Listas musicais

As melhores cantoras de rock nacionais e internacionais

Por Renata Arruda

27 de Janeiro de 2022, às 12:00


Quando se fala em rock, é muito comum que a contribuição das mulheres na música seja desconsiderada, como se as grandes cantoras fossem exceções. Sabemos que isso não é verdade — afinal, a responsável pela criação do rock foi uma mulher negra, Sister Rosetta.

Sister Rosetta Tharpe
Créditos: Divulgação

Pensando no rock como um gênero em constante mutação, que tem como principal característica o questionamento e a transgressão da ordem vigente seja na arte, na política, na cultura ou na sociedade, selecionamos algumas rockeiras famosas que você precisa conhecer.

Saiba mais sobre as cantoras de rock atuais e do passado que fizeram história na música.

As melhores cantoras de rock

Antes de mais nada, é importante ressaltar que a nossa seleção tem o intuito de celebrar o trabalho das mulheres do rock e não de gerar algum tipo de competição ou esnobar aquelas que ficaram de fora.

É claro que uma lista com as grandes estrelas do rock femininas sempre será insuficiente — por isso, convidamos você a contar pra gente nos comentários quais cantoras ficaram de fora. Combinado? 😉 Então bora pra lista!

Cantoras de rock internacional

Quem é a rainha do rock mundial? Com certeza muita gente responderia Janis Joplin, que se tornou um símbolo do gênero. No entanto, há muitos outros nomes que quem ainda não conhece, precisa conhecer.

Sister Rosetta Tharpe

No início do texto, mencionamos a importância de Sister Rosetta para a música. Considerada como a Mãe do Rock, a artista foi uma das primeiras pessoas a acelerarem e  usarem guitarra com distorção no blues.

A guitarrista, cantora e compositora foi citada como referência por músicos como Elvis Presley, Chuck Berry, Eric Clapton e muitos outros. 

Big Mama Thornton

Big Mama foi a primeira pessoa a gravar Hound Dog, canção que se tornou um clássico na voz de Elvis Presley e é considerada uma das 500 músicas a moldarem o rock and roll.

Ela também é autora de Ball And Chain, hit na versão de Janis Joplin.

Janis Joplin

Uma das maiores cantoras de rock americanas, Janis Joplin foi uma estrela que rompeu com os padrões de feminilidade da época.

É considerada a rainha do rock e a maior cantora de sua geração, influenciando gerações de cantoras até hoje.

Patti Smith

Patti Smith é uma das maiores cantoras de rock do mundo atualmente. A artista americana começou sua carreira no punk e trouxe lirismo para o gênero, debatendo temas profundos em suas letras. 

Joan Jett

Considerada como uma das maiores guitarristas do rock, Joan Jett começou sua carreira nos anos 1970, na banda punk The Runaways.

Em seguida, ela montou a banda Joan Jett & The Blackhearts, que estourou nos anos 80 com o hit I Love Rock N’ Roll.

Betty Davis

Betty Davis foi um acontecimento musical! A cantora se recusava a seguir os padrões impostos e apostava em letras e performances sexualmente explícitas para a época. Por isso, ela sofreu boicotes e acabou deixando a carreira musical.

Debbie Harry

A cantora de rock americana Debbie Harry fez história como vocalista do Blondie, banda pioneira da cena New Wave.

Um fato interessante é que ela estava com 34 anos quando estourou, provando para uma indústria machista que não há limite de idade para uma mulher acontecer.

Joni Mitchell

A canadense Joni Mitchell é considerada pela crítica como uma das maiores compositoras da história. Transitando entre o rock, o blues, o folk e o jazz, Mitchell recebeu nove Grammys e é uma das cantoras mais influentes da música.

Siouxsie Sioux 

Conhecida por liderar a banda Siouxsie and the Banshees, a britânica Siouxsie Sioux ficou conhecida por ter rompido com o machismo na cena do punk e do gótico. A cantora é um ícone da sua geração e influenciou mulheres de vários gêneros musicais.

Stevie Nicks

Batizada como a Rainha Reinante do Rock And Roll, Stevie Nicks se tornou conhecida após entrar para o Fleetwood Mac, em 1974. Com uma carreira sólida na música, ela ocupa dois espaços no Rock and Roll Hall of Fame: um como artista solo e outro por seu trabalho na banda.

Tina Turner

Tina Turner é um ícone. Uma das artistas que mais vendeu discos na história da música, a cantora várias vezes foi reverenciada como Rainha do Rock. 

Turner foi a primeira artista negra a estampar a capa da Rolling Stone e entrou para o Guinness Book por ser recordista de público com seu show no Maracanã, em 1988.

Alanis Morissette

Alanis Morissette é a dona do álbum de estreia feminino mais vendido da história. Com Jagged Little Pill, a cantora abriu espaço para que o rock feminino alcançasse o mainstream e influenciou uma geração de mulheres a escreverem letras confessionais.

Courtney Love

Uma das mais polêmicas e icônicas vocalistas femininas de rock, Courtney Love foi fundadora do Hole, em 1989. A banda chegou ao auge em 1994 com o álbum Live Through This, apontado pela Rolling Stone como um dos 500 melhores de todos os tempos.

Kathleen Hanna

Pioneira do movimento riot grrrl, Kathleen Hanna liderou a banda feminista Bikini Kill cuja proposta era romper com os padrões masculinos do rock.

Em suas apresentações, ela pedia pelas garotas na frente, para que as mulheres pudessem assistir ao show em segurança.

Amy Lee

Amy Lee é uma das cantoras de rock dos anos 2000 mais influentes. Com a banda Evanescence, a cantora popularizou o metal melódico e influenciou uma nova geração de meninas interessadas em visuais góticos e vitorianos.

Cantoras de rock brasileiras

Vem saber mais sobre as cantoras de rock brasileiras mais importantes de todos os tempos.

Celly Campello

Impossível falar em cantoras de rock brasileiras sem mencionar Celly Campello. Com sua versão de Estúpido Cupido, a artista foi uma das responsáveis por fazer o rock decolar no Brasil e abriu caminho para as mulheres da Jovem Guarda.

Rita Lee

Rainha absoluta, Rita Lee é uma das maiores cantoras de rock do Brasil. Fez história como vocalista d’Os Mutantes e do Tutti Frutti, apostando no hibridismo de gêneros musicais e na atitude transgressora de quem faz o que quer sem pedir licença a ninguém.

Cássia Eller

Se tem uma cantora que não poderia faltar aqui é Cássia Eller. Principal nome do gênero no Brasil durante os anos 90, Cássia se foi cedo demais mas deixou um legado que segue influenciando novas artistas até hoje.

Pitty

Pitty começou sua trajetória no underground da Bahia até finalmente estourar em todo o Brasil com o álbum Admirável Chip Novo. Com mais de 20 anos de carreira, a cantora continua se reinventando e provando ser uma das artistas mais interessantes do país.

Baby do Brasil 

Baby do Brasil, também conhecida como Baby Consuelo, começou sua carreira nos anos 70 nos Novos Baianos. Com o grupo, ela gravou Acabou Chorare, um dos álbuns mais importantes da música brasileira.

Marina Lima

Uma das maiores cantoras de rock dos anos 80, Marina Lima foi a primeira mulher a assinar com a gravadora Warner. Transitando entre o rock, o pop e o blues, Marina lançou hits que fazem sucesso até hoje como Fullgás e À Francesa.

Mercenárias

Mercenárias foi uma banda importante para o punk e pós-punk brasileiro dos anos 80. Com um som pesado, o grupo não chegou a ganhar espaço no mainstream mas ganhou reconhecimento da crítica com o álbum Trashland, de 1988.

Paula Toller

Dentre as cantoras dos anos 80, Paula Toller talvez seja uma das mais conhecidas. Famosa como vocalista do Kid Abelha, a artista emplacou inúmeros sucessos como Nada Por Mim, Pintura Íntima e Como Eu Quero.

Fernanda Takai

Fernanda Takai alcançou fama nacional como vocalista, letrista e instrumentista do Pato Fu, banda que chegou a ser listada pela revista Time como uma das melhores do mundo.

Em 2007, a cantora passou a investir em carreira solo, alcançando boa repercussão.

Karina Buhr

A multiartista Karina Buhr integrou várias bandas e participou de álbuns de tantas outras antes de finalmente lançar sua carreira solo em 2010.

Com uma carreira celebrada pela crítica, a cantora faz uma envolvente fusão de rock com manguebeat e MPB.

Pra curtir o bom e velho rock ‘n’ roll

Depois de saber mais sobre tantas cantoras de rock incríveis, nada melhor do que ouvir uma boa playlist, não é mesmo?

Selecionamos as 11 melhores playlists de rock para você curtir os hits de todas as épocas. É só dar o play e curtir!

Playlists de rock

Leia também: