Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Lute como uma garota: tudo sobre a trilha sonora de Capitã Marvel

Trilhas sonoras · Por Luiza Pérez

4 de Março de 2019, às 06:00

Chegamos em março, o mês de estreia do filme Capitã Marvel. A heroína, interpretada por Brie Larson, é uma das grandes apostas da Marvel e vem sendo aguardada ansiosamente pelos fãs. ⭐️

Um dos motivos de toda a ansiedade é que a heroína pode ser a chave para resolver todos os problemas deixados em Vingadores: Guerra Infinita. Mas não é só isso!

Capitã Marvel, antes mesmo de ser lançado, já contou com várias surpresas boas: além de ser o primeiro filme do Universo da Marvel protagonizado por uma personagem feminina, ele também é o primeiro filme do estúdio a ter uma trilha sonora composta por uma mulher.

A representatividade feminina está sendo colocada em pauta como nunca antes pelos estúdios da Marvel. Desde a escolha dos profissionais até a própria mensagem da narrativa, o empoderamento das mulheres e o destaque para a experiência feminina são elementos chave para a criação e produção do filme.

O filme conta a história de Carol Denvers e como ela se transforma de uma pilota das Forças Armadas dos EUA para uma heroína com forças sobre-humanas. A mensagem de empoderamento é ainda mais reforçada pelo fato da Capitã Marvel ser uma das personagens mais poderosas de todo o Universo Cinematográfico da Marvel.

Filme Capitã Marvel
Créditos: Divulgação

Mas voltando a falar sobre música: que tal conferir alguns fatos bem interessantes sobre a trilha sonora de Capitã Marvel?

Vem comigo que eu tenho certeza que você vai gostar!

Curiosidades sobre a trilha sonora de Capitã Marvel

A heroína Capitã Marvel terá seu primeiro filme lançado no Brasil no dia 7 de março de 2019 e a expectativa está alta. Vários críticos de cinema já estão elogiando o filme e um ponto que está sendo bastante ressaltado pela maioria é a trilha sonora incrível.

Abaixo, vamos falar um pouco sobre essa trilha. Acompanhe!

Trilha sonora composta por uma mulher

Como dito anteriormente, Capitã Marvel será o primeiro filme do Universo Cinematográfico da Marvel a ter uma trilha sonora composta por uma mulher.

Mais especificamente, essa mulher se chama Pinar Toprak. Ela é uma compositora nascida na Turquia, onde estudou música clássica desde os 5 anos de idade, e que mais tarde se mudou para Chicago para estudar jazz. Logo depois, ela passou a integrar uma grande companhia de produção onde conseguiu trabalhos bem importantes.

Hoje, Pinar Toprak tem no currículo trabalhos com trilhas sonoras de diversas produções famosas, como o filme Liga da Justiça, o game Fortnite e, um de seus trabalhos mais recentes, o programa de televisão Krypton. Inclusive, ela já ganhou dois prêmios IFMCA (International Film Music Critics Association), uma associação especializada em crítica de música para filmes e televisão.

Não é pra qualquer um, não é mesmo?

Toprak disse recentemente em seu Instagram que está se sentindo muito honrada e animada em fazer parte deste trabalho com a Marvel.

Pinar Toprak, compositora
Créditos: Divulgação

Referências aos anos 90

Outro ponto que chama muito a atenção em Capitã Marvel são as referências musicais dos anos 90.

Isso acontece porque o filme se passa em 1995, no auge das bandas grunge e de rock alternativo, e tanto o trailer quanto as prévias já deixaram várias pistas que a personagem principal, Carol Denvers, é uma grande entusiasta desse estilo musical.

Em um dos trailers, inclusive, a personagem aparece vestindo uma camiseta da banda Nine Inch Nails, banda de rock americana que teve seu auge na década de 90.

Brie Larson em cena do filme Capitã Marvel como a personagem Carol Denvers
Créditos: Divulgação

Aliás, os teasers promocionais do filme entregaram um pouco antes do lançamento o que vai rolar na trilha sonora. Vamos falar então de algumas músicas que já apareceram nos trailers de Capitã Marvel:

Celebrity Skin – Hole

A banda californiana liderada por Courtney Love já é presença confirmada nessa trilha.

Pra quem não sabe, o Hole é uma das bandas lideradas por mulheres mais bem sucedidas da história do rock. Inclusive, o grupo já concorreu a alguns Grammy Awards, como o de melhor álbum de rock e melhor música de rock em 1999.

Algumas de suas letras falam abertamente sobre o feminismo e temas relacionados, portanto, faz todo sentido que uma de suas músicas mais famosas tenha sido escolha para o filme. Confira aqui a letra completa de Celebrity Skin!

Curte rock feminino? Então vem ouvir essa playlist incrível:

Ready To Go – Republica

Outra música que foi reconhecida pelos trailers do filme foi Ready To Go.

Ela foi lançada pela banda inglesa Republica em abril de 1996 e acabou ficando muito famosa em países fora do Reino Unido também, como Estados Unidos, Canadá e Austrália.

Uma curiosidade é que essa canção fez parte também de outras produções de muito sucesso nos anos 90, como Sabrina Aprendiz de Feiticeira, Baywatch e Beverly Hills 90210.

Conheça a letra e tradução da música Ready To Go

Connection – Elastica

A terceira e última música sobre a qual vamos falar é da banda de rock alternativo Elastica, que fez muito sucesso nos EUA também nos anos 90. O grupo obteve bastante prestígio com o single Connection, que atingiu as paradas de sucesso tanto do Reino Unido quanto nos EUA.

Infelizmente, a banda não durou muito — eles se separam em 2001, apenas nove anos após a formação da banda —, deixando apenas dois discos gravados na sua história.

De qualquer forma, vale dar uma olhadinha na discografia da banda!

Outras bandas como o No Doubt, Nirvana, R.E.M. e Garbage também têm grandes chances de estarem inclusas na trilha oficial do filme. Não seria nada mal, não é?

E aí, gostou da trilha?

Você já pode ouvir a playlist com a trilha sonora completa de Capitã Marvel, com hits maravilhosos do rock dos anos 90. Você não vai se arrepender!

Playlist com a trilha sonora do filme Capitã Marvel

Qual outra música você gostaria que estivesse na trilha de Capitã Marvel? Conta pra gente aqui embaixo nos comentários!