Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Cidade Negra: as 17 melhores músicas para você curtir

Listas musicais · Por Renata Arruda

26 de Setembro de 2020, às 12:00

Formado na baixada no Rio de Janeiro, o Cidade Negra surgiu no final dos anos 80 como um grupo de reggae e consolidou-se em 1994, com a entrada de Toni Garrido nos vocais.

Com álbuns produzidos pelo famoso Liminha, a banda se tornou uma das mais famosas da música nacional.

Cidade Negra melhores músicas
Créditos: Divulgação

Bebendo das fontes do reggae, do soul e do pop rock, o Cidade Negra tem um repertório diversificado, com letras que abordam tanto temas filosóficos e sociais, como também canções de amor e hits que são pura diversão!

Para relembrar a carreira da banda fluminense, listamos abaixo as melhores músicas do Cidade Negra. Você vai saber mais sobre canções como:

  • A Estrada
  • Girassol
  • Onde Você Mora?
  • Pensamento
  • e mais!

As 17 melhores músicas do Cidade Negra

Vem com a gente relembrar esses sucessos!

A Estrada

Uma das músicas mais tocadas nas festas de formatura, A Estrada é uma canção que fala sobre superação. Lançada em 1998 no álbum Quanto Mais Curtido Melhor, até hoje é um dos maiores hits da banda!

Músicas para formatura: 15 canções que não podem faltar na festa

Girassol

Girassol apareceu como canção inédita no Acústico MTV, lançado em 2002. A música fala sobre resiliência e o poder do tempo, usando a imagem do girassol como um símbolo de esperança.

Onde Você Mora?

Linda e melancólica, Onde Você Mora? é uma composição de Marisa Monte e Nando Reis que se tornou um grande sucesso na gravação do Cidade Negra, lançada em 1994 no álbum Sobre Todas As Forças.

Pensamento

Também de 1994 é Pensamento, um dos maiores hits da banda. A canção ajudou a popularizar o reggae no país, ritmo que não costumava tocar muito nas rádios na época.

Firmamento

Firmamento é um som que anima qualquer evento! Presente no álbum O Erê, de 1996, a canção é uma versão pop da música Wrong Girl To Play With, um reggae do DJ jamaicano Yellowman.

Podes Crer

Da fase mais pop do Cidade Negra, Podes Crer é um single do álbum Enquanto O Mundo Gira, de 2000.

O refrão cativante embala uma letra de teor existencial, em que não fica claro se o eu lírico está falando com alguém ou consigo mesmo.

A Sombra da Maldade

Uma das melhores músicas do Cidade Negra, A Sombra da Maldade é mais um clássico do álbum Sobre Todas As Forças.

Repetindo o verso permita que o amor invada sua casa, coração no refrão, a canção é uma celebração do romance!

Sábado à Noite

Lançada em 1998, Sábado à Noite foi um desses hits que não podiam faltar em nenhuma balada ou festinha de respeito. A participação de Lulu Santos deixou o que era bom ainda melhor!

Eu Também Quero Beijar

Eu Também Quero Beijar é uma regravação da música de Pepeu Gomes para um comercial da Rider. Fez tanto sucesso que acabou sendo incluída na coletânea Hits, de 1999.

O Erê

Faixa-título do quarto álbum da banda, O Erê trouxe um pouco da cultura afro-brasileira para as rádios, ao falar sobre o erê (palavra do iorubá que significa “brincar”), o estado intermediário do novato que aprende os ensinamentos do seu orixá no candomblé.

A Cor do Sol

Lançada em fins do século XX, a otimista A Cor do Sol anunciava um novo milênio que prometia um tempo de oportunidades para fazer as coisas diferentes.

Super alto astral, merece ser lembrada na lista de melhores músicas do Cidade Negra.

Querem Meu Sangue (The Harder They Come)

Querem Meu Sangue é uma versão da canção The Harder They Come, de Jimmy Cliff, feita por Nando Reis para os Titãs. 

Em 1994, o Cidade Negra fez uma releitura da canção no álbum Sobre Todas As Forças, bastante tocada nas rádios.

Downtown

Com participação do cantor jamaicano Shabba Ranks, Downtown é mais um single de sucesso do Cidade Negra. A letra celebra os grandes nomes do reggae, que quebraram barreiras na música.

Realidade Virtual

Hit do álbum O Erê, Realidade Virtual é um reggae que não deixa ninguém parado! A letra fala sobre uma relação romântica complicada e traz a participação de peso da cantora jamaicana Patra. 

Falar A Verdade

Essa das antigas! Falar A Verdade é do primeiro álbum do Cidade Negra, Lute Para Viver, de 1991, ainda nos tempos de Ras Bernardo como vocalista. 

Animada e com forte consciência social, a música fala das dificuldades do homem negro e periférico.

Mensagem

Também do primeiro álbum do Cidade Negra, Mensagem é uma música inspiradora, inclusive com um forte tom religioso, presente no verso Deus é a vontade de estar feliz.

A versão em estúdio traz a participação ilustre de Jimmy Cliff.

Negro Rei

Negro Rei leva muitos fãs da banda às lágrimas! A música é uma verdadeira homenagem aos negros africanos escravizados no Brasil, sua cultura e religião, além de uma reverência à África em si.

Conheça a trajetória do Cidade Negra

Formada em 1986 na cidade de Belford Roxo, região metropolitana do Rio de Janeiro, o Cidade Negra surgiu como uma banda de reggae, tendo Bob Marley como sua principal influência. Em 1990, eles assinam contrato com a gravadora Sony.

Liderada pelo vocalista Ras Bernardo, o grupo lançou dois álbuns: Lutar Para Viver (1991) e Negro No Poder (1992), de forte cunho político. Com a saída do cantor, em 1994, Toni Garrido assumiu os vocais, dando uma nova cara ao conjunto. 

Cidade Negra
Créditos: Divulgação

No mesmo ano, foi lançado Sobre Todas As Forças, álbum que emplacou cinco músicas nas rádios e ajudou a popularizar o reggae no Brasil. Colecionando hits, o Cidade Negra gravou mais sete álbuns com Toni Garrido, até o vocalista decidir investir em sua carreira solo, em 2008.

O cantor Alexandre Massau foi escolhido para substituir Garrido, integrando a banda entre os anos 2008 e 2010, inclusive gravando o álbum Que Assim Seja. Em 2012, Toni Garrido retornou ao Cidade Negra para a produção do disco Hei, Afro!, trabalho mais recente da banda.

Frases de reggae

Gostou de relembrar as melhores músicas do Cidade Negra? Então aproveita e vem ver 40 frases de reggae que vão te inspirar e te fazer refletir!

frases de reggae

Se você curtiu esse post, não deixe de conferir também: