Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Os 33 maiores clássicos do rock de todos os tempos

Listas musicais · Por Letras

20 de Julho de 2020, às 19:00

Mesmo quem não é fã dos clássicos do rock deve reconhecer que o estilo possui grande importância na história da música e até da moda.

Com músicas clássicas, bandas inesquecíveis e vocalistas incríveis, o rock não é apenas um gênero musical, é também um estilo de vida!

Banda Queen
Banda Queen / Créditos: Divulgação

Que tal saber um pouco mais sobre a história do rock n’roll e conhecer a nossa lista com os 33 maiores clássicos do rock de todos os tempos? Você vai conferir:

Os 33 maiores clássicos do rock

Ao longo dos anos, o rock foi marcado por importantes ídolos e músicas icônicas. Selecionamos alguns clássicos do rock que marcaram esses 60 anos de história.

Certamente muita coisa ficou de fora, e se você lembrar de algum hino que não está na lista, conta pra gente nos comentários!

1. We Will Rock You — Queen

We Will Rock You é um dos maiores singles do Queen. A música possui uma batida memorável e uma letra contagiante.

Ela foi reproduzida em diversos filmes e anúncios de TV da época, e até os dias de hoje é difícil encontrar alguém que nunca tenha imitado a batida ou cantado o refrão da canção!

We Will Rock You: conheça o significado do clássico do Queen

2. It’s Only Rock ‘N’ Roll (But I Like It) — Rolling Stones

It’s Only Rock ‘N’ Roll foi lançada originalmente em 1974 e integra um CD com o mesmo nome, porém se tornou consagrada entre os amantes do rock mais de 20 anos depois, em 1999.

Na ocasião, ela foi regravada por vários artistas como parte de uma campanha para arrecadar fundos para uma instituição chamada Children’s Promise, que trata de crianças com câncer.

The Rolling Stones: conheça a história desse clássico do rock

3. My Generation — The Who

A letra de My Generation deixa clara a insatisfação de uma geração cansada do passado, porém sem uma perspectiva de futuro.

Things they do look awful cold
(As coisas que eles fazem parecem terrivelmente frias)
Hope I die before I get old
(Espero morrer antes de ficar velho)

The Who: relembre as melhores músicas do grupo

4. Stairway To Heaven — Led Zeppelin

Esse é, sem dúvidas, o single mais icônico do Led Zeppelin. A canção possui marcas de diferentes gêneros musicais, que vão desde uma referência ao renascentismo, com o solo de violão acompanhado por 3 flautas, até o hard rock no final da canção.

A longa letra de Stairway To Heaven narra a história de uma mulher gananciosa e extremamente otimista sobre o seu futuro, que é pouco promissor.

Entenda melhor o significado de Stairway To Heaven

5. Enter Sandman — Metallica

Enter Sandman consagrou o Metallica como um dos maiores grupos de rock de todos os tempos.

A letra trata de um personagem do folclore europeu, chamado Sandman, que coloca grãos de areia nos olhos das crianças para deixá-las com sono.

As crianças boas terão lindos sonhos, enquanto as desobedientes, tenebrosos pesadelos.

Conheça o significado da música Enter Sandman

6. Another Brick In The Wall — Pink Floyd

Another Brick In The Wall foi composta pelo baixista da banda, Roger Waters. Ela é dividida em três partes e compõe o icônico álbum The Wall.

A letra traz uma forte crítica ao sistema educacional que reprime as crianças ao invés de motivá-las.

Confira a análise e descubra significado de Another Brick In The Wall

7. Back In Black — AC/DC

Back In Black foi um marco importantíssimo na história da banda AC/DC. Após a morte do icônico vocalista Bon Scott, muita gente achou que o grupo estava acabado.

Porém, 5 meses depois, eles encontraram alguém a altura para assumir os vocais, Brian Johnson. Em seguida, lançaram a canção que retrata o momento de luto que a banda estava vivendo.

8. Born To Be Wild — Steppenwolf

Born To Be Wild é considerada a primeira canção heavy metal de todos os tempos! Ela compõe o álbum de mesmo nome, lançado em 1968, e, no ano seguinte, se tornou tema do filme Easy Rider (Sem Destino).

Mais tarde, foi regravada por grandes nomes do rock, como The Rolling Stones, The Cult, Miss Piggy, Kim Wilde, Ozzy Osbourne, Sade, Riot, Slayer e Hinder.

Conheça as melhores bandas de heavy metal de todos os tempos

9. Hey Jude — The Beatles

Hey Jude foi composta por Paul McCartney durante o divórcio de Cynthia e John Lennon. Paul tinha uma relação próxima com o filho do colega, Julian, e escreveu a letra da música pensando em algumas coisas que gostaria de transmitir a ele.

A primeira versão da música era Hey Julian, que se tornou Hey Jules e mais tarde foi substituída por Hey Jude.

Conheça a história completa da música Hey Jude, dos Beatles.

10. Smoke On The Water — Deep Purple

Smoke On The Water, famosa pelo seu riff de guitarra, foi inspirada em uma história verídica:

Os integrantes do Deep Purple estavam em um estúdio de gravação móvel, que haviam alugado dos Rolling Stones, próximos a um espaço chamado Cassino de Montreux, na Suíça, onde iriam se apresentar no dia seguinte.

De lá, eles viram acontecer incêndio durante um show do Frank Zappa e The Mother Of Invention, quando um fã disparou um sinalizador.

11. Kashmir – Led Zeppelin

Não apenas os fãs, mas os integrantes do Led Zeppelin também concordaram que Kashmir é a grande obra-prima criada por eles. 

A música, inspirada num passeio pelo deserto do Saara, está presente no álbum Physical Graffiti, lançado em 1975.

Relembre as 13 melhores músicas do Led Zeppelin

12. All Along The Watchtower – The Jimi Hendrix Experience

Apesar de ter sido escrita por Bob Dylan, a versão de All Along The Watchtower feita pela The Jimi Hendrix Experience foi um marco e entrou na lista das 500 melhores músicas de todos os tempos. 

13. Comfortably Numb – Pink Floyd

Comfortably Numb foi composta por David Gilmour e por Roger Waters e é uma das músicas mais aclamadas do Pink Floyd. Ela também está presente no álbum The Wall, lançado em 1979.

Comfortably Numb: o significado da enigmática letra do Pink Floyd.

14. Paranoid – Black Sabbath

Considerada uma das maiores música do metal, Paranoid é um verdadeiro clássico e foi lançada no álbum homônimo, o segundo trabalho do Black Sabbath, de 1970. 

Top 10: as melhores músicas do Black Sabbath

15. Tom Sawyer – Rush

A banda canadense Rush é um dos grandes nomes do rock progressivo. A música Tom Sawyer faz parte do 8º álbum da banda, Moving Pictures, lançado em 1981. 

16. Piece Of My Heart – Janis Joplin

Escrita por Jerry Ragovoy e Bert Berns, a música Piece Of My Heart se tornou um dos maiores clássicos do rock na voz da eterna Janis Joplin, que gravou a sua versão em 1968. 

Janis Joplin: as 8 melhores músicas da rainha do rock’n’roll.

17. Sweet Emotion – Aerosmith

Quando falamos em clássicos do rock, não poderíamos deixar de lembrar do Aerosmith, que tem diversas canções que se tornaram um grande sucesso. Sweet Emotion é uma delas.

As 15 melhores músicas do Aerosmith, o fenômeno do hard rock.

18. Light My Fire – The Doors

Um dos clássicos do rock psicodélico, Light My Fire faz parte do álbum de estreia do The Doors, lançado em 1966.

A música foi escrita pelo guitarrista Robby Krieger e, posteriormente, muitos artistas a regravaram, como Etta James e Massive Attack.

19. Hurricane – Bob Dylan 

Bob Dylan compôs Hurricane como forma de protesto, inspirado na história do boxeador Rubin Carter, que foi preso injustamente, condenado por homicídio.

Relembre as melhores músicas de Bob Dylan

20. I Love Rock N’ Roll – Joan Jett 

Mais um clássico que não pode ficar de fora dessa lista, I Love Rock N’ Roll foi escrita por Alan Merrill e Jake Hooker em 1975, e se tornou famosa na voz da cantora e compositora Joan Jett. 

21. Don’t Stop Believin – Journey

Don’t Stop Believin, da banda americana Journey, faz parte do álbum Escape, lançado em 1981. A canção conquistou um marco ao ultrapassar a marca de quatro milhões de downloads pagos em 2010. 

Conheça a história da música Don’t Stop Believin

22. Johnny B. GoodeChuck Berry

Johnny B. Goode se tornou um dos maiores clássicos do rock de todos os tempos, lançada há 61 anos pelo cantor e compositor Chuck Berry.

Ele escreveu a música que fala sobre um garoto analfabeto do interior que toca guitarra muito bem.

23. Hound Dog – Elvis Presley

A versão de Hound Dog feita pelo rei do rock, Elvis Presley, se tornou mais famosa que a original. A canção foi escrita por Jerry Leiber e Mike Stoller em 1952. 

As 12 melhores músicas de Elvis Presley, o rei do rock

24. You Really Got Me – The Kinks

You Really Got Me é apontada como dona de um dos mais incríveis e memoráveis riffs do rock. A música foi lançada pelo The Kinks em 1964 e foi composta por Ray Davies.

25. Rock And Roll All Night – Kiss

Grande sucesso do Kiss que marcou a história do rock, Rock And Roll All Night foi lançada primeiramente no álbum Dressed To Kill.

Por conta do sucesso, ela foi relançada em trabalhos posteriores da banda, como nos discos Alive! e Kiss Unplugged.

26. Heroes – David Bowie

Heroes foi escrita por Bowie e Brian Eno. Lançada em 1977, se tornou uma das canções mais conhecidas do músico britânico.

Conheça a história que inspirou a música Heroes, do David Bowie

27. Sultans Of Swing – Dire Straits

Sultans Of Swing foi uma das músicas que marcaram a trajetória do Dire Straits.

A banda acabou em 1995, mas o hit é relembrado até hoje ao lado de outros sucessos como Money For Nothing e So Far Away.

28. Because The Night – Patti Smith  

Uma música, muitas versões! Because The Night é mais que um clássico: ela ocupou outros lugares além do rock e virou um grande sucesso.

Foi escrita por Bruce Springsteen, mas ficou famosa na voz da diva Patti Smith. 

A história da música Because The Night, da Patti Smith

29. Sunday Bloody Sunday – U2

Música de 1983 lançada no terceiro disco da banda irlandesa U2, a música Sunday Bloody Sunday fala sobre o conflito conhecido como Domingo Sangrento, no qual tropas britânicas mataram manifestantes em Derry.

Um clássico do U2 e do rock!  

Sunday Bloody Sunday: a história por trás do clássico do U2

30. Message In a Bottle – The Police

Imagine um náufrago enviar uma mensagem numa garrafa para receber ajuda e descobrir, um ano depois, que nunca esteve sozinho: haviam outras milhares de pessoas perdidas em busca de ajuda.

Simbólico, não? Essa é a mensagem do clássico Message In a Bottle, lançado em 1979 pelo The Police.

31. Living On a Prayer – Bon Jovi

Presente no álbum Slippery When Wet, o terceiro do Bon Jovi, Living On a Prayer retrata os personagens Tommy e Gina, e suas dificuldades em levar uma vida mais digna com esperança de dias melhores.  

32. Alive – Pearl Jam

Clássico do Pearl Jam, Alive faz parte do álbum Ten, o primeiro da banda.

Com riffs que deixam os fãs enlouquecidos durante os shows, Alive traz uma história que, na realidade, é triste. Sem dúvidas, um dos maiores sucessos da banda e do rock.

Conheça a história por trás da música Alive, do Pearl Jam.

33. Smells Like Teen Spirit – Nirvana

Quem foi adolescente nos anos 90 sabe o quanto Smells Like Teen Spirit representou a juventude roqueira naquele período.

A música foi escrita por Kurt Cobain, vocalista do Nirvana, e faz parte do primeiro álbum da banda, Nevermind, lançado em 1991.

Smells Like Teen Spirit: descubra o significado do hit do Nirvana

Conheça mais estilos de rock

O rock é um estilo que revolucionou a história da música e possui fãs de todas as idades, mas você sabia que ele se divide em vários sub estilos?

Do psicodélico ao heavy metal, conheça os 13 diferentes estilos de rock.

estilos de rock

Mais posts pra você