Analisando letras

Caneta Azul: conheça a história da música que virou meme

Por Helena Tonelli

31 de Outubro de 2019, às 07:00


É bem simples: Manoel Gomes, cansado de sempre perder suas canetas azuis por aí (quem nunca? 😂), resolveu compor uma canção para brincar com o assunto. O vídeo foi gravado e postado de forma amadora, sem nenhuma produção. 

Apenas mais um vídeo, certo? Errado! Com mais de 10 milhões de visualizações no YouTube, ocupando o 1° lugar nas Mais Acessadas do Letras e fazendo um sucesso nacional repentino, a música virou meme e já caiu na boca da galera. Ninguém consegue parar de cantar os versos simples da composição do homem que trabalha como vigilante e compõe desde os 15 anos de idade. 

Caneta azul, azul caneta… ♪ ♫

Chegou agora e não tá entendendo nada? A gente te explica melhor:

A história da Caneta Azul 

O maranhense escreveu a música para contar uma situação que acontece sempre: perder canetas. É muito comum esquecê-la em cima do balcão do banco depois de preencher um envelope ou emprestá-la para alguém que não devolve depois de usar. 

Apesar disso acontecer todo dia com várias pessoas, foi Manoel Gomes quem resolveu transformar a situação em música. 

A canção conta justamente a história de um estudante que perdeu sua caneta azul no caminho para escola. Ela está marcada com sua letra, por isso o apego. Ele pede que, caso alguém ache, devolva-a a ele. 

Meme da Caneta Azul
Créditos: Divulgação

Outra coisa que chama atenção no vídeo é a interpretação que Manoel dá à canção. É tanta tristeza em perder mais uma caneta que até a voz do cantor é sofrida! 😅 

Cansado dessa situação, o compositor amador fez a música que virou meme em todo Brasil. Tá fazendo tanto sucesso que ele até a registrou em cartório para garantir os direitos autorais e começou a ser contratado para fazer shows!

De acordo com o jornalista Leo Dias, o cachê por apresentação de Manoel gira em torno de 20 mil reais.

Caneta Azul sendo registrada no cartório
Créditos: Divulgação

Famosos cantam Caneta Azul 

O vídeo bombou muito depois que alguns famosos começaram a postar covers e remixes da música em suas redes sociais.  

Wesley Safadão foi um dos primeiros a cantar a canção em um show feito em Marabá:

Alok fez um remix com a canção e a tocou pela primeira vez num show nos Estados Unidos. É sucesso mundial que você quer, @? 

A música até ganhou um versão feminina na voz de Simone, da dupla com Simaria, acompanhada do humorista Tirullipa: 

Nem jogador de futebol ficou de fora dessa. Neymar fez um vídeo ouvindo um remix da música lá em Paris. Tá chique, hein, Caneta Azul? 😁

Teve até um feat de sucesso pra cantar a música: Maiara e Maraísa juntas com Marília Mendonça é pra fazer o hit ficar mais sofrido ainda!

Assista também o lyric vídeo:

A nova versão de Caneta Azul

Depois de tanto sucesso, Manoel lançou uma nova versão da música Caneta Azul no palco do programa Hora do Faro, da Rede Record. Além de cantar ao vivo, ele também conheceu seu ídolo Léo Magalhães, um dos artistas que repercutiu a canção.

Propagandas com a música Caneta Azul

As marcas também pegaram carona no hit do Manoel para dar um aviso super importante: no ENEM só é permitido caneta preta! A Tilibra, a Bic e a rede de faculdades Estácio de Sá contaram com novas versões da música. Confere só:

Caneta preta, preta caneta 🎶

O sucesso da Caneta Azul

E você, o que achou da composição? Já passou por uma situação parecida com a de Manoel? Não consegue parar de cantar a música? Faça o teste e descubra se você é uma caneta azul!

Teste caneta azul

Receba os melhores posts do blog em seu e-mail

Assine a newsletter gratuitamente

Por favor, insira um e-mail válido.

Obrigado por assinar a nossa newsletter! 😊

Ops, rolou um erro na inscrição. Tente novamente mais tarde.