Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Conheça 7 cantores que ficaram famosos pela internet

Curiosidades · Por Renata Arruda

14 de Outubro de 2021, às 12:00

Qualquer pessoa com acesso à internet sabe o quanto ela é responsável por lançar vários sucessos, basta observar quantos cantores ficaram famosos primeiro nas redes sociais.

No universo musical, esse fenômeno tem sido cada vez mais comum: com o avanço da tecnologia, muitos músicos podem gravar e divulgar seu material online.

Uma prática que tem funcionado com vários cantores é postar nas redes as chamadas músicas cover, versões de outros artistas com uma roupagem diferenciada, que acaba conquistando o público.

Pensando nisso, decidimos listar alguns cantores que ficaram famosos pela internet e hoje são grandes astros e estrelas da música nacional e internacional. Vem ver o que preparamos!

Cantores que ficaram famosos pela internet

Saiba mais sobre o início da carreira desses artistas que amamos tanto!

Lily Allen

Lily Allen foi uma das primeiras artistas a serem descobertas online. Embora já tivesse demonstrado talento para a música desde cedo, ela foi recusada por inúmeras gravadoras até assinar com a Regal Recordings, em 2005.

Como a gravadora não investiu muito na produção do seu álbum, Lily começou a postar as demos no MySpace, fazendo um enorme sucesso com o público. Ela ainda produziu duas mixtapes e acabou chamando a atenção da imprensa. 

Com toda a atenção que estava recebendo, em 2006 a gravadora finalmente lançou o primeiro disco da cantora, Alright, Still, que alcançou as paradas com hits como Smile e LDN. Hoje, Lily Allen é um dos maiores nomes da música pop britânica.

Mallu Magalhães

Em 2007, Mallu Magalhães gravou suas primeiras canções demo e disponibilizou quatro delas no MySpace. Ela tinha apenas 15 anos e acabou fazendo sucesso com a faixa Tchubaruba, chamando a atenção de músicos e jornalistas.

Precoce e autodidata, a artista aprendeu a tocar instrumentos como violão, banjo, gaita e piano, além de ter começado a compor suas próprias músicas aos 12 anos de idade. A menina também impressionava com os covers que fazia de Bob Dylan e Johnny Cash.

Tornando-se um verdadeiro fenômeno, desde então Mallu Magalhães gravou cinco álbuns solo e um com a Banda do Mar, projeto que divide com o marido Marcelo Camelo e o músico português Fred Pinto Ferreira.

Shawn Mendes

O queridinho Shawn Mendes começou a tocar violão com vídeos tutoriais no YouTube em 2012, quando tinha 14 anos. Pouco depois, ele começou a postar alguns covers de músicas famosas na plataforma.

Mas o sucesso veio mesmo quando o cantor postou no Vine sua versão de As Long As You Love Me, do Justin Bieber, atraindo inúmeros espectadores e alcançando milhões de visualizações. Em 2014, ele era o terceiro músico mais seguido do app.

No mesmo ano, Shawn assinou contrato com a Island Records, lançando seu primeiro single, Life Of The Party, presente no The Shawn Mendes EP. Desde então, o músico lançou quatro álbuns e vem colecionando um sucesso atrás do outro.

Justin Bieber

Um dos maiores astros da música pop, Justin Bieber começou sua carreira em 2006, participando do concurso canadense Stratford Idol.

No ano seguinte, sua mãe começou a postar vídeos das apresentações do menino no YouTube, para compartilhar com os familiares.

Com o tempo, Bieber foi ganhando projeção online, o que o motivou a postar covers de cantores como Justin Timberlake, Michael Jackson, Chris Brown e Stevie Wonder. Ele acabou sendo descoberto por acaso por um executivo de marketing, que o apresentou ao rapper Usher.

Em 2009, Justin Bieber lançou seu primeiro EP, My World, mas o sucesso mundial chegou mesmo no ano seguinte, quando o single Baby estourou por toda parte. Atualmente, ele é um dos artistas mais vendidos do mundo.

The Weeknd

The Weeknd surgiu no cenário no final de 2010, quando resolveu postar no YouTube algumas músicas próprias, como What You Need, Loft Music e The Morning. As faixas caíram nas graças do público, chegando a ganhar cobertura da grande imprensa.

Em 2011, o rapper decidiu lançar em seu site uma mixtape de nove faixas, chamada House Of Balloons, que acabou sendo indicada ao Polaris Music Prize. No mesmo ano, ele fez sua primeira turnê pelo país e lançou uma segunda mixtape.

Em 2012, The Weeknd já havia tocado em grandes festivais e feito turnês dentro e fora dos EUA quando assinou contrato com uma gravadora.

De lá pra cá, o sucesso só aumentou: o cantor ganhou prêmios, foi indicado ao Oscar e já vendeu mais de 70 milhões de discos.

IZA

Grande nome do pop nacional atualmente, IZA se formou em Publicidade e Propaganda e trabalhou como editora de vídeo antes de decidir criar um canal no YouTube para mostrar o seu talento como artista.

Em 2016, ela postava na plataforma covers de artistas como Rihanna, Amy Winehouse, Adele e Beyoncé, até que acabou sendo descoberta por executivos da Warner Music Brasil. No mesmo ano, ela gravou seu primeiro single promocional, Quem Sabe Sou Eu.

No ano seguinte, a cantora lançou um dos seus maiores hits, Te Pegar. Com várias canções incluídas em trilhas sonoras e comerciais, IZA lançou um álbum e foi reconhecida pela ONU como uma das 100 pessoas negras mais influentes do mundo.

Luan Santana

Luan Santana teve uma longa trajetória até conquistar o sucesso nacional. Cantor desde os três anos de idade, chegou a ser rejeitado pelo Programa Raul Gil, o que não fez com que sua família desistisse de investir no talento do garoto.

Ele passou a cantar na igreja e eventos locais no Mato Grosso do Sul até que, em 2008, decidiu gravar um show ao vivo, de forma amadora. Insatisfeito com o resultado, o cantor destruiu a gravação, mas um amigo tinha uma cópia e a disponibilizou no YouTube.

A canção Falando Sério rapidamente se destacou e Luan Santana começou a ser convidado para fazer várias apresentações. Em 2009, ele lançou seu álbum de estreia, Tô de Cara, explodindo em todo o Brasil com o single Meteoro

Músicas do TikTok

Gostou de conhecer alguns cantores que ficaram famosos pela internet? Então aproveita e vem conferir também as músicas do tiktok que bombaram em setembro e descubra quais são os hits mais quentes do momento!

Músicas do TikTok

Leia também: