Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Bossa nova: os maiores cantores do estilo

Listas musicais · Por Renata Arruda

7 de Outubro de 2020, às 12:00

A bossa nova surgiu no final dos anos 50 e tem como marco inicial a gravação da música Chega de Saudade, de Tom Jobim e Vinícius de Moraes, lançada por Elizeth Cardoso e, logo em seguida, por João Gilberto.

Tom Jobim e Vinicius de Moraes
Tom Jobim e Vinicius de Moraes / Créditos: Divulgação

Fazendo uma fusão entre o samba e o jazz, a criação da bossa nova aconteceu durante um período de modernização no Brasil, no qual havia um forte sentimento de avanço no país.

Assim, os jovens artistas da época buscavam um estilo musical moderno, que traduzisse o que eles sentiam.

Esse novo jeito de fazer samba acabou chamando a atenção do mercado internacional, que se rendeu às graças da bossa nova. Para se ter uma ideia, a canção Garota de Ipanema é a segunda mais tocada no mundo todo!

Para relembrar os grandes nomes do movimento, apresentamos para você os maiores cantores da bossa nova. Vem ver!

Os maiores cantores da bossa nova

Vem saber um pouco mais sobre os principais cantores da bossa nova:

Tom Jobim

Um dos maiores nomes da bossa nova é Tom Jobim. Maestro, cantor, compositor, arranjador, pianista e violinista, Jobim é responsável por boa parte dos sucessos do gênero, fato que o tornou um músico conhecido e respeitado no mundo todo.

Começou sua carreira musical tocando em casas noturnas cariocas, posteriormente sendo contratado para compor arranjos de inúmeros artistas.

A parceria com Vinícius de Moraes sem dúvida é a mais famosa e rendeu grandes obras, como a icônica Garota de Ipanema.

Vinicius de Moraes

Diplomata, poeta, cantor, dramaturgo e letrista: o multifacetado Vinicius de Moraes ficou conhecido tanto por seu enorme talento, quanto pelo estilo boêmio com o qual viveu toda a sua vida. 

Famoso pelo apelido de Poetinha, Vinícius é um dos fundadores da bossa nova e responsável por algumas das letras mais inesquecíveis da música brasileira.

43 frases de Vinicius de Moraes para se inspirar 

João Gilberto

Assim como a dupla Tom e Vinícius, João Gilberto é um dos principais nomes fundadores da bossa nova. O músico baiano começou sua carreira em Salvador, mas foi no Rio que finalmente deslanchou.

Após participar das gravações do álbum Canção do Amor Demais, de Elizeth Cardoso, onde toca na faixa Chega de Saudade, o músico gravou sua própria versão da música em um álbum que é considerado como o marco inicial da bossa nova.

Maysa

Embora tenha começado a sua carreira interpretando músicas de samba-canção, Maysa se tornou um dos grandes ícones da bossa nova em 1961, após gravar a faixa O Barquinho, de Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli, com quem foi casada.

Com uma vida marcada por escândalos, Maysa deixou um legado inesquecível na música.

Em 2009, o diretor Jayme Monjardim, filho da cantora, homenageou a mãe com a minissérie Maysa: Quando Fala o Coração, apresentando a artista para as novas gerações.

Toquinho

Um dos principais parceiros de Vinícius de Moraes e Chico Buarque, Toquinho trabalhou em inúmeras trilhas musicais para o teatro e, posteriormente, acabou se estabelecendo como um compositor voltado para o universo infantil.

Com Vinícius, o músico gravou os álbuns A Arca de Noé e A Arca de Noé 2, mas seu maior sucesso mesmo é Aquarela: incluída em um comercial da Faber Castell, a canção faz parte da memória afetiva de muita gente e até hoje é adorada por crianças e adultos.

Conheça a história da música Aquarela, de Toquinho 

Nara Leão

Conhecida como a musa da bossa nova, Nara Leão participou do movimento desde a sua fundação no final dos anos 50.

Nos anos 60, ela ainda atuou como apresentadora de TV do programa Pra Ver a Banda Passar, ao lado de Chico Buarque. Já no final da década, a cantora e artista plástica se aproximou do movimento tropicalista, participando da gravação do álbum Tropicália ou Panis Et Circenses.

Nos anos 70, foi considerada a melhor cantora do Brasil pela Associação dos Críticos de Arte de São Paulo.

Miúcha

Integrante de uma fase mais avançada da bossa nova, Miúcha começou sua carreira em 1975, cantando ao lado de João Gilberto e Stan Getz no álbum The Best Of World

Em 77, ela participou de projetos icônicos como o show Tom, Vinicius, Toquinho e Miúcha, o disco Miucha e Antonio Carlos Jobim e da peça Os Saltimbancos, escrita por seu irmão mais novo, Chico Buarque.

Elis Regina

A eterna Elis Regina demonstrou todo o seu talento logo cedo: aos 11 anos começou a cantar na Rádio Farroupilha e aos 16 já lançou o seu primeiro disco.

Em 1964, Elis se mudou para o Rio de Janeiro, onde se aproximou do movimento da bossa nova.

Intérprete de grandes canções do gênero, Elis Regina se tornou um dos maiores símbolos da MPB e chegou a liderar a Marcha Contra a Guitarra Elétrica, que tinha como objetivo proteger a música brasileira das influências estrangeiras.

Como Nossos Pais: saiba o significado de uma das músicas mais famosas da MPB

Edu Lobo

Edu Lobo começou sua carreira nos anos 60, com uma parceria com ninguém menos que Vinícius de Moraes na canção Só Me Fez Bem.

Compositor de grandes clássicos como Arrastão, famosa na voz de Elis Regina, e Ponteio, Edu Lobo foi duas vezes vencedor do Festival de Música Popular Brasileira, da Tv Record.

No entanto, com o passar dos anos o músico se tornou crítico do movimento, integrando o grupo de artistas que romperam ideologicamente com a bossa nova clássica e formaram a chamada segunda geração da bossa nova. 

Elizeth Cardoso

Não poderíamos deixar de mencionar também Elizeth Cardoso, não à toa conhecida como A Divina.

Começou sua carreira interpretando canções de choro e samba-canção e é responsável pelo álbum Canção Do Amor Demais, de 1957. 

Com um repertório recheado de canções de Tom Jobim e Vinícius de Moraes, além da participação do jovem João Gilberto, que já tocava violão com sua batida diferente inconfundível, o disco é considerado o precursor da bossa nova.

Mais músicas da bossa nova

Agora que você conferiu alguns dos maiores cantores da bossa nova, aproveite para mergulhar ainda mais no estilo relembrando 18 músicas incríveis da bossa nova!

músicas bossa nova

Leia também: