Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

As melhores do Capital Inicial: 11 músicas para relembrar

Listas musicais · Por Renata Arruda

21 de Abril de 2020, às 19:00

Quem curte rock nacional sabe que o Capital Inicial foi uma banda que soube ressurgir das cinzas: sucesso nos anos 80, a banda interrompeu as atividades no início da década de 90, após a saída de Dinho Ouro Preto.

Capital Inicial
Créditos: Divulgação

Em 1998, os integrantes originais resolveram se reunir e, já nos anos 2000, a banda finalmente estourou nacionalmente com o bem-sucedido Acústico MTV e continuam fazendo sucesso até hoje.

Hoje nós vamos relembrar as 11 melhores músicas do Capital Inicial. Você vai saber mais sobre as faixas:

  • Primeiros Erros
  • À Sua Maneira
  • Não Olhe Pra Trás
  • Natasha
  • Fogo
  • e muito mais!

As melhores músicas do Capital Inicial

Abaixo a gente traz uma seleção de músicas que passeia por toda a carreira da banda. Aumenta o volume e vem com a gente!

Primeiros Erros

Originalmente gravada por Kiko Zambianchi, Primeiros Erros foi resgatada pelo Capital Inicial em seu Acústico MTV, álbum lançado em 1999.

Na apresentação, a banda trouxe ninguém menos que o compositor original para uma participação pra lá de especial!

À Sua Maneira

O Capital Inicial já era conhecido por fazer versões de canções em inglês mas, para o álbum Rosas e Vinho Tinto, a banda decidiu mostrar ao público a versão de uma canção estrangeira em outra língua.

Daí surgiu À Sua Maneira, uma versão em português de De Musica Ligera, da banda argentina Soda Stereo. 

Não Olhe Pra Trás

Não Olhe Pra Trás foi lançada em 2004 em Gigante!, décimo álbum da banda, e fala sobre alguém que deixa de viver e se arriscar por se preocupar demais.

A música é uma queridinha dos fãs e conquistou até mesmo o Lenine, que fez questão de participar da gravação ao vivo da faixa para o álbum Acústico NYC, de 2015.

Natasha

O mundo vai acabar e ela só quer dançar!

Quem não ama a música sobre a adolescente rebelde que foge de casa, muda de nome e vai viver a vida nas baladas da vida? 

Natasha é uma das duas músicas inéditas lançadas pelo Capital Inicial em seu Acústico MTV e é um dos maiores hits da banda! 

Fogo

Um poder de atração tão fatal que deixa o homem indefeso ou uma metáfora sobre o vício em cocaína? 

A sensual Fogo é mais um sucesso dos anos 80 que foi resgatada pela banda em seu Acústico MTV e tem uma letra que deixa os fãs divididos. O que você acha?

Fátima

Fátima é uma música originalmente composta por Renato Russo em parceria com Flávio Lemos, hoje baixista do Capital Inicial, para o Aborto Elétrico, banda que originou tanto ao Legião Urbana quanto o próprio Capital.

Grande sucesso na voz de Dinho Ouro Preto, a música faz referência à aparição de Nossa Senhora de Fátima diante de três crianças em Portugal.

Tudo Que Vai

Mais uma inédita do Acústico MTV, Tudo Que Vai fala sobre o vazio deixado pela partida da pessoa amada. 💔

Tudo que vai
Deixa o gosto, deixa as fotos

Eu Vou Estar

Se a faixa anterior fala sobre vazio, Eu Vou Estar fala sobre presença. A música é quase uma maldição lançada na ex, prometendo que ela se lembrará dele aonde quer que vá.

Lançada em 1999 no álbum Atrás dos Olhos, a faixa fez sucesso na versão acústica, com participação de Zélia Duncan.

Olhos Vermelhos

Por que se preocupar por tão pouco
Por que chorar se amanhã tudo muda de novo?

Olhos Vermelhos é uma música que nos lembra que tudo bem sofrer, o importante é continuar vivendo um dia de cada vez. Lançada em 2002, é um grande sucesso da banda!

O Passageiro

O Passageiro é um hit do álbum Eletricidade, lançado pelo Capital Inicial em 1991. 

A música é mais uma das versões de músicas estrangeiras feitas pela banda: dessa vez, The Passenger, sucesso de Iggy Pop nos anos 70.

O Lado Escuro da Lua

Lançada em 2012, O Lado Escuro da Lua flerta com a perspectiva do Pink Floyd e seu álbum The Dark Side of The Moon para falar sobre um sentimento de angústia e frustração.

Eu quase fiz o que eu queria
Eu quase tive algo que eu podia
De novo esse quase, esse sempre, esse nada

A trajetória do Capital Inicial

O Capital Inicial surgiu em Brasília no ano de 1982, fundado pelos irmãos Fê Lemos e Flávio Lemos após o fim da Aborto Elétrico, grupo punk da qual eram integrantes ao lado de Renato Russo.

Atualmente formada por Dinho Ouro Preto (vocalista), Fê Lemos (baterista), Flávio Lemos (baixista) e Yves Passarell (guitarrista), a banda lançou seu primeiro álbum em 1986, chamado de Capital Inicial.

Capa do álbum Capital Inicial
Capa do álbum Capital Inicial / Créditos: Divulgação

Bem-sucedido, o grupo emplacou diversos hits nas rádios como Fátima, Veraneio Vascaína, Fogo e O Passageiro e foi convidada a abrir os shows da turnê de Sting em sua passagem pelo Brasil no ano de 1987.

No início dos anos 90, após terem lançado cinco álbuns, Dinho Ouro Preto resolveu deixar o Capital Inicial para seguir carreira solo. Em 1995, o vocalista Murilo Lima assumiu os vocais, chegando a gravar um disco de estúdio e um ao vivo com o grupo.

A nova formação não emplacou e, em 1998, os quatro integrantes originais resolveram se reunir e gravaram o álbum Atrás dos Olhos. A banda voltou a chamar a atenção do público e decidiu gravar o clássico Acústico MTV, lançado em 2000.

Capa do álbum Acústico MTV: Capital Inicial
Capa do álbum Acústico MTV: Capital Inicial / Créditos: Divulgação

Com o estrondoso sucesso do disco, o Capital Inicial voltou às paradas de sucesso nas rádios brasileiras, transformando a banda em uma das maiores do rock nacional.

Hoje, o grupo conta com 14 álbuns de estúdio, 6 ao vivo e inúmeras coletâneas, DVDs e EPs.

Em 2020, Dinho Ouro Preto declarou que o Capital Inicial iria diminuir suas atividades, uma vez que ele planejava se aventurar novamente em trabalhos solo, sem deixar a banda.

Ficamos na torcida para que venha coisa boa em breve!

Grandes bandas de rock nacional

Depois de curtir as melhores do Capital Inicial, a dica é relembrar as melhores bandas de rock nacional. Vem ver quais são os artistas que fizeram história no gênero!

Bandas de rock nacional

Continue lendo sobre rock nacional: