Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Conheça as principais curiosidades sobre a banda Queen

Biografias · Por Renata Arruda

25 de Abril de 2020, às 12:00

É inegável que o Queen é uma das maiores bandas de rock do planeta. O conjunto britânico é responsável por alguns dos maiores clássicos do gênero, como a genial Bohemian Rhapsody ou We Are The Champions, presença certa em toda festa de formatura!

Queen
Créditos: Divulgação

Formada nos anos 70 por Freddie Mercury, Brian May, Roger Taylor e John Deacon, o Queen foi recordista de vendas e recentemente teve sua história contada em uma cinebiografia vencedora de quatro prêmios Oscar.

Nesse post você vai conhecer algumas curiosidades da banda Queen, que até hoje influencia artistas e encanta o público no mundo todo!

Integrantes da banda Queen

Você sabia que todos os integrantes originais do Queen têm formação acadêmica? Freddie Mercury era formado em design gráfico. Já o baterista Roger Taylor ingressou no curso de odontologia, mas acabou se formando em ciências biológicas.

O baixista John Deacon é engenheiro eletrônico e costumava construir equipamentos para a banda, como o amplificador Deacy Amp, utilizado desde o segundo álbum, Queen II.

O guitarrista Brian May talvez seja o portador do currículo mais impressionante: PhD em astrofísica, ele lançou um livro sobre o tema, foi nomeado reitor da Universidade Liverpool John Moores, em 2007, e ainda atuou como pesquisador colaborador da NASA!

Brian May em conferência da NASA
Brian May em conferência da NASA / Créditos: Divulgação

Outra curiosidade que pouca gente sabe é que antes de ser vocalista do Queen, Freddie Mercury foi campeão de tênis de mesa! E por falar nele, o seu nome de batismo na verdade era Farrokh Bulsara.

O cantor nasceu em Zanzibar, um arquipélago da Tanzânia, na África Oriental, e sua família era adepta de uma religião persa chamada zoroastrismo.

Faravahar, símbolo do zoroastrismo
Faravahar, símbolo do zoroastrismo / Créditos: Divulgação

Ele passou parte da sua infância em uma escola privada na Índia e só mudou legalmente seu nome para Freddie Mercury em 1970, quando ingressou na faculdade e formou a banda.

Considerado por muitos como um ícone homossexual, Freddie na verdade se declarava como bissexual. O amor da sua vida foi a inglesa Mary Austin, com quem namorou durante seis anos e que, inclusive, foi a inspiração para a música Love Of My Life.

Freddie Mercury e Mary Austin
Freddie Mercury e Mary Austin / Créditos: Divulgação

Como muitos sabem, Freddie Mercury faleceu de AIDS. Ele descobriu que estava com a doença em 1987, mas só admitiu publicamente um dia antes de morrer, em 23 de novembro de 1991.

O cantor chegou a brincar com Brian May, dizendo que sua morte faria bem para o Queen comercialmente.

Cansados das turnês exaustivas, no início da década de 80 o Queen passou por um período de férias, em que seus integrantes se dedicaram a trabalhos paralelos.

Capa do álbum Mr. Bad Guy
Capa do álbum Mr. Bad Guy / Créditos: Divulgação

Freddie Mercury lançou o álbum Mr. Bad Guy, Roger Taylor se aventurou por dois álbuns solo e outros três com a banda The Cross, e Brian May gravou o EP Star Fleet Project.

Por falar em Brian May, pode-se dizer que ele é o grande cérebro do grupo. Compositor de hits como We Will Rock You e Brighton Rock, o guitarrista construiu sua famosa guitarra Red Special com a ajuda do pai, usando peças de moto e outros materiais.

Brian May com sua guitarra Red Special
Brian May com sua guitarra Red Special / Créditos: Divulgação

O som único da guitarra de May tem ainda outro componente especial: uma moeda antiga que ele utiliza para tocar, ao invés de uma palheta.

Muita gente não sabe, mas quando Brian May lançou seu primeiro álbum, Back To The Light, em 1992, a banda convidada a abrir os shows na Inglaterra foi ninguém menos que os nossos Paralamas do Sucesso!

Inclusive, o guitarrista gravou com a banda brasileira, participando da faixa El Vampiro Bajo El Sol, presente no álbum Severino, de 1994.

Como se não bastasse, em 2005 o músico recebeu o título de Cavaleiro da Ordem do Império Britânico, sendo condecorado pela rainha Elizabeth II por seus serviços prestados à música.

Banda Queen hoje

Mesmo com a perda de seu vocalista original, o Queen permanece ativo graças aos esforços do guitarrista Brian May e do baterista Roger Taylor.

Durante alguns anos, o cantor Paul Rodgers assumiu os vocais da banda, chegando até a gravar um álbum com eles em 2008. 

Como a parceria com Rodgers não deu muito certo, em 2012 o grupo convidou Adam Lambert para a empreitada e, desde então, vêm fazendo uma turnê juntos, chamada de Queen + Adam Lambert.

Queen e Adam Lambert
Queen e Adam Lambert / Créditos: Divulgação

Já o baixista John Deacon perdeu o interesse na carreira artística. Segundo Roger Taylor, após a morte de Freddie Mercury “o John surtou e decidiu que não conseguiria dar conta de fazer parte da indústria da música, foi um período estranho e a banda chegou ao fim”.

No entanto, o músico apoia o trabalho dos outros integrantes para manter vivo o legado do Queen. 

Bohemian Rhapsody: o filme da banda Queen 

Em 2018, chegou aos cinemas Bohemian Rhapsody, a cinebiografia do Queen. Dirigido por Bryan Singer e com Rami Malek no papel principal, o longa é focado na relação que Freddie Mercury mantinha com a banda.

capa do filme Bohemian Rhapsody
Capa do filme Bohemian Rhapsody / Créditos: Divulgação

O filme foi o mais premiado do Oscar em 2019, recebendo quatro estatuetas, incluindo a de Melhor Ator. A banda participou da cerimônia, tocando os clássicos We Will Rock You e We Are The Champions, com Adam Lambert nos vocais.

Apesar do sucesso, Bohemian Rhapsody foi bastante criticado pelos fãs da banda pelas diversas imprecisões históricas e liberdades criativas, apresentando uma versão da história que não é necessariamente fiel à realidade.

Entenda o significado da música Bohemian Rhapsody, que inspirou o filme.

Outras curiosidades da banda Queen

1. O brasão do Queen foi criado por Freddie Mercury usando os símbolos dos signos dos integrantes da banda: dois leões (Roger Taylor e John Deacon), o caranguejo de Câncer (Brian May) e duas fadas representando Virgem (Mercury).

Brasão do Queen
Créditos: Divulgação

2. Antes de se tornar Queen, a banda se chamada Smile e tinha o cantor Tim Staffell como líder.

3. O Queen foi responsável pela trilha sonora do filme Flash Gordon, além de ter colaborado também para as trilhas de Highlander, Coração de Cavaleiro e Super Size Me.

4. Segundo a banda, o melhor show da carreira foi o primeiro Rock in Rio, em 1985. O mais legal é que esse é um show que a gente pode rever!

Queen no Rock in Rio de 1985
Queen no Rock in Rio de 1985 / Créditos: Divulgação

5. Um asteróide descoberto em 1991 foi nomeado como Freddiemercury em setembro de 2016, na data em que o vocalista completaria 70 anos.

As melhores do Queen

Ficou com gostinho de quero mais depois de descobrir tanta curiosidade interessante sobre a banda? Então vem saber mais sobre as melhores músicas do Queen!

Queen as melhores