LETRAS.MUS.BR - Letras de músicas

Rock

Os 10 maiores clássicos do rock de todos os tempos

Por Sara Fonseca

30 de Abril de 2019, às 07:00


Mesmo quem não é fã de rock n’roll deve reconhecer que o estilo possui grande importância na história da música e até da moda. O rock não é apenas um gênero musical, é também um estilo de vida!

Banda Queen
Banda Queen / Créditos: Divulgação

Que tal saber um pouco mais sobre a história do rock n’roll e conhecer a nossa lista com os 10 maiores clássicos do rock de todos os tempos?

10 maiores clássicos do rock

Ao longo dos anos, o rock foi marcado por importantes ídolos e músicas icônicas. Selecionamos algumas das canções mais importantes que marcaram esses 60 anos de história.

Certamente muita coisa ficou de fora, e se você lembrar de algum hino que não está na lista, conta pra gente nos comentários!

1. We Will Rock You – Queen

Essa música é um dos maiores singles da banda, ela possui uma batida memorável e uma letra contagiante.

Ela foi reproduzida em diversos filmes e anúncios de TV da época, e até os dias de hoje é difícil encontrar alguém que nunca tenha imitado a batida ou cantado o refrão da canção!

2. It’s Only Rock ‘N’ Roll – Rolling Stones

A música foi lançada originalmente em 1974 e integra um CD com o mesmo nome, porém se tornou consagrada entre os amantes do rock mais de 20 anos depois, em 1999.

Na ocasião, ela foi regravada por vários artistas como parte de uma campanha para arrecadar fundos para uma instituição chamada Children’s Promise, que trata de crianças com câncer.

3. My Generation – The Who

A letra deixa clara a insatisfação de uma geração cansada do passado, porém sem uma perspectiva de futuro: “espero morrer antes de ficar velho”, diz uma frase da canção.

4. Stairway To Heaven – Led Zeppelin

Esse é, sem dúvidas, o single mais icônico da banda britânica. A canção possui marcas de diferentes gêneros musicais que vão desde uma referência ao renascentismo, com o solo de violão acompanhado por 3 flautas, até o hard rock no final da canção.

A longa letra de Starway To Heaven narra a história de uma mulher gananciosa e extremamente otimista sobre o seu futuro, que é pouco promissor.

5. Enter Sandman – Metallica

Essa foi a canção que consagrou o Metallica como um dos maiores grupos de rock de todos os tempos.

A letra trata de um personagem do folclore europeu, chamado Sandman, que coloca grãos de areia nos olhos das crianças para deixá-las com sono. As crianças boas terão lindos sonhos, enquanto as desobedientes, tenebrosos pesadelos. Quem está acostumado a escutar a banda já deve imaginar qual dos dois universos é explorado na canção…

6. Another Brick In The Wall – Pink Floyd

A música foi composta pelo baixista da banda, Roger Waters. Ela é dividida em três partes e compõe o CD de rock ópera The Wall.

A letra traz uma forte crítica ao sistema educacional que reprime as crianças ao invés de motivá-las.

7. Back In Black – AC/DC

Essa canção foi um marco importantíssimo na história da banda AC/DC. Após a morte do icônico vocalista Bon Scott, muita gente achou que o grupo estava acabado.

Porém, 5 meses depois, eles encontraram alguém a altura para assumir os vocais, Brian Johnson. Em seguida, lançaram a canção que retrata esse momento de luto que a banda estava vivendo. Confira a tradução.

8. Born To Be Wild – Steppenwolf

Born To Be Wild é considerada a primeira canção Heavy Metal de todos os tempos! Ela compõe o álbum de mesmo nome, lançado em 1968, e, no ano seguinte, se tornou tema do filme Easy Rider (Sem Destino).

Mais tarde foi regravada por grandes nomes do rock, como The Rolling Stones, The Cult, Miss Piggy, Kim Wilde, Ozzy Osbourne, Sade, Riot, Slayer e Hinder.

9. Hey Jude – The Beatles

A música foi composta por Paul McCartney quando Cynthia Lennon havia descoberto a traição de John Lennon com Yoko e estava se divorciando dele. Paul tinha uma relação próxima com o filho do colega, Julian, e escreveu a letra da música pensando em algumas coisas que gostaria de transmitir a ele.

A primeira versão da música era Hey Julian, que se tornou Hey Jules e mais tarde foi substituída por Hey Jude, considerou que soava mais forte e musical.

10. Smoke On The Water – Deep Purple

A canção, famosa pelo seu riff de guitarra, foi inspirada em uma história verídica:

A banda estava em um estúdio de gravação móvel que eles tinham alugado dos Rolling Stones. Eles estavam próximos a um espaço chamado Cassino de Montreux, na Suíça, onde iriam se apresentar no dia seguinte. De lá, assistiram a um incêndio que aconteceu durante um show de Frank Zappa e The Mother Of Invention quando um fã disparou um sinalizador.

Dê uma olhada na tradução da letra e perceba como ela retrata exatamente o que aconteceu!

História do rock

O gênero musical surgiu nos Estados Unidos entre o final da década de 40 e o início da década de 50. Ele foi inspirado em outros estilos que já eram comuns na região, como country, blues, jazz, R&B e gospel.

O rock veio com tudo, rapidamente começou a fazer sucesso nas paradas musicais norte-americanas e se espalhou pelo mundo.

Muito mais que um estilo musical

Desde o seu surgimento, o rock n’roll esteve relacionado à rebeldia, à transgressão e ao rompimento com alguns padrões e estilos de vida.

As roupas eram ousadas para a época: os homens usavam calças jeans apertadas e surradas e as mulheres vestidos que mostravam as canelas. O linguajar dos roqueiros era repleto de gírias que também se espalharam pelo mundo. Com isso, algumas palavras do inglês tornaram-se comuns entre os jovens de diversos lugares.

Banda Led Zeppelin
Banda Led Zeppelin / Créditos: Divulgação

O rock também esteve ligado a ideologias que rompiam com os padrões da época, como hippie, punk e hardcore. Como o estilo se tornou comum entre jovens brancos e negros de diferentes países, criou-se uma conexão entre esses grupos, que começaram a se manifestar contra o racismo (muito forte na época) e contra os conflitos internacionais, como a guerra do Vietnã.

Dê play no rock n’roll

O rock n’roll é realmente um estilo importante que revolucionou a história da música e possui fãs de todas as idades. Se essa lista te deixou com um gostinho de quero mais, que tal escutar a nossa playlist? Nela estão esses e muitos outros hinos do rock!

Playlist hinos do rock.