Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Dicas de como criar uma playlist incrível

Listas musicais · Por Mariana Camargos

18 de Abril de 2019, às 07:00

A prática de reunir em um só lugar várias músicas diferentes nasceu lá pelo anos 70, quando surgiram as primeiras listas musicais, gravadas em fitas k7, para serem tocadas nas rádios.

Hoje, criar uma playlist é bem mais fácil que há 50 anos; basta ter acesso a uma plataforma que disponibilize as músicas por streaming que você consegue criar uma lista online e personalizada para você ou para seus amigos.

Opção de "playlists" no aplicativo Letras.

Se você é a pessoa que fica responsável por criar as melhores trilhas sonoras para todos os eventos do grupo e que às vezes fica em dúvida de como conciliar todos os pedidos malucos que seus amigos fazem para uma só playlist, você veio ao lugar certo! 😅

Neste post separamos algumas dicas de como fazer uma playlist incrível para deixá-las ainda melhores do que já são. Vem com a gente!

8 dicas para deixar suas playlists impecáveis

Na hora de criar sua playlist, preste atenção a alguns detalhes pra deixar sua seleção muito mais fluída e gostosa de ouvir e pra fazer com que ela cumpra seu objetivo (seja ele relaxar, dormir, dançar etc).

Caso você não tenha ideia de por onde começar, não fique preocupado! Temos algumas orientações bem simples e que podem te ajudar bastante. Dá uma olhada:

1. Preste atenção à temática da playlist

É interessante ter uma playlist para cada momento da sua vida. É legal, em uma playlist para meditar, por exemplo, ter músicas calmas e inspiradoras, que combinem com o momento; já em uma playlist de festa, o ideal é incluir músicas super animadas para ninguém ficar parado!

Também é importante se atentar aos casos em que você faz uma lista para ocasiões especiais, como para uma festa junina. Lembre-se de incluir músicas que agradem a todos os gostos, mas sem se desviar da temática principal.

2. Mescle diferentes artistas na playlist

Essa dica é boa pra você que tá sempre procurando por novas opções para suas listas 😜

Você pode, por exemplo, escolher um artista específico, acessar a página dele aqui no Letras e descer até a aba Artistas Relacionados. Um mundo de novas canções, cantores e bandas se abrirá para suas listas!

Lá você vai encontrar novas opções que têm muita chance de te agradar e que vão te ajudar a variar entre diferentes vozes e estilos.

3. Dê uma atenção maior às primeiras músicas da playlist

É muito mais fácil se interessar por uma playlist quando você conhece e gosta das primeiras músicas, não é?

Por isso, busque sempre colocar as músicas mais famosas (ou as que você mais gosta, se a playlist for só pra você!) nas primeiras posições da lista.

4. Lembre-se que é importante manter uma ligação entre as músicas da playlist

Artistas de estilos musicais muito diferentes numa mesma lista vão gerar uma falta de harmonia na playlist. Isso poderá confundir e fazer com que o ouvinte se canse rapidamente e não volte a ouvir a sua lista. Por isso, fique atento para não quebrar a fluidez da sua seleção.

Ainda assim, é super possível fazer uma playlist com músicas que falam sobre amor, por exemplo, e misturar músicas da MPB, do samba e do axé. Nessa caso, o tema se manteria coeso enquanto os artistas variam.

5. Mantenha sua playlist atualizada

À medida em que você acrescenta os novos hits às suas listas, elas vão ficando cada vez mais ricas e podem servir, no futuro, como um registro histórico do que você mais gostava de ouvir em determinada fase da sua vida!

6. Escolha uma capa legal para sua playlist

Que atire a primeira pedra quem nunca julgou uma playlist pela capa! 😂

Para além de uma seleção musical fantástica, a primeira impressão é a que fica e é muito importante para o resultado final do seu produto.

Por isso, escolha imagens que representem bem a mensagem que você quer passar com sua playlist para que o ouvinte se sinta interessado por ela.

7. Teste sua playlist

Para saber se ela está funcionando, separe um tempinho para escutá-la e conseguir identificar o que pode ser mudado.

Também é super válido mandar pros amigos e pedir pra eles darem sugestões do que pode ser melhorado ou de músicas que podem ser incluídas na sua lista.

8. Divirta-se!

Monte a playlist no seu tempo, pare um pouco, volte depois, acrescente músicas ao longo do tempo… o importante é ser um passatempo divertido e não um bicho de sete cabeças!

Um lembrete importante: se pretende compartilhar sua playlist, pense sempre que seus amigos e conhecidos curtem estilos diferentes. Agradar todo mundo é impossível, mas vale tentar criar algo que a maioria possa aproveitar, não só você 😊

Esses são alguns critérios que usamos para criar nossas playlists e, pode acreditar, eles funcionam! Para não restar dúvidas, vamos colocar em prática esses itens com alguns exemplos.

Como criar uma playlist no Letras

Você pode escolher onde acha melhor criar sua playlist:

No seu computador

Você já está no Letras, então fica mais fácil. O primeiro passo é se cadastrar. É bem rápido, basta se cadastrar no site. Quando terminar é só seguir os seguintes passos:

  1. Clique no seu nome de cadastro, no canto superior da página, e vá na opção criar playlist. Você vai ver uma tela assim:

2. Agora é bem intuitivo: adicione as músicas que deseja usando a opção adicionar músicas. As faixas já vão aparecendo numeradas em uma lista:

3. Escolha um nome bem legal.

4. Você consegue escolher quem pode ouvir sua playlist. Basta marcar a opção que deseja entre todos ou somente eu.

5. Depois de tudo resolvido, é só ir em salvar e ela já estará disponível no site para você escutar quantas vezes quiser!

No aplicativo para celular

Nosso aplicativo é gratuito e você pode baixar ele rapidinho na Google Play e na App Store. Se já tiver ele instalado, ótimo! Podemos começar.

  1. Abra o app e selecione a opção playlists, na parte inferior. Depois, vá em minhas playlists, no topo da tela.

2. Vá no símbolo “+”, no canto inferior direito, e aparecerá uma opção para você dar um nome à sua playlist:

Tela de como criar playlists no app

3. Agora, é só selecionar as músicas. Digite na busca o nome da canção que está procurando e a adicione a sua lista.

4. Repita o item 3 até ter inserido todas as faixas que quiser.

5. Depois que tiver feito tudo, é só salvar e sua playlist já estará disponível no app para você escutar quantas vezes quiser!

Ideias para suas playlists

O importante é começar! Aos poucos, você vai pegando o jeito. Selecionamos algumas canções que vão te ajudar. Que tal tentar fazer uma lista com algumas das nossas sugestões? Vem com a gente 😜

Músicas para dormir

Pensando nesse tema, temos que selecionar músicas que sejam bem calmas e que te ajudarão a cair no sono.

Músicas clássicas e instrumentais funcionam muito bem, mas são estilos que nem todo mundo gosta. Caso não seja muito sua praia, pegue aquelas baladinhas relaxantes que você curte para usar aqui. Separamos algumas sugestões:

Repare que, na nossa seleção, intercalamos vozes masculinas com femininas e grandes bandas com artistas que estão em ascensão no momento. Mas todas as músicas com melodias bem suaves e lentas, para não fugir do nosso objetivo final.

Gostou dessas cinco músicas? Confira outras músicas para dormir que escolhemos para a nossa playlist.

Playlist músicas para dormir

Músicas para malhar

O importante neste caso é a motivação! Escolha músicas bem animadas para manter o pique durante os exercícios 😅

Independente do que você escuta, seja sertanejo, funk, pop ou outro gênero, as faixas que selecionar têm que te manter estimulado. Aqui vão algumas canções que podem funcionar bem:

Fizemos uma seleção com as melhores músicas para malhar para te encher de ânimo e disposição. Vem conferir!

Playlist músicas para malhar

Músicas para dançar

Esta seleção tem que ser para se jogar na pista! Vale tudo que tenha um ritmo contagiante e que coloque todo mundo pra dançar.

Essa é uma ótima oportunidade para misturar estilos. Escolha clássicos e hits da atualidade para dar aquela animada com um toque de nostalgia que todo mundo ama. Veja só a listinha que separamos:

Não se esqueça das nossas dicas e tente dar sempre aquela variada para deixar sua lista mais interessante! Enquanto prepara sua seleção, entre no clima ouvindo nossa playlist de músicas para dançar:

Músicas para dançar

Gostou das dicas? Então venha criar sua playlist no Letras e coloque em prática um pouquinho do que aprendeu hoje. Para você que é novo por aqui, criamos um guia rápido para te ajudar.

Aproveite suas playlists e compartilhe com os amigos

Agora você já pode virar o DJ das festas da galera. Aperte o play e se divirta!

Se você também ama música e não vê a hora de fazer suas playlists bombarem usando nossas dicas, confira aqui nosso acervo e se inspire para criar as suas!