Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Cantores de Guiné-Bissau para mergulhar na cultura do país

Listas musicais · Por Rafaela Damasceno

12 de Fevereiro de 2022, às 19:00

Você sabe onde se localiza a Guiné-Bissau? Chamada oficialmente de República da Guiné-Bissau, o país fica na África Ocidental e faz fronteira com Senegal. Com a recente independência de Portugal, declarada em 1973, já sabemos que essa é uma nação que ainda tem muito a acrescentar à cultura mundial.

Bandeira da Guiné Bissau
Créditos: Divulgação

Um dos seus produtos culturais mais ricos é a música. Por isso, os seus cantores estão entre os principais artistas da música africana, o que ajuda a divulgar ainda mais as belezas desse povo, que passou por um longo período de repressão colonial e instabilidade política. 

Agora que você sabe um pouco sobre a história do país, não deixe de conhecer os principais cantores da Guiné-Bissau. Aproveite para aumentar o seu repertório de artistas além do circuito convencional dos Estados Unidos e da Europa! 😉

Cantores de Guiné-Bissau: 13 artistas que você precisa conhecer

A cultura da Guiné-Bissau é muito autêntica e diversa. Como 15% da população fala português e a maioria adotou uma variante do idioma, o kriol, é possível encontrar uma infinidade de fonemas e sons que só os artistas dessa nação conseguem reproduzir. Confira, a seguir, os melhores cantores de Guiné-Bissau.

Manecas Costa

O gumbé é o estilo musical mais característico do país. Apesar de ser marginalizado em algumas classes, ele é o mais exportado para outras regiões do mundo.

Como representante desse ritmo, Manecas Costa é um cantor que se destaca internacionalmente na Guiné-Bissau e chegou até a se apresentar no Rock In Rio. Ouça a sua mais ouvida, Bu Perfume:

Mikas Cabral

Mikas Cabral é considerado o cantor de Guiné-Bissau mais carismático do momento. Além de cantar, ele também é guitarrista, escritor e produtor. O artista também foi, por muitos anos, o vocalista da famosa banda Tabanka Djaz.

O mais interessante é que ele canta em português, então você consegue compreender a mensagem que ele transmite em suas letras. Um exemplo é Indecisão:

Tabanka Djaz

É claro que não poderíamos deixar de citar a Tabanka Djaz. A banda é uma das mais influentes da África lusófona e está na ativa desde 1988 até hoje.

O último disco foi lançado em 2003, mas ainda está muito vivo no coração de seus fãs. Relembre o talento dos seus integrantes com Foi Assim:

Justino Delgado

Polêmico e sem papas na língua, Justino Delgado ficou muito conhecido mundialmente por ter sido preso ao criticar abertamente o segundo presidente do país, João Bernardo Vieira.

Além disso, ele também é um dos cantores mais famosos da Guiné-Bissau, com os seus 40 anos de jornada musical. Caso ainda não o conheça, escute agora Assim I Kata Da:

Zé Manel

Entre as biografias de cantores de Guiné-Bissau, uma das mais curiosas é a de Zé Manel. Com apenas 7 anos de idade, ele se tornou o baterista e o guitarrista de viola acústica de uma das principais atrações da Orquestra Super Mama Djombo. 

Atualmente em carreira solo, ele já lançou diversos hits, como Afrika Is Not Independent:

Eneida Marta

É claro que não poderia faltar uma voz feminina na nossa lista. Eneida Marta é reconhecida por cantar as lutas das mulheres guineenses, em português e kriol. 

Apesar de sempre sonhar com a carreira musical, ela só gravou seu primeiro disco aos 28 anos. Valeu a pena esperar, como você pode comprovar com a principal faixa, No Stória (“nossa história”, traduzido para o português):

Klash

Outro cantor que se destaca na Guiné-Bissau é o rapper Klash. O seu estilo é o hip hop e ele luta bastante para exportar essa vertente da música guineense para outros países.

Se você curte esse ritmo, com certeza vai gostar de Vip Vip Vip, cantada em nosso idioma:

Binhan

Ele recebeu o título de “Cantor Revelação do Ano na Guiné-Bissau”, em 2008, quando estreou no meio artístico. Estamos falando de Binhan, que só conquistou mesmo o mercado internacional quando participou do grupo Super Mama Djombo.

Conheça o seu trabalho como cantor ao escutar a faixa Amor Só Amor:

Bidinte

O já falecido músico Bidinte também foi um grande nome da música guineense. Além de cantor, ele também era compositor, guitarrista e percussionista.

Caso ainda não tenha ouvido nenhum de seus hits, confira agora o inesquecível Boneca Di Oss:

Miguelinho Nsimba

Mais um artista que iniciou os seus trabalhos na Super Mama Djombo foi Miguelinho Nsimba. Infelizmente, hoje ele está fora do circuito artístico, por conta de problemas de saúde.

Mas ainda podemos relembrar toda a sua genialidade e energia com a animadíssima Ninguin I Ka Ninguin:

Big Carlos

Em 2018, uma nova voz surgiu no meio artístico da Guiné-Bissau. Era Carlos Biai, mais conhecido como Big Carlos. Muito mais do que cantar, o artista também dança e mostra que tem talento de sobra para entreter os fãs de música africana. 

Assista agora ao seu vídeo mais visualizado no YouTube, o clipe de Nha Korson 100%:

Ramiro Naka

Desde os 15 anos, Ramiro Naka se dedica a produzir canções no estilo gumbé. Ele também se arrisca em outros arranjos, mais próximos das culturas brasileira e portuguesa, com influências do samba e do fado. 

É por isso que muitos classificam a sua música como guineense afro-latina. Entenda o que estamos falando com Nduro Tene Po Gros:

Karyna Gomes

Além de cantora, Karyna Gomes também é a fundadora do “Movimento Mulheres da Guiné-Bissau levantemo-nos”. Por isso, as suas produções musicais são super engajadas pelos direitos femininos no país.

Ela também é uma grande representante dos instrumentos típicos da Guiné-Bissau, como a cabaça de tina, presente na maioria de suas canções. É o caso de Gustu Di Mel:

Quem é o melhor artista de Guiné-Bissau?

É difícil estabelecer um ranking de melhores cantores da Guiné-Bissau, porque, como você percebeu na nossa seleção, todos são muito talentosos e arrasam em suas produções musicais. Mas existem aqueles que mais se destacam além das fronteiras do país. 

Um desses casos é Justino Delgado, considerado por muitos fãs e críticos como o Michael Jackson guineense. A sua popularidade é tão grande que um dos sonhos do músico é se candidatar à Presidência do país.

Justina Delgado
Justina Delgado / Créditos: Divulgação

Outro grande nome, bastante aclamado no mundo todo, é Manecas Costa. Como já mencionamos, ele é considerado o principal representante do gumbé, um estilo bem sensual e animado, originado naquela região.

Por fim, temos Zé Manel, uma das mais influentes personalidades da Guiné-Bissau. Além de ser um artista multitalentoso, ele também contribuiu fortemente para a independência do país, por meio de sua participação na Orquestra Super Mama Djombo

Conheça agora os melhores cantores da África do Sul

Agora que você já sabe quais são os principais cantores da Guiné-Bissau e consegue decidir, por conta própria, qual é o melhor, chegou a hora de conhecer a produção musical de outra região africana. Saiba quais são os 10 melhores cantores da África do Sul!

Você não pode deixar de ler