LETRAS.MUS.BR - Letras de músicas

Biografias

Legião Urbana: o clássico da MPB e seu legado

Por Rhânia Marcela

22 de Maio de 2019, às 07:00


O ano era 1982. Inspirados no imperador romano Júlio Cézar, Renato Russo e Marcelo Bonfá colocavam no mundo uma “legião” de músicos. Assim nasceu a Legião Urbana, banda que marcou e revolucionou o rock brasileiro nos anos 80 e 90.

Banda Legião Urbana
Formação clássica da Legião Urbana / Créditos: Divulgação

Foram 14 anos de atuação com a formação clássica. A banda teve oito álbuns de estúdio e muitos sucessos que são ouvidos e amados até nos dias atuais.

Por isso, vamos hoje fazer uma visita ao passado para relembrarmos um pouco desse legado tão intenso na história musical brasileira. Ficou interessado? Então é só continuar lendo!

Biografia

A banda foi criada após o fim do grupo Aborto Elétrico, que contava com Renato Russo como vocalista e que foi encerrada devido a conflitos entre os integrantes.

Banda Aborto Elétrico
Formação da banda Aborto Elétrico / Créditos: Divulgação

Menos de um ano depois, Renato Russo e Marcelo Bonfá formaram a Legião Urbana, que contava com o conceito de legião de músicos, já que a ideia seria variar guitarristas e tecladistas.

Após algumas formações, foi em março de 83 que Dado Villa-Lobos assumiu o papel de guitarrista da banda. E, em 84, Renato Rocha assumiu o baixo, fechando, assim, a formação clássica.

A banda lançou seu primeiro CD de estúdio em 1985, sendo, desde então, um sucesso entre o público e alcançando uma popularidade capaz de levar as críticas sociais, sempre presentes em suas letras, para muitas pessoas.

Quizz: descubra qual música do Legião Urbana mais combina com sua personalidade

Banda Legião Urbana em show
Show da Legião Urbana / Créditos: Divulgação

Mantiveram a atuação até 1996, sendo o último disco lançado 21 dias antes da morte de Renato Russo. O cantor, que era soropositivo, teve complicações com a doença e faleceu no dia 11 de outubro. A banda foi oficialmente encerrada dia 22 de outubro, 11 dias após o falecimento de Renato.

Legado de Renato Russo e Legião Urbana

O cantor esteve a frente de uma revolução na música brasileira. Com seu jeito irreverente, com suas canções polêmicas, questionadoras e com espaços de shows lotados, Renato foi capaz de levar protestos a milhares de pessoas de uma maneira totalmente natural.

Há quem diga que Renato é um poeta do rock, o que não deixa de ser verdade. Suas letras são capazes de  fazer quem ouve sentir tudo aquilo que foi sentido durante sua composição, com canções sobre vivências românticas, medos, inseguranças e todo o lirismo possível .

Cantor Renato Russo
Renato Russo, vocalista do Legião Urbana / Créditos: Divulgação

E o legado do cantor veio antes mesmo do Legião: ele foi o idealizador e criador da Capital Inicial, outra banda que marcou (e ainda marca) o cenário musical brasileiro.

Inevitável não ver a força e o impacto que Renato causou para o país. Tanto que o álbum Dois, do Legião Urbana, ganhou pelo Estado de São Paulo o terceiro lugar do ranking de melhores álbuns de música brasileira de todos os tempos.

Então, que tal relembrarmos um pouco do que estamos falando, na prática?

Músicas clássicas

É difícil definir 1 ou 2 sucessos inesquecíveis da banda. Contudo, quando falamos de Legião Urbana, não dá pra esquecer da maior canção de todas.

Faroeste Caboclo

Com 9 minutos, a música conta uma história tão completa que anos depois virou filme, protagonizado por Isis Valverde e Fabrício Boliveira.

Faroeste Caboclo apresenta a inocência de João de Santo Cristo, um rapaz que saiu de Salvador para melhorar sua situação de vida. Chegando em Brasília, deu de cara com a maldade, a pobreza e a miséria, mudando totalmente sua vida. Uma letra com uma grande crítica social e que ilustra bem o que já falamos anteriormente:

Ele queria era falar pro presidente
Pra ajudar toda essa gente que só faz
Sofrer

Tempo Perdido

Outro clássico inesquecível da banda é Tempo Perdido, canção com dedilhado marcante em seu início e letra intensa em seu restante.

A canção é tão remetida a Renato que foi explorada em seu filme biográfico, Somos Tão Jovens. Impossível não conhecer um trecho sequer desse sucesso:

Todos os dias quando acordo
Não tenho mais o tempo que passou
Mas tenho muito tempo
Temos todo o tempo do mundo

Pais e Filhos

Refrão arrepiante que levanta multidões quando cantado ou apenas tocado, Pais e Filhos tem uma letra extremamente reflexiva e triste, já que remete ao suicídio e à relação com os pais. O próprio Renato dizia que a canção é sobre um período de sua vida que não gostava de lembrar.

Entenda melhor o significado de Pais e Filhos.

É preciso amar as pessoas
Como se não houvesse amanhã
Porque se você parar pra pensar
Na verdade não há

Quase Sem Querer

O maior hino de amor da banda, também vindo do álbum Dois, é um dos maiores sucessos remetidos ao nome Legião Urbana.

Quase Sem Querer é tão marcante que já teve diversas regravações, como pela Roberta Campos e pela Maria Gadú.

E eu sei que você sabe quase sem querer
Que eu vejo o mesmo que você

Que País É Este?

A letra escrita por Renato ainda com seus 18 anos é um protesto atemporal. Foi a canção que trouxe o estigma de banda política ao grupo. Que País É Este? nunca é esquecida exatamente por apresentar uma visão crítica do Brasil.

Ninguém respeita a Constituição
Mas todos acreditam no futuro da nação

Eduardo e Mônica

Uma música divertida e leve que também conta uma história em sua letra. Basicamente, conhecemos o início do casal formado por Eduardo e Mônica, sendo ela estudante de medicina enquanto ele ainda fazia cursinho de inglês.

Agora em 2019, 30 anos depois de Eduardo e Mônica, a música ganhará um filme, que será lançado dia 19 de setembro.

Eduardo e Mônica eram nada parecidos
Ela era de Leão e ele tinha dezesseis

Será

Por fim, não podemos esquecer de um dos primeiros sucessos da banda: Será tem diversas possíveis interpretações que podem variar de pessoa a pessoa. Tem gente que fala de ciúmes, tem gente que fala de egoísmo. Enfim, basta você conferir a letra e buscar o que ela significa para você.

Importante ressaltar: Renato Russo confirmou que a canção tem inspiração exterior, sabia? O verso inicial (Tire suas mãos de mim/ Eu não pertenço a você) foi pego da canção Say Hello Wave Goodbye, do Soft Cell.

Será só imaginação?
Será que nada vai acontecer?
Será que é tudo isso em vão?
Será que vamos conseguir vencer?

Será que é só imaginação? Não é não!

É claro que, diferente dos questionamentos feitos na canção Será, sabemos bem que não tem nada de imaginação no papel do grupo Legião Urbana.

A banda realmente revolucionou o cenário musical e fica impossível apresentarmos todos os principais e melhores sucessos na voz de Renato.

Por isso, experimente conhecer mais da história da Legião ouvindo esses e muitos outros sucessos marcantes e inesquecíveis nessa playlist.

Playlist "A história da Legião Urbana"

Continue lendo sobre o Legião Urbana: