Curiosidades

10 cantoras e cantores que têm diplomas universitários

Por Camila Fernandes

23 de Junho de 2022, às 12:00


Entrar na faculdade é o sonho de muitas pessoas — e se você pensa que no mundo dos famosos essa realidade é diferente, está muito enganado. Seja para garantir a segurança de uma segunda profissão, ou mesmo por apreço aos estudos, muitos cantores mostram que são gente como a gente e batalham duro pela conquista de seus diplomas universitários.

Alguns optam por se especializar dentro da área artística mesmo, com formações e música, artes cênicas, entre outras. Já outros acabam escolhendo graduações em campos completamente diferentes, que vão pela área das ciências exatas e até mesmo na saúde.

Já pensou como seria ter um cantor famoso na sua formatura? E apresentar um trabalho em grupo com o idol? Então vem com a gente conhecer 10 cantores com diplomas universitários e saber um pouquinho mais sobre a formação de cada um! 

Cantores com diplomas universitários: 10 artistas que conquistaram o título

Se era inspiração para os estudos que estava faltando, ouvir as músicas desses cantores e cantoras agora vai ganhar um significado diferente a partir de agora…

Será que algum nome nessa lista vai surpreender você?

Sandy, graduada em Letras

No dia 23 de janeiro de 2009, prestes a completar 26 anos de idade, a cantora Sandy colou grau no curso de Letras, pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Ela havia concluído o curso no fim de 2008, mesmo ano em que se casou com o músico Lucas Lima.

A cantora chegou a ser aprovada no vestibular para Psicologia quando tinha 17 anos, mas na época ainda não conseguia conciliar a faculdade com a carreira artística. Apesar da agenda lotada de compromissos, Sandy sempre deixou claro que a formação universitária fazia parte dos planos dela e dos pais. 

Brian May, doutor em Astrofísica 

O guitarrista e compositor da banda Queen não conquistou o sucesso só nos palcos. Brian May é graduado em física pelo Imperial College London, uma das universidades mais conceituadas do mundo, e é doutor em astrofísica pela mesma instituição

Apesar de ter precisado interromper o doutorado por causa dos compromissos com a banda, o músico voltou para a universidade logo que foi possível e acabou defendendo sua tese um ano antes do prazo esperado.

Brian continua atuando na área científica, com publicações em periódicos respeitados, como a revista Nature e o Monthly Notices of the Royal Astronomical Society

Megan Thee Stallion, graduada em Gestão de Saúde

O sucesso da rapper Megan Thee Stallion começou justamente quando ela estava na faculdade. Ainda caloura da Prairie View A&M University, ela gravava vídeos que acabaram viralizando nas redes sociais.

Ela precisou dar uma pausa nos estudos por causa da carreira em ascensão, mas voltou a cursar a faculdade algum tempo depois na Texas Southern University, onde concluiu o bacharelado em Gestão de Saúde no ano de 2021.

Lexa, graduada em Marketing

A funkeira Lexa concluiu a faculdade de Marketing em um curso a distância no ano de 2020, sem pausar os compromissos da carreira artística. 

Dedicada aos estudos e chamada de prodígio na adolescência, antes da fama ela chegou a cursar Matemática na Universidade Federal do Rio de Janeiro, tendo sido aprovada em quinto lugar na classificação geral do vestibular.

No entanto, a artista deixou o curso para se dedicar à carreira musical.

Alceu Valença, graduado em Direito

Antes de alcançar o sucesso na música, Alceu Valença se graduou pela Faculdade de Direito de Recife, tendo ingressado no mesmo ano em que esta passou a fazer parte da Universidade Federal de Pernambuco.

Durante a graduação, Alceu fez intercâmbio por um período curto na Harvard University, uma das mais prestigiadas do mundo.

Chris Martin, graduado em Grego e Latim

O vocalista Chris Martin conheceu os outros membros do Coldplay enquanto estava na faculdade. Ele estudou na University College London, onde se graduou como aluno destaque da classe em “Estudos do Mundo Antigo”, com especialização em Grego e Latim.

Jamie Foxx, graduado em Música

Jamie Foxx é um artista versátil. Apesar de ser mais conhecido por seus papéis no cinema, ele também é cantor e compositor. 

Tendo se dedicado ao estudo da música desde muito cedo, ele chegou a cursar aulas de piano clássico na Julliard School, conhecida como o melhor conservatório musical do mundo. Algum tempo depois, ele se graduou em Música pela United States International University.

Conheça outros cantores que também são atores.

Taeyang, mestre em Produção de Performances e Imagens 

Dong Young-bae, mais conhecido como Taeyang, é parte de um dos grupos de k-pop mais conhecidos de todos os tempos, o BIGBANG, que já apareceu na lista 30 under 30 da Forbes como um dos mais influentes na indústria musical. 

Essa influência do BIGBANG na onda coreana foi tema da dissertação de mestrado de Taeyang, que recebeu o título de mestre em Produção de Performances e Imagens pela Universidade Daejin, em 2016. Antes disso, ele já havia se graduado pelo departamento de Teatro e Cinema na mesma universidade. 

Sojin, graduada em Engenharia Mecânica

Outra idol que teve sucesso na vida universitária foi Sojin, ex-integrante e líder do grupo Girl ‘s Day. A cantora, dançarina, atriz e compositora se graduou em Engenharia Mecânica pela Universidade Yeungnam. 

Sojin era uma das oito mulheres entre cerca de mil alunos no curso, e teve o mérito de ser homenageada como aluna destaque da turma.

Taylor Swift, doutora honoris causa em Belas Artes

Diferente de todos os outros citados anteriormente, Taylor Swift não chegou a frequentar uma universidade. A cantora conta que sempre quis estudar, mas abriu mão desse sonho para se dedicar inteiramente à carreira artística, que começou aos 14 anos de idade. 

Entretanto, em março de 2022, Taylor recebeu o título de doutora honoris causa em Belas Artes pela New York University. Esse é um título de honra, geralmente concedido para pessoas que tiveram grande destaque e relevância em determinado campo de atuação.

Cantores e cantoras que apoiam causas sociais

A arte e as causas sociais sempre estiveram intimamente ligadas. Na música, por exemplo, as canções de protesto foram e são muito usadas para expor e provocar reflexão sobre problemas de diferentes aspectos da sociedade. 

Além dos cantores com gosto pelos estudos e que conquistaram diplomas universitários, existem vários artistas que escolhem se envolver ativamente em diferentes causas. Quer saber mais? Conheça 11 artistas ativistas que apoiam causas sociais!

Cantores ativistas

Outros posts que você vai curtir: