Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Conheça Camila Cabello, a fada cubana

Biografias · Por Rhânia Marcela

29 de Abril de 2019, às 07:00

Havana, _____? Se te mandarmos um Complete a Letra, temos certeza que você saberá nos dizer o resto: ooh na na!

Isso porque Havana foi o sucesso de 2018 (e convenhamos que até um pouquinho de 2019).

Mas, você sabe quem canta esse hit totalmente dançante? Camila Cabello pode não ser um nome muito familiar pra você, e pode ser que nem conheça sua história de vida. Então fique atento que hoje iremos te responder isso e te contar muito mais sobre a cantora também conhecida como Fada Cubana. É só continuar lendo!

Cantora Camila Cabello em show.
Créditos: Divulgação

Afinal, quem é Camila Cabello?

Karla Camila Cabello Estrabao, popularmente conhecida como Camila Cabello, tem 22 anos e é uma cantora e compositora de origem cubana.

Sim, o primeiro sucesso da moça tem ligação direta com suas raízes. Camila nasceu em Havana, em Cuba, e só se mudou para os Estados Unidos quando tinha 5 anos. Após muitas idas e vindas, a família se fixou de vez em Miami.

Como tudo começou?

Sua carreira musical começou a dar seus primeiros passos quando tinha apenas 15 anos. De presente de aniversário, Camila pediu aos pais para participar do reality The X Factor, que tinha como bancada de jurados as cantoras Britney Spears e Demi Lovato, além dos produtores Simon Cowell e L.A. Reid.

Logo, em 2012, Camila foi às seletivas do programa. A cantora conta em entrevistas que quase não conseguiu participar: eram apenas 3 dias de teste e muitos candidatos. Logo, a produção a incluiu na categoria de pessoas que poderiam participar se desse tempo. Um risco e tanto, né?

Mas a garota conseguiu ser chamada para se apresentar frente aos jurados e a plateia. Cantando Respect, da Aretha Franklin, ganhou aplausos do público e a oportunidade de oficialmente entrar no reality.

Contudo, apenas um pedacinho da sua apresentação foi ao ar e infelizmente nunca foi publicada na íntegra pelos veículos oficiais.

Logo nas primeiras fases, Camila foi eliminada. Porém, Simon Cowell lhe deu uma segunda chance: ela, Ally Brooke, Normani Kordei, Lauren Jauregui e Dinah Jane poderiam seguir no programa como uma girlband.

Assim nasceu o Fifth Harmony. Na época, escolheram como nome 1432, mas, por escolha do público, trocaram para o que foi oficialmente considerado depois.

Sua participação no Fifth Harmony

O grupo se destacou muito ao longo da competição, ficando em terceiro lugar na final e ganhando totalmente a audiência.

Fifth Harmony e o produtor Simon Cowell na época do The X Factor.
Fifth Harmony e o produtor Simon Cowell na época do The X Factor / Créditos: Divulgação

Logo após o fim do programa, fecharam com uma gravadora e começaram a fazer sucesso com canções mais fofas e romantizadas, como Miss Movin’ On e Who Are You.

A medida que as meninas cresciam, as temáticas das músicas e a estética dos clipes foram crescendo junto.

Nesse sentido, os novos ritmos logo ganharam as paradas e viraram o fenômeno de público mundialmente. Alguns bons exemplos são as canções Worth It e Work From Home.

Em 2016, após muitos boatos de desentendimentos e dos possíveis motivos da decisão, Camila Cabello declarou sua saída do grupo para seguir em carreira solo e buscar sua individualidade.

As teorias da saída passaram desde brigas entre as meninas até trabalho forçado pela gravadora do grupo. Todas as conspirações foram alimentadas com fragmentos de contratos não oficializados, mas que já foram o suficiente para fazer os fãs tomarem suas próprias conclusões.

O movimento gerou conflitos por muito tempo depois, sendo a primeira faísca para a pausa e para o possível fim do conjunto, já que reduziu o gás do grupo e abriu espaço para carreiras solo no futuro de todas as cantoras.

Primeiros passos em direção ao sucesso

Enquanto o futuro das ex-parceiras permanece incerto, Camila deslanchou em carreira solo. Seu primeiro single, Crying In the Club foi muito bem recebido. O clipe segue nessa mesma boa recepção da crítica e do público, demonstrando um lado da cantora que ninguém conhecia até então.

Seguindo, conhecemos outro single que também veio para apresentar Cabello ao mundo: I Have Questions, canção composta por ela. Apesar de parecer ser um recado a um relacionamento finalizado, diz, na verdade, sobre amizade.

Antes mesmo do seu primeiro álbum, conhecemos o hit Havana, com direito até a clipe cinematográfico e inspirado em suas raízes cubanas.

Além disso, esse hit veio para consagrá-la. Cabello bateu um recorde inacreditável com essa música: foi o primeiro single de uma cantora mulher a encabeçar as paradas de Pop, Pop Adulto e Pop Rítmico na Billboard, desde 1996. Incrível!

Foi um surpreendente início de carreira solo e, por isso, todos já estavam ansiosos para o lançamento do primeiro álbum.

Primeiro álbum: Camila

No início de 2018 foi lançado o Camila, com 11 músicas, incluindo seu maior sucesso, Havana.

Capa do álbum Camila.
Capa do álbum Camila / Créditos: Divulgação

A própria declarou que o álbum é bem pessoal e que conta sua jornada da escuridão para a luz, tratando de um momento que estava perdida até o momento em que se encontrou. Toda sua produção a ajudou a lidar com suas emoções.

Desse CD, o mundo conheceu outro grande sucesso, Never Be The Same, mais um demonstrativo do crescimento de Camila.

Próximos passos

Recentemente, a cantora revelou pelo twitter o nome de uma das faixas do seu segundo álbum, ainda sem data de lançamento.

A  música irá se chamar Living Proof e foi a favorita da família da cantora. Já estamos muito ansiosos!

“Eu mostrei para minha família ontem a noite as músicas que eu tenho até agora, a preferida de todas é a música chamada “Living Proof”.

Em entrevista à rádio Beats 1, ela declarou que já tem uma ideia para onde o segundo álbum irá.

Tenho um possível título. Pra mim, eu tenho que me entender antes de entrar em estúdio, assim como fiz com o meu primeiro. Eu só seleciono títulos, referências de músicas, sonoridades que eu gosto… Até mesmo imagens que me inspiram, as cores, que representa o próximo mundo”, disse a cantora.

Inclusive, Camila quer escrever canções de amor para o próximo álbum e diz saber, enfim, como é o sentimento para colocá-lo em palavras. Namorando o coach de relacionamentos Matthew Hussey, a fada cubana declarou: “Estou amando músicas de amor no momento”. Fofa, né?

Camila Cabello gravando seu novo álbum.
Camila Cabello gravando seu novo álbum / Créditos: Divulgação

Depois de conhecer toda a trajetória e conhecer muitos outros sucessos, ficamos ainda mais próximos dessa diva, né?

Agora, sabendo de tantas possibilidades e planos para seu tão esperado segundo álbum, só nos resta segurar nossa ansiedade.

E para conseguir fazer isso, temos uma sugestão: ouça as canções da fada cubana e já se prepare para seus próximos lançamentos!