Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Saiba quem é João Gomes, novo sucesso da vaquejada

Biografias · Por Érika Freire

28 de Julho de 2021, às 12:00

Tô querendo te beijar de novo… Se você tem o costume de estar antenado no TikTok, provavelmente já ouviu esse refrão, que estourou recentemente na rede social. O trecho é do cantor João Gomes, a nova voz da vaquejada. 

O cantor tem apenas 18 anos, é fã de Belchior e Cartola, e virou um fenômeno por conta de sua voz grave e por sua humildade. 

cantor João Gomes
Créditos: Divulgação

Seu primeiro lançamento, a música Meu Pedaço de Pecado, viralizou e passa das 20 milhões de visualizações no YouTube, além de ocupar as primeiras posições nas plataformas de streaming. 

A seguir, você conhece um pouco mais sobre João Gomes, que ainda vai fazer muita gente dançar ao som do forró. 

Tudo sobre o cantor João Gomes

A nova voz da vaquejada, João Gomes, nasceu em Serrita, município de Pernambuco com pouco mais de 19 mil habitantes. 

O cantor e compositor soltou a voz pela primeira vez em um coral de uma igreja de Petrolina. Participava também do coral da escola e adorava as aulas em que a professora incentivava os alunos a escrever poesias. 

O sucesso não demorou a chegar para João. Em 2019, estudava agropecuária no Instituto Federal da Zona Rural de Petrolina e cantou forró junto com os colegas durante uma reunião.

https://www.instagram.com/p/CMIfD_wjNUA/?utm_source=ig_web_button_share_sheet

Ali, sentiu o gostinho pelo som da sanfona, notou que as pessoas ao redor estavam alegres e entusiasmadas e lhe veio à mente que essa coisa de cantar forró era legal.

No mesmo ano, cantou no São João da cidade e o que era pra ser apenas uma apresentação curta, foi aumentando de duração a medida que o cantor soltava a voz.

Como muitos jovens artistas, o forrozeiro usou o Instagram para divulgar seus primeiros vídeos cantando. Um tempo depois, resolveu baixar o TikTok com a ideia de ver o que os amigos estavam aprontando na rede social mais bombada do momento. 

Até que a vontade de postar um vídeo com uma coreografia surgiu e outros usuários começaram a reproduzir, se tornando um hit. 

Cultura da vaquejada

Em suas canções, João Gomes traz um pouco do cotidiano difícil do trabalho no campo. Ele mesmo chegou a trabalhar por um período, mas sua maior percepção sobre a dificuldade do trabalho braçal vieram de sua mãe e de seu avô.

Vivendo atualmente em Petrolina, o contato com a cultura da vaquejada aconteceu em sua cidade natal, e hoje ele aproveita essa vivência para trazer alegria através das músicas. 

cantor João Gomes
Créditos: Divulgação

Em maio de 2021, ele foi para o estúdio gravar seu primeiro álbum, Eu Tenho A Senha. O disco conta com 10 canções, dentre as faixas mais ouvidas: Meu Pedaço de Pecado, Aquelas Coisas e Se For Amor.

Derrubando preconceitos

Com seu jeito simples, João Gomes vem conquistando cada vez mais fãs. Apenas em seu Instagram ele tem mais de 2 milhões de seguidores. Ele acredita que o país está mais aberto para aceitar novos estilos.

Ao lado de nomes como Tarcísio do Acordeon e Zé Vaqueiro, João é mais um jovem que coloca a cultura da vaquejada e do forró em evidência, ajudando assim a derrubar preconceitos.

cantor João Gomes
Créditos: Divulgação

Ele acredita que cantar forró de vaquejada é uma forma de ajudar todos que sofrem demais, porque as letras também criam uma identificação.

Recentemente, João conseguiu mais uma grande conquista: a compra de um ônibus para viajar pelo Brasil fazendo shows. Ele compartilhou nas redes sociais esse momento de grande emoção, ao lado de amigos e familiares. 

https://www.instagram.com/p/CRR18YQjcz_/?utm_source=ig_web_button_share_sheet

Na publicação, o cantor escreveu: Que felicidade meu povo! Mais um sonho realizado. Agradeço sempre a Deus por tudo na minha vida e a todos vocês me acompanhando e torcendo junto comigo. Agora é meter o pau a cantar e dar o melhor de si! 

O cantor lançou seu primeiro DVD, João Gomes Ao Vivo em Fortaleza, que conta com as participações de Tarcísio do Acordeon e Vitor Fernandes. 

Principais músicas do João Gomes 

Se você se identificou com o jeito simples de João Gomes e adora um forró, aproveita para conferir algumas das canções do cantor que estão bombando:

Meu Pedaço de Pecado

O hit que projetou o nome de João Gomes e bombou no TikTok, Meu Pedaço de Pecado é a faixa que abre o disco do cantor, Eu Tenho a Senha

A letra foi escrita em parceria com o amigo e produtor Daniel Mendes. Antes, o verso era Tô querendo te pegar de novo, mas João deu a ideia de mudar para beijar. Mais sensato, né? 😆 

Se For Amor 

Se For Amor conta com a participação do cantor de piseiro Vitor Fernandes e fala sobre a eterna dúvida que todos nós temos ou vamos ter um dia diante de uma nova relação: será mesmo que é amor? 

Eu não tô duvidando de você
Mas se for amor vai entender
E se for pra dá certo o tempo vai dizer

Eu Tenho a Senha

Música que dá título ao primeiro trabalho do cantor, Eu Tenho a Senha aborda o dia de luta do trabalhador do campo, mas que não deixa faltar energia pra curtir uma vaquejada.

Mete Um Block Nele

João manda o recado em Mete Um Block Nele: notou que ele não tá nem aí para os teus sentimentos? Bloqueia nas redes sociais e dá o fora. É hora de fazer a fila andar.

Ele só quer te tirar de tempo
E não tá nem aí pro que tu tem no coração
Baby, eu não tô na de brincar de sentimento
Tu já sabe muito bem que eu tô na intenção

Aquelas Coisas

Outra música com grande repercussão de João Gomes é Aquelas Coisas, composta por Washington Jr. e Daniel Mendes. 

Do nada cê me liga pra fazer aquelas coisas
Sabe que o vaqueiro é quem te deixa louca

Ela Tem

Você vai curtir esse sonzin gostoso do forró em Ela Tem, que pede pra mulher esquecer os problemas e se entregar para o amor, pois a vida é curta! 

Tô Sem Você

Aproveita para ouvir Tô Sem Você, com ritmo alegre do forró, mas letra triste, afinal, a amanda está online e não responde as mensagens do vaqueiro. 😐

Eu te vendo online
E você não responde as minhas mensagens
Tô sem você, tô com saudade
Vem me fazer parar de sofrer

As melhores músicas de piseiro

Ficou animado com as músicas do João Gomes? Quem disse que a alegria precisa acabar? Vem conferir as 13 melhores músicas de piseiro para conhecer melhor o estilo que conquistou o Brasil. 

Melhores músicas piseiro

Não deixe de conferir: