Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Grandes nomes da MPB: 15 cantores que fizeram história

Indicações · Por Camila Fernandes

5 de Outubro de 2019, às 20:00

A Música Popular Brasileira surgiu na década de 60 como música de protesto. Com o tempo, porém, a MPB foi se diversificando, ganhou novos temas e um toque de romantismo, o que permitiu novas variações dentro do estilo.

É claro que, nesse percurso, vários artistas entraram no universo da MPB e trouxeram, ou continuam trazendo, suas contribuições para o estilo. 

Gilberto Gil e Caetano Veloso, cantores de MPB
Caetano e Gil / Créditos: Divulgação

Que tal conhecer alguns dos principais cantores da MPB? Preparamos uma super lista com alguns dos nomes que mais se destacaram na história desse estilo que é todinho nosso! Saiba mais sobre:

  • Gilberto Gil
  • Caetano Veloso
  • Chico Buarque
  • Jorge Ben Jor
  • Tom Jobim
  • Milton Nascimento
  • Elis Regina
  • João Gilberto
  • Toquinho 
  • Vinícius de Moraes
  • Roberto Carlos
  • Nara Leão
  • Djavan
  • Taiguara
  • Zé Ramalho

Os principais cantores da MPB

Conheça um pouco mais sobre esses grandes nomes da música popular brasileira!

Gilberto Gil 

Além de cantor, Gilberto Gil é compositor, multi-instrumentista, produtor cultural e já até foi Ministro da Cultura. Aos 77 anos de idade, ele ainda é um grande ativista social — é um dos defensores da Liberdade Digital, que pede, entre outras coisas, que o modo como tratamos de direitos autorais hoje seja repensado. 

Uma das músicas mais conhecidas do cantor é Drão, uma homenagem que ele fez para sua terceira esposa, Sandra Gadelha, quando os dois se separaram. Entenda melhor a história e o significado da canção!

Nesse vídeo ele canta ao lado de Preta Gil, uma de suas filhas com Sandra.

Caetano Veloso 

Caetano Veloso foi o líder do movimento Tropicalista, nascido da MPB, que ajudou a formar suas bases, trazendo as letras com duplo sentido e cheias de críticas escondidas. 

Hoje, com 77 anos de idade e mais de 50 álbuns lançados, Caetano é considerado um dos cantores mais influentes da música brasileira. 

O cantor também é dono de um dos maiores clássicos da MPB, a música O Leãozinho, composta por ele e gravada pela primeira vez em 1977.

Chico Buarque

Chico Buarque de Hollanda já ganhou três vezes o Prêmio Jabuti, que é a premiação mais tradicional da literatura brasileira. Esse talento para a escrita fez dele um dos maiores compositores da MPB

São dele duas das primeiras músicas que entraram para a categoria MPB: Pedro Pedreiro, de 1965, e A Banda, de 1966, ambas parte do primeiro álbum do cantor.

Confira a análise de Construção, outra grande obra de Chico Buarque.

Jorge Ben Jor

Jorge Ben Jor é conhecido por suas letras complexas, cheias de referências subjetivas — um dos maiores exemplos é a canção W/Brasil, em que ele cita até o Tim Maia, a quem deu o apelido de Síndico. 

O cantor ficou conhecido por trazer contribuições de outros estilos, como o rock, o samba e o funk, e até mesmo de ritmos árabes e africanos. Uma de suas músicas mais famosas é País Tropical, que já ganhou versões de vários outros cantores e representa a “brasilidade” pelo mundo.

Tom Jobim

Ao contrário dos cantores que já citamos até agora, Tom Jobim não foi um nome que despontou junto com a MPB — ele já era reconhecido na década de 50 como um dos primeiros cantores da Bossa Nova e participou da transição que originou a Música Popular Brasileira.

Tom foi eleito pela revista Rolling Stone como o maior artista da música brasileira. Ao lado de Vinícius de Moraes, ele compôs a famosa Garota de Ipanema, a música brasileira mais regravada de todos os tempos, que ganhou versões em diferentes idiomas e até uma gravação do próprio Tom com Frank Sinatra.

Milton Nascimento

Milton Nascimento foi um dos membros do Clube da Esquina, um grupo de amigos que se reunia no bairro Santa Tereza, em Belo Horizonte, e que acabou se tornando um conjunto musical. 

Foi na esquina das ruas Divinópolis e Paraisópolis que nasceram canções como Maria, Maria e Para Lennon e McCartney. Milton conquistou sucesso fora do Brasil, se apresentou em vários países e teve suas músicas gravadas por artistas internacionais.

Elis Regina

Elis Regina foi a primeira mulher a se destacar nos festivais musicais que consagraram a MPB. Aliás, a primeira música classificada como MPB foi interpretada por ela: Arrastão, composição de Edu Lobo e Vinicius de Moraes. 

Nos anos 60, Elis apresentou o programa de TV O Fino da Bossa ao lado do cantor Jair Rodrigues, sucesso musical que ajudou a difundir a MPB e os cantores da época por todo o Brasil.

Confira a análise de Como Nossos Pais, uma das interpretações mais famosas de Elis!

Além de Elis Regina, a música brasileira teve influência de várias grandes mulheres de diferentes estilos. Confira outras 10 grandes cantoras da nossa música!

João Gilberto

Sabe aquele jeitinho de tocar violão que é característico da Bossa Nova? Foi João Gilberto quem criou! Além de ter inovado na música brasileira, o cantor e compositor conquistou sucesso internacional, recebeu prêmios nos Estados Unidos e na Europa e levou a MPB para o mundo. 

Uma das músicas mais famosas na voz de João Gilberto é Chega de Saudade, escrita por Vinícius de Moraes e Tom Jobim.

Toquinho 

Qualquer criança que cresceu no Brasil a partir de 1983 já ouviu uma música do Toquinho. O cantor e compositor fez sucesso na música infantil com canções como Aquarela e O Caderno. Além de sua “MPB versão infantil”, Toquinho também ficou conhecido pela forte parceria com Vinícius de Moraes, que rendeu 120 canções. 

Vinícius de Moraes

Já falamos tanto em Vinícius de Moraes que ele não poderia ficar de fora dessa lista, né? Vinícius dizia que era poeta acima de qualquer outra coisa, e é daí que vem o sucesso de suas composições.

Já falamos aqui de suas músicas Arrastão e Garota de Ipanema, mas os sucessos dele não param por aí. A música Onde Anda Você é uma das mais conhecidas do cantor e demonstra todo o romantismo do Poetinha.

Confira nossa análise da música A Casa!

Roberto Carlos

Roberto Carlos foi um dos nomes de maior destaque da Jovem Guarda, um movimento derivado da MPB que se inspirava no som do rock. Apesar de ter sido rejeitada pelos artistas da MPB na época, a Jovem Guarda foi uma influência importante para o que a Música Popular Brasileira é hoje

Depois do fim da Jovem Guarda, Roberto Carlos se direcionou para o estilo romântico e conquistou o coração dos brasileiros com músicas como Como É Grande o Meu Amor Por Você.

Nara Leão

Nara Leão ficou conhecida como musa da Bossa Nova por ser a principal intérprete feminina no estilo. Com o passar do tempo, no entanto, Nara acabou se afastando um pouco da Bossa Nova e se aproximando mais das canções de protesto da MPB, dando origem a interpretações famosas como Opinião

Ao lado de Elis, foi uma das principais vozes femininas da época. Ela fez parte do famoso álbum infantil Os Saltimbancos, ao lado de Miúcha e de outros cantores do MPB4. 

Djavan

Djavan nasceu em Maceió, bem longe do que era o reduto da MPB na década de 60. De lá ele trouxe a influência do canto das lavadeiras para o seu modo único de fazer música. Depois disso, o cantor continuou buscando influências de vários outros estilos para suas composições, inclusive de ritmos africanos que ele foi pessoalmente conhecer.

Saiba mais sobre a história de Djavan e escute a música Se, um de seus maiores sucessos:

Taiguara

Taiguara é uruguaio de nascença, mas foi naturalizado brasileiro. Ele foi o compositor brasileiro mais censurado pela ditadura: teve 68 canções censuradas e foi proibido de se apresentar diversas vezes. Assim como outros cantores e compositores de sua época, Taiguara serviu de inspiração para a nova geração da MPB

O cantor começou sua carreira compondo músicas românticas, mas logo se tornou um grande escritor de canções de protesto, como Que As Crianças Cantem Livres, sua música mais famosa.

Zé Ramalho

O principal reduto da MPB sem dúvidas era o eixo Rio-São Paulo, mas isso não quer dizer que ela não tenha se desenvolvido também com artistas de outras regiões. Zé Ramalho é um exemplo: ele trouxe influências de ritmos nordestinos para a Música Popular Brasileira.

Além do forró, o cantor também foi influenciado pelo rock da Jovem Guarda. Dá pra notar bem essas influências em Chão de Giz

Aliás, você sabe qual é o significado de Chão de Giz?

Conheça a história da MPB

Esses são alguns dos principais nomes que marcaram a MPB, mas é claro que existem vários outros cantores e compositores que deixaram sua marca. Quer saber mais? Confira nosso post sobre a história da Música Popular Brasileira!

História da MPB