Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Cantores mineiros: 15 talentos da música nascidos em Minas Gerais

Listas musicais · Por Camila Fernandes

13 de Janeiro de 2022, às 12:00

Se tem um trem que o mineiro gosta, é música boa! Do rock ao sertanejo, passando pela MPB, pelo rap e pelo funk, os cantores mineiros de diferentes gerações e estilos seguem se destacando no cenário da música brasileira

Clube da Esquina
Clube da Esquina com Juscelino Kubitschek / Créditos: Divulgação

Grandes nomes da MPB, por exemplo, surgiram com o Clube da Esquina, que se reunia entre duas ruas do bairro Santa Tereza, em Belo Horizonte, capital mineira. Mas disso você já sabia, né?

Mas as contribuições de Minas na música não param por aí. Vem com a gente viajar por terras mineiras, e conhecer outros cantores famosos de Minas Gerais!

Cantores mineiros no sertanejo

Seja no estilo raiz ou no universitário, a música sertaneja é sucesso garantido em Minas Gerais, e é claro que o estado já foi berço de vários grandes artistas do sertanejo.

Paula Fernandes

Paula Fernandes é de Sete Lagoas, que fica a cerca de 70km da capital mineira. Nada melhor que começar a lista com ela, que representa os cantores de Minas Gerais ao cantar, na música Seio de Minas

Eu carrego comigo no sangue
Um dom verdadeiro
De cantar melodias de Minas
No Brasil inteiro

Gusttavo Lima

Além do nome de registro de Nivaldo Batista Lima, outra coisa surpreende na certidão de nascimento do cantor Gusttavo Lima.

Apesar de viver em Goiânia, sua cidade de origem é Presidente Olegário, um pequeno município do Oeste de Minas Gerais.

Eduardo Costa

Do outro lado do estado, fica a terra natal de Eduardo Costa, a pequena cidade de Abre Campo. Foi no interior de Minas Gerais que ele começou a carreira, chegando a tocar nos bares de Belo Horizonte na década de 90.

Cantores mineiros das antigas

Como já dissemos, Minas Gerais tem um papel importante na história da música brasileira, e não é de hoje que vêm suas contribuições. Olha só esses grandes sucessos mineiros!

Ary Barroso

Ary Barroso foi um grande compositor da música brasileira, conhecido principalmente pelo clássico Aquarela do Brasil. Ele nasceu no começo do século passado, na cidade de Ubá.

Clara Nunes

O nome de Clara Nunes figura sempre nas listas das maiores divas da MPB, mas pouca gente sabe que a sambista é mineira. Clara nasceu em Paraopeba, que fica a 100km de Belo Horizonte.

Agnaldo Timóteo

Agnaldo Timóteo foi um dos incontáveis artistas levados pela Covid-19. Apesar de ter vivido boa parte da vida no Rio de Janeiro, o cantor é natural de Caratinga, no Vale do Rio Doce.

Cantores que são mineiros e você não sabia

Agora é hora de descobrir o local de origem de alguns cantores que você nem desconfia que são de Minas!

Ana Carolina

Cantora, compositora, empresária e multi-instrumentista, Ana Carolina é natural de Juiz de Fora, na Zona da Mata Mineira.

Thalles Roberto

O cantor gospel Thalles Roberto nasceu na cidade de Passos, sudoeste de Minas Gerais.

Apesar de ter começado a carreira artística como cantor de apoio em outros estilos, ele migrou para a música gospel depois de começar a frequentar a famosa Igreja Batista Lagoinha, em Belo Horizonte.

Alexandre Pires

Alexandre Pires é de Uberlândia, no triângulo mineiro. Foi lá que nasceu o grupo com o qual ele ficou famoso na década de 90, o Só Pra Contrariar.

Samuel Rosa

Outra banda de sucesso que surgiu em Minas Gerais é o Skank, da qual o belo-horizontino Samuel Rosa é vocalista, violonista e principal compositor.

Roberta Campos

Destaque entre os nomes da chamada “nova MPB”, que surgiu em meados dos anos 2000, Roberta Campos é natural da pequena cidade de Caetanópolis, interior de Minas Gerais.

Aliás, a cidade em si é pura MPB: além do nome, que parece uma homenagem a Caetano, também é lá que acontece anualmente o Festival Cultural Clara Nunes.

Padre Fábio de Melo

Quem escuta o sotaque do Padre Fábio de Melo nem desconfia, mas ele é mineiro sim, nascido na cidade de Formiga, oeste do estado.

Cantores mineiros da nova geração

A música mineira é história, mas também é futuro. A nova geração de cantores de Minas Gerais segue consagrando o estado mundo afora, e promete não deixar a mineirice de lado!

Djonga

Rapper, escritor e compositor, Djonga nasceu em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais. Nascido na Favela do Índio, ele cresceu na periferia de BH e começou a expor seu rap no Sarau Vira-Lata, movimento importante no cenário cultural alternativo da capital. 

Antes da fama ele chegou a morar na cidade de Mariana, onde cursou sete períodos da faculdade de história na Universidade Federal de Ouro Preto.

Pedro Calais

Assim como a banda Lagum, da qual é vocalista, Pedro Calais também nasceu na cidade de Brumadinho, em Minas Gerais.

A banda foi formada em 2014, mas apesar do pouco tempo já passou por uma grande reviravolta com a morte do baterista Tio Wilson durante o intervalo de um show em 2020.

Marina Sena

Depois de viralizar com o hit Por Supuesto, Marina Sena é a mais recente cantora mineira a se destacar no cenário nacional. Ela nasceu na cidade de Taiobeiras, no norte de Minas Gerais, perto da divisa com a Bahia. 

As regionalidades da música brasileira: cantores baianos

Além da fauna e da flora, o Brasil também é um país rico em sotaques e culturas. Cada região tem estilos musicais, ritmos e danças que contribuem para formar a grande diversidade brasileira. 

Agora que acabou de conhecer essa seleção incrível de cantores mineiros, bora viajar pela próxima região? Confira nossa lista com os 13 maiores cantores baianos

cantores baianos