Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

As maiores compositoras brasileiras para você se inspirar

Listas musicais · Por Rafaela Damasceno

19 de Junho de 2021, às 19:00

A produção musical assume diversas formas e estilos, com um misto de temas, culturas e sensações. Todos esses aspectos têm muito a ver com quem compõe as letras e as melodias. E, quando o assunto é criação, as compositoras brasileiras merecem destaque

Rita Lee e Maria Bethânia
Rita Lee e Maria Bethânia / Créditos: Divulgação

Afinal, é inegável que as mulheres fazem toda a diferença na música do nosso país. Com muita sensibilidade e um olhar único, elas conseguem expressar todas as emoções e as lutas desse grupo, que sempre mereceu mais visibilidade em todos os setores.

Pensando nisso,que tal conhecer, a seguir, as maiores compositoras brasileiras de todos os tempos? Confira a nossa seleção e não deixe de curtir a principal música de cada uma delas! 😉

As maiores compositoras brasileiras

Dedicadas a explorar tanto os estilos musicais nacionais quanto os internacionais, as compositoras brasileiras estão conquistando cada vez mais espaço no meio cultural e ainda abrem espaço para novas artistas, que se sentem inspiradas e motivadas a trilhar seus próprios caminhos. Inspire-se você também com a nossa lista:

Chiquinha Gonzaga

Considerada a pioneira da música brasileira, Chiquinha Gonzaga foi pianista, compositora e maestrina. E ainda revolucionou o cenário artístico do século XIX.

Tanto que um dos maiores clássicos de nossa cultura musical é Abre Alas, composta por ela. Certamente você já ouviu e vai querer escutar de novo:

Dona Ivone Lara

Uma das maiores sambistas do Brasil, Dona Ivone Lara, na década de 40, já compunha vários sambas para artistas famosos na cena musical do Rio de Janeiro. 

Mas as letras eram creditadas ao seu primo Fuleiro, porque os sambistas se recusavam a interpretar canções escritas por uma mulher. Ainda bem que esse preconceito foi vencido e, anos mais tarde, ela recebeu o crédito de muitas canções famosas, como Alguém Me Avisou

Maysa

Apesar de ter tido uma carreira muito curta, a trajetória musical de Maysa foi estrondosa e marcou a música brasileira. As suas composições são únicas, cheias de sensibilidade e força feminina.

Um ótimo exemplo é Meu Mundo Caiu, que você relembra agora:

Maria Bethânia

Eleita pela revista Rolling Stone como a quinta maior voz brasileira, Maria Bethânia tem uma coletânea de canções inesquecíveis.

Uma delas é Carta de Amor, que tem uma frase emblemática: Não mexe comigo, que eu não ando só! Bem representativa da luta feminista, não é mesmo?

Sandra de Sá

Sucesso estrondoso desde os anos 80, Sandra de Sá é cantora, compositora e instrumentista. As suas criações são animadas e poderosas, sempre exaltando a cultura afro.

Confira um dos seus maiores hits, Olhos Coloridos:

Rita Lee

Considerada a Rainha do Rock Brasileiro, além de colecionar composições super famosas, Rita Lee também tem uma história de vida muito interessante e que vale a pena conhecer. 

Entre no clima e ouça Saúde, lançada em 1981, mas que foi relembrada há pouco tempo, durante a pandemia:

https://youtu.be/KPHyQgUEkes

Marina Lima 

Marina Lima está entre os maiores compositores do Brasil. Tanto que o seu processo de criação musical foi eternizado no documentário Uma Menina Chamada Marina, de 2019.

Comprove essa genialidade em Fullgás, a sua música mais ouvida:

Paula Toller

Reconhecida por ter sido vocalista do Kid Abelha, a cantora Paula Toller também tem uma carreira solo bem marcante. E o que muita gente não sabe é que a maioria das músicas da banda foram compostas por ela.

Relembre Nada Por Mim, um verdadeiro clássico do rock nacional, composto por ela em parceria com Herbert Vianna:

Marisa Monte

Vencedora de prêmios nacionais e internacionais, Marisa Monte já recebeu a Ordem do Mérito Cultural, ao lado de outros nomes importantes da arte brasileira. Sem falar no reconhecimento do público, que acompanha o seu trabalho desde o início, em 1980. 

Entre as melhores músicas de Marisa Monte, está Ainda Bem:

Adriana Calcanhotto

Cantora, intérprete, compositora, instrumentista, produtora musical e professora da Universidade de Coimbra, em Portugal. Não é por acaso que as canções de Adriana Calcanhotto têm frases inspiradoras, que encantam os fãs.

Uma dessas letras memoráveis é a de Esquadros

Mart’nália

Filha de sambista, cantora e compositora de samba é! Mart’nália herdou do pai, Martinho da Vila, o talento e o estilo musical. Com toques mais modernos, ela conseguiu se consolidar na carreira e coleciona inúmeros hits. 

É o caso de De Amor e De Paz, que ela canta ao lado dele:

Vanessa da Matta

Vários ensinamentos podem vir de composições femininas. É o que acontece com as músicas de Vanessa da Matta, que têm frases que inspiram e motivam.

Em Amado, podemos refletir sobre amores não correspondidos. Olha só:

Letrux

Se tem alguém que sabe como compor uma música, essa pessoa é Letrux. Apesar de ter iniciado a sua carreira como cantora em 2009, na banda Letuce, ela já compõe há muitos anos, desde a adolescência. 

Seguindo agora em carreira solo, ela lançou várias músicas de sucesso. Ouça 5 Years Old:

Como compor uma música? 8 dicas para expressar seus sentimentos

Céu

A cantora Céu é super versátil e apresenta composições que vão do MPB ao rock, do samba ao hip hop e do jazz ao afrobeat. E toda essa inventividade lhe rendeu uma das primeiras indicações brasileiras ao Grammy Awards.

Escute agora Malemolência, uma de suas composições mais famosas:

Marília Mendonça

A Rainha da Sofrência, Marília Mendonça, fecha a nossa lista com as maiores compositoras brasileiras. Destaque no sertanejo, ela abriu o caminho para muitas mulheres que quiseram se aventurar no estilo e nunca se sentiram bem recebidas.

Saiba quem são as mulheres do rock

Com a nossa lista de maiores compositoras brasileiras, você pôde perceber o quanto as cantoras são capazes de composições inesquecíveis e super premiadas. Então, conheça agora as mulheres que fizeram e ainda fazem história no rock!

Mulheres do rock