Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Relembre as melhores músicas de Cazuza

Listas musicais · Por Larissa Noronha

2 de Junho de 2020, às 19:00

Cantor e compositor, Cazuza participou da banda Barão Vermelho por muitos anos, mas foi em carreira solo que ele realmente se destacou, lançando discos que são considerados relíquias da música brasileira.

O artista, que sempre teve sua vida pessoal comentada pela mídia, era caracterizado como rebelde por ser boêmio e por gerar polêmicas principalmente quando o assunto era política

Cazuza
Créditos: Divulgação

Após descobrir que estava com AIDS, o cantor Cazuza faleceu, no dia 7 de julho de 1990, aos 32 anos de idade, chocando o país inteiro, que amava o artista e suas canções poéticas. 

Por isso, nada mais justo do que homenagearmos esse grande ícone que deixou sua marca e inspirou diversos cantores que vieram posteriormente, né? Vem com a gente!

Melhores músicas de Cazuza

Confira a nossa seleção com as dez melhores músicas do cantor que fez história na música brasileira. 

Exagerado

Uma das canções mais famosas de Cazuza, Exagerado também é o título de seu primeiro álbum em carreira solo, que foi lançado em 1985.

Segundo o cantor, essa canção é sua autobiografia, pois retrata de verdade quem era o Cazuza.

Codinome Beija-Flor

Outra música que faz parte do álbum Exagerado é Codinome Beija-Flor, que tem uma vibe mais melancólica devido a um coração partido.

Essa canção foi marcada por quebrar um pouco as composições mais dançantes e alegres do cantor.

Conheça a história da música Codinome Beija-Flor, de Cazuza 

Ideologia

Lançada em 1988, ano em que foi instaurada uma nova Constituição no Brasil, a canção Ideologia retrata todo o cenário político da época e foi considerada uma das canções mais importantes de toda a carreira do cantor. 

O Tempo Não Pára

O Tempo Não Pára pode ser considerado o último sucesso da carreira do cantor, que nessa época já estava lutando contra a AIDS, doença que causou sua morte precoce.

Fez parte do seu quarto e último álbum de estúdio e passava a mensagem de esperança, de força e de nunca desistir

Confira a análise de O Tempo Não Pára, a obra prima de Cazuza.

Pro Dia Nascer Feliz

A música Pro Dia Nascer Feliz fez parte do segundo disco do Barão Vermelho, mas só atingiu o sucesso quando foi regravada por Ney Matogrosso, que foi fundamental no crescimento e no reconhecimento da banda. 

Todo o Amor Que Houver Nessa Vida

A faixa Todo o Amor Que Houver Nessa Vida foi lançada no primeiro álbum da banda Barão Vermelho e composta por Cazuza e Frejat.

A música se destacou tanto que foi cantada por Caetano Veloso e mostrou para o país o principal talento de Cazuza: compor músicas maravilhosas. 

Brasil

Tema da novela Vale Tudo, da Rede Globo, a canção Brasil retrata um sentimento de amor e ao mesmo tempo de revolta que o cantor sentia pelo país.

Além disso, a canção foi gravada em parceria com George Israel, da banda Kid Abelha.

Relembre as 9 melhores músicas do Kid Abelha. 

Preciso Dizer Que Eu Te Amo

A canção Preciso Dizer Que Eu Te Amo é uma parceria entre Cazuza, Dé Palmeira e Bebel Gilberto que rendeu o Prêmio Sharp de Música, em 1987, na categoria melhor música de pop rock.  

Faz Parte do Meu Show

Música do álbum Ideologia, eleito como o melhor álbum do cantor, Faz Parte do Meu Show tem uma pegada mais próxima ao gênero bossa nova e foi feita junto com o cantor Renato Ladeira. 

Blues da Piedade

Cansado das especulações que estavam acontecendo a respeito de sua saúde, o cantor resolveu escrever Blues da Piedade para rebater esse sentimento de piedade que estava sendo lançado sobre ele.

Saiba mais sobre Cazuza

Agenor de Miranda Araújo Neto, ou melhor, Cazuza, nasceu no dia 4 de abril de 1958, na cidade do Rio de Janeiro.

Cazuza aos 9 anos
Cazuza aos 9 anos / Créditos: Divulgação

Desde pequeno, Cazuza tinha uma paixão pela música e foi muito influenciado pelo cantores da sua época, como Maysa, Noel Rosa, Gal Costa e Elis Regina. 

Cazuza começou a se destacar com o Barão Vermelho, principalmente após o lançamento da música Bete Balanço, composta para ser tema de um filme com o mesmo nome. 

cazuza em foto espontânea
Créditos: Divulgação

Para ter liberdade de compor e de se expressar, o cantor resolveu abandonar a banda e seguir carreira solo, lançando o seu primeiro álbum solo, Exagerado, em 1985, e ganhou destaque no Brasil todo. 

Em 1987, Cazuza foi diagnosticado com Aids e começou os tratamentos, lançando o seu segundo álbum, Ideologia. A turnê do disco foi dirigida por Ney Matogrosso, com quem o ele teve um relacionamento.

Cazuza e Ney Matogrosso
Créditos: Divulgação

Infelizmente, apesar dos inúmeros tratamentos, Cazuza não resistiu e faleceu devido à doença.

Ele deixou um legado com canções esplêndidas e poéticas, milhares de fãs apaixonados e se tornou referência para milhares de artistas que surgiram nas décadas posteriores.

Com seu jeito exagerado, ele fez sua história na música brasileira e se tornou um dos mais importantes cantores de todos os tempos

Melhores frases do cantor 

E se você gostou de saber quais são as melhores músicas do cantor, também vai curtir a seleção de frases do Cazuza que preparamos.

São 46 frases repletas de significado e com uma dose de poesia que só o Cazuza conseguia fazer. Vem ver!

frases cazuza