interagem com as publicações online.

NG: sigla de no good, se refere a quando um take (um trecho de vídeo) não dá certo, seja por um blooper (erro de gravação) engraçadinho ou algum outro erro mesmo. 

OTP: diretamente do Tumblr, OTP é a sigla para one true pairing. É quando você shippa tanto um casal que ele é seu OTP, seu casal preferido. Pode ser até aquele casal de fanfic, que não existe na vida real, tipo Harry Styles e Louis Tomlinson.

Pre-debut: artistas que são trainees, que ainda não tiveram sua estreia oficial no mundo artístico. 

Dá uma olhada na audição das garotas do TWICE, pre-debut:

Ah, e se você curte girl groups do k-pop, aproveita pra conferir nosso post sobre isso!

Rookie: novato na indústria do entretenimento. Pode se referir a um artista ou grupo!

Sasaeng: fãs extremistas, muito stalkers, obcecados. São geralmente aqueles que perseguem os artistas e dão trabalho para seus seguranças.

Showcase: amostrinha de grupos sobre projetos futuros, geralmente álbuns. É um show que os artistas apresentam algumas das músicas que estarão no próximo trabalho.

Stans: são os fãs de uma agência específica (e de todos os artistas dela). Também são suuuper fãs. Alguns costumam dar trabalho pros seguranças também.

Trainee: artista em treinamento com a agência, antes de “debutar” oficialmente. Existem trainees breves, mas geralmente os grandes artistas passam vários anos treinando antes de iniciar a carreira! 

Trot version: quando um grupo faz uma versão engraçadinha do seu próprio hit, tipo essa do KARD

Ultimate/Ultimate Bias: seu maior bias de todos, ou seja, seu membro preferidíssimo entre todos os grupos. 

Nossa seleção com o melhor do k-pop

Curtiu nosso dicionário k-pop? Se sentir falta de algum termo muito usado (ou que não saiba o significado), comenta aí pra gente!

E quando você leu deu aqueeeela vontade de dançar muito ao som dos queridíssimos grupos coreanos, aproveita! Temos uma seleção de k-pop com o melhor do gênero só esperando pelo seu play 😉

Playlist seleção k-pop