Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

10 cantores da África do Sul para conhecer a música do país

Listas musicais · Por Renata Arruda

21 de Dezembro de 2021, às 19:00

A música africana é conhecida pela sua riqueza cultural, com diversas culturas e idiomas diferentes se encontrando e misturando. Na África do Sul, isso não é diferente — há uma imensa diversidade musical no país, com cantores para todos os gostos. 

Antes do século XX, a música sul-africana recebeu muita influência de ritmos europeus e asiáticos. Com a abertura das grandes cidades aos artistas estrangeiros, outros gêneros foram introduzidos no país.

Atualmente, os artistas têm buscado inspiração no zulu e no soho, criando os chamados estilos neo-tradicionais. Entre os jovens, a febre do momento é o amapiano, música derivada do house que mistura o bacardi e o kwaito ao jazz, ao lounge e à deep house.

Para dar uma ideia da multiplicidade musical do país, trouxemos para você um panorama dos principais cantores da África do Sul, do presente e do passado. Vem ver!

Os maiores cantores da África do Sul

Conheça alguns dos artistas mais famosos da África do Sul:

Miriam Makeba

Considerada como a Imperatriz da Música Africana, Miriam Makeba foi uma cantora de jazz que ficou famosa nos Estados Unidos antes de fazer sucesso em seu país natal. Foi lá que ela conheceu o nosso Mestre Sivuca, de quem recebeu direção musical.

Makeba também se envolveu intensamente com o ativismo pelos direitos humanos e contra o apartheid sul-africano. Ela foi casada com Stokely Carmichael, líder dos Panteras Negras, e precisou se mudar para a Guiné com o marido devido a perseguições políticas.

Compositora de canções políticas e vencedora de um Grammy, a cantora passou a ser chamada de Mama Africa. Ela só conseguiu retornar à África do Sul nos anos 90.

Freshlyground

Banda formada em 2002 em Cape Town, a Freshlyground ficou conhecida por ter participado de Waka Waka, música tema da Copa de 2010, ao lado de Shakira. 

O grupo, que também tem integrantes de Moçambique e Zimbabwe, mistura ritmos tradicionais da África do Sul, como o kwela e o folk africano, a gêneros como o jazz, o blues e o indie rock.

Elaine

Elaine, nome artístico de Ndivhuwo Elaine Mukheli, é uma cantora de R&B que surgiu na cena musical sul-africana em 2019 com o EP Elements. Fez tanto sucesso que foi a primeira artista independente do país a chegar no topo dos charts do iTunes e Apple Music.

Com influências de cantoras como Beyoncé e Lauryn Hill, Elaine permanece dominando as paradas musicais da África do Sul.

Blk Jks

Natural de Joanesburgo, a banda Blk Jks (cuja pronúncia é Black Jacks) lançou seu primeiro álbum em 2009 e conquistou reconhecimento internacional depois de colaborar com Alicia Keys durante a Copa de 2010.

Considerada como uma das melhores novidades do continente africano, a banda aposta em um rock experimental, que mistura kwaito, reggae, jazz e ska em músicas cantadas em inglês e em línguas sul-africanas, como zulu e xhosa.

Dave Matthews

Muita gente não sabe, mas o líder da Dave Matthews Band é sul-africano. O músico nasceu em Joanesburgo e cresceu acostumado a se mudar de um país para o outro — além da África do Sul e Estados Unidos, ele morou também no Reino Unido com a família.

Naturalizado como estadunidense em 1980, Dave Matthews formou a banda no início de 1991 e se dedicou quase exclusivamente a ela até 2003, quando começou a participar de outros projetos.

Brenda Fassie

Brenda Fassie, também conhecida como MaBrr, foi uma cantora da África que ficou conhecida por nomes como Rainha do Pop Africano ou Madonna Negra.

Nascida em Cape Town, a artista ganhou muita popularidade não apenas pela sua música, mas também pelo seu ativismo político: Fassie costumava visitar as áreas mais pobres de Joanesburgo e escrevia sobre a vida nos subúrbios onde vivia a população negra.

Em 1989, ela lançou a música Black President em homenagem ao então prisoneiro político Nelson Mandela, que mais tarde se tornaria o primeiro presidente negro do país.

Danny Williams

Nascido na cidade de Porto Elizabeth, Danny Williams foi um cantor sul-africano muito popular devido às suas baladas. Ele começou a cantar aos 14 anos e logo se juntou ao grupo Golden City Dixies, primeiro do país a fazer turnê internacional.

Em Londres, Williams chamou a atenção do produtor Norman Newell e se mudou para o Reino Unido, onde passou a maior parte da sua vida.

Ele ficou muito conhecido pela canção White on White e por sua versão de Moon River, que fizeram grande sucesso.

Aymos

Com apenas 24 anos, Aymos é um dos mais famosos artistas da África do Sul atualmente.

De origem humilde, ele começou sua carreira cantando na igreja e hoje é dono dos maiores hits sul-africanos. Por isso, ganhou o apelido de Príncipe do Amapiano.

Kabza de Small

Enquanto Aymos é o príncipe do Amapiano, Kabza de Small é considerado o rei. Nascido em Mpumalanga, começou sua carreira em 2009 como DJ de afro-fused house e dance music. Em 2018, o músico estourou no país com os singles Amabele Shaya e Umshove

Atualmente, Kabza de Small é um dos maiores vendedores de disco da África do Sul e colabora constantemente com outro nome popular no país, o DJ Maphorisa.

Master KG

Dificilmente alguém passou por 2020 sem ter se deparado com a canção Jerusalema. O responsável pela canção que viralizou no mundo todo e até deu origem ao Jerusalema Challenge é Master KG, músico muito famoso na África do Sul.

Com participação da cantora Nomcebo Zikode, a faixa rendeu a ele prêmios importantes na África do Sul e na Europa e um single em parceria com David Guetta e Akon, chamado Shine Your Light.

Cantores negros que fizeram história

Gostou de conhecer os principais cantores da África do Sul? Então, aproveita pra conferir também 10 grandes artistas negros que fizeram história na música!

Leia também: