Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Análise: entenda a música Desconstruindo Amélia, da Pitty

Analisando letras · Por Renata Arruda

6 de Março de 2020, às 22:00

No ano de 1970, as Nações Unidas instituíram o dia 8 de março como o Dia Internacional da Mulher, uma data para celebrar as conquistas dos movimentos feministas e reivindicar igualdade de direitos para as mulheres em todas as esferas da vida.

Com os avanços na sociedade, a mulher deixou de se dedicar exclusivamente à família, alcançando autonomia e empoderamento.

No entanto, a luta continua e ainda há muito o que se fazer para que as mulheres consigam equilibrar sua rotina sem serem sobrecarregadas por inúmeras tarefas.

Pitty
Créditos: Divulgação

Por isso, hoje trouxemos uma análise de Desconstruindo Amélia, música lançada pela Pitty em 2009 no álbum Chiaroscuro, que fala justamente sobre o papel da mulher moderna na sociedade

Vem com a gente entender um pouco mais dessa história!

Análise da música Desconstruindo Amélia

Você provavelmente já ouviu os versos Amélia não tinha a menor vaidade, Amélia é que era mulher de verdade, da canção Ai, Que Saudades da Amélia. A composição de Mário Lago e Ataulfo Alves fez com que o termo Amélia se tornasse um símbolo de mulher submissa às necessidades e desejos do homem.

Em Desconstruindo Amélia, Pitty procura romper com essa ideia e investigar quem seria a Amélia do século XXI. Na letra, ela conta a história de uma mulher moderna sobrecarregada em multitarefas que um dia resolve assumir o protagonismo da própria vida.

Daí o título referir-se a uma desconstrução, o ato de desfazer princípios tradicionais estabelecidos para reconstruir algo novo: a Amélia de hoje rompe com os padrões que foram impostos a ela.

Veja a nossa análise estrofe por estrofe desse verdadeiro hino para as mulheres! ✊

Já é tarde, tudo está certo
Cada coisa posta em seu lugar
Filho dorme, ela arruma o uniforme
Tudo pronto pra quando despertar

A música começa narrando a rotina de uma mulher muito parecida com a Amélia tradicional.

Ocupada com as tarefas domésticas, continua trabalhando mesmo tarde da noite, aproveitando a hora em que o filho dorme para deixar tudo pronto para o dia seguinte. 

Mulher Multitarefas
Créditos: Divulgação

O ensejo a fez tão prendada
Ela foi educada pra cuidar e servir
De costume, esquecia-se dela
Sempre a última a sair

A história continua falando sobre o quanto essa mulher foi moldada para se encaixar no papel tradicional daquela que cuida da casa e da família, sempre disposta a servir. Ela coloca-se em último lugar.

Assim, ela cumpre com a rotina diária de primeiro garantir que tudo está arrumado e que todos estão satisfeitos, para em seguida cuidar de si. Sobra pouco tempo para se cuidar e ela é a última a ficar pronta.

Esse trecho chama a atenção para o desequilíbrio na divisão das tarefas do lar e a exploração do trabalho doméstico exercido pelas mulheres.

Disfarça e segue em frente
Todo dia até cansar 
E eis que de repente ela resolve então mudar
Vira a mesa, assume o jogo
Faz questão de se cuidar 

Aqui vemos o momento em que a Amélia moderna, sentindo-se sobrecarregada, deixa o conformismo de lado e resolve dar um basta, assumindo o controle da sua vida.

A mulher agora resolve se colocar como prioridade. Sai de cena a Amélia sem vaidade e entra aquela que se cuida e gosta de si mesma, sem culpas. 💁‍♀

Nem serva, nem objeto
Já não quer ser o Outro
Hoje ela é Um também

Desse modo, são rompidos os papéis de gênero tradicionalmente atribuídos às mulheres: o de servas, santas, sem vida própria, que existem com a finalidade de cuidar dos outros, e o de objetos sexuais, prontas para satisfazer os desejos alheios.

Os versos Já não quer ser o Outro, hoje ela é Um também é uma referência a um conceito formulado por Simone de Beauvoir no livro O Segundo Sexo. Segundo a filósofa, a mulher ocupa a posição do Outro do homem: ou seja, ela não é definida como um ser humano completo e universal, mas em comparação ao homem e a partir do olhar dele.

Capa do livro O Segundo Sexo, de Simone de Beauvoir
Capa do livro O Segundo Sexo / Créditos: Divulgação

Em entrevista, Pitty explicou: É ótimo o jeito que ela investiga o papel feminino na sociedade, o conceito de o homem ser tido como Um e a mulher como o Outro, o reflexo. O espelho, o ponto de partida é o Um, e a mulher aceitando isso se coloca na posição de ser o Outro. Daí veio a frase: Já não quer ser o Outro, hoje ela é Um também.

Logo, ela está afirmando que a mulher não quer mais ser limitada aos papéis atribuídos a ela por uma sociedade machista; a mulher agora é dona de si mesma.

A despeito de tanto mestrado
Ganha menos que o namorado
E não entende o porquê
Tem talento de equilibrista
Ela é muitas, se você quer saber

Aqui a letra escancara mais uma injustiça experimentada pela mulher moderna: muitas vezes ela é extremamente qualificada, em alguns casos até mais do que os homens, mas os salários continuam sendo estatisticamente mais baixos que o deles.

Jornada múltipla da mulher
Créditos: Divulgação

A música comenta ainda a jornada múltipla enfrentada pela mulher, que envolve trabalhar fora, cuidar da casa, da família, das compras e de si mesma.

Hoje aos 30 é melhor que aos 18
Nem Balzac poderia prever
Depois do lar, do trabalho e dos filhos
Ainda vai pra night ferver

Falando sobre as transformações sociais e culturais vividas pelas mulheres nas últimas décadas, Pitty faz uma referência ao romance A Mulher de 30 Anos, do autor francês Honoré de Balzac.

Capa do livro A Mulher de 30 Anos, de Balzac
Capa do livro A Mulher de 30 Anos / Créditos: Divulgação

Escrito no século XIX, o livro expõe o quanto uma mulher de 30 anos já era considerada velha para os padrões daquela época. 

Assim, a compositora defende que essa ideia já está ultrapassada no século XXI, uma vez que hoje as mulheres dessa idade não são mais consideradas senhoras e estão cheias de vigor, beleza e juventude — às vezes, até mais do que quando tinham 18 anos.

Disfarça e segue em frente
Todo dia até cansar
E eis que de repente ela resolve então mudar
Vira a mesa, assume o jogo
Faz questão de se cuidar
Nem serva, nem objeto
Já não quer ser o Outro
Hoje ela é Um também

Desconstruída, a Amélia de Pitty rompeu com o costumes que a limitavam e resolveu viver a própria vida. Ela foi estudar, entrou no mercado de trabalho, sai pra se divertir com os amigos e não se importa com a sua idade. É livre, como todas as mulheres deveriam ser.

Para finalizar, vale a pena ler o que a artista escreveu sobre a música na época do seu lançamento:

Depois de queimar o sutiã, obter direito ao voto e passar a exercer cargos de comando em poderosas empresas, como sentem-se hoje as mulheres? Aliviadas por terem mais autonomia ou sobrecarregadas porque além dos afazeres domésticos acumulam a função de sustentar uma casa?

Pesquisei, e não pude deixar de (re) ler O Segundo Sexo de Simone de Beauvoir; obra esta que me ajudou a clarear os pensamentos e a trazer para a música a seguinte frase: Já não quer ser o Outro, hoje ela é Um também. 

A Amélia de Ataulfo e Mário Lago mudou. Aquela que ‘era mulher de verdade e que não tinha a menor vaidade’ hoje se desdobra entre a delicadeza de saber preparar uma refeição e a garra de acordar cedo pra ir trabalhar e tomar decisões. E, claro, se por acaso der pra fazer as unhas no intervalo do almoço, melhor ainda.

Continue com mais frases da Pitty

Gostou de ler nossa análise de Desconstruindo Amélia e saber mais sobre as referências da música? Então vem ver um post com frases da Pitty que são pura potência e inspire-se!

Frases da Pitty