Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Blocos de Carnaval de BH: descubra onde curtir a folia

Confira as informações sobre os principais blocos de Carnaval de BH em 2023!

Festivais e shows · Por Ana Paula Marques

5 de Fevereiro de 2023, às 12:00

O ano mal começou e já chegou a hora de conferir os melhores blocos de Carnaval de BH de 2023, para montar sua agenda do feriado e cair na folia!

Afinal, a combinação de calor, paisagens tipicamente belo-horizontinas e muito Carnaval é perfeita para quem gosta de caprichar no glitter, vestir sua melhor fantasia e curtir a festa que se espalha pelas ruas de toda a cidade.

Carnaval de BH
Créditos: Divulgação

A festa de Momo tem crescido cada vez mais em Belo Horizonte, e já está 36% maior em comparação a 2020. A previsão é de que a festa de 2023 bata todos os recordes e se torne a maior da história da cidade, com mais de 5 milhões de pessoas.

Para você se juntar a essa estatística e não perder nada da festa, montamos uma agenda com os melhores blocos do Carnaval de BH. Veja só!

Os principais blocos de Carnaval em BH

O Carnaval de Belo Horizonte, que em 2023 acontece entre os dias 18 e 22 de fevereiro, promete quebrar recordes e encantar foliões de todo o Brasil.

Quer fazer parte dessa festa? Então, confira nossa lista com os principais blocos de Carnaval em BH!

Chama o Síndico

O Chama o Síndico é um dos maiores blocos de Carnaval de BH desde 2012, quando embalava os dias que antecedem a folia, arrastando quase 100 mil pessoas pela avenida Afonso Pena.

Bloco de carnaval de BH: Chama o Síndico
Créditos: Divulgação

Neste ano, o cortejo volta a levar o suingue de Jorge Ben Jor e Tim Maia ao centro de Belo Horizonte, para matar a saudade do folião após um período de hiato do bloco das ruas, com expectativa de quebra de recordes de público.

Quando vai ser: 15/02/2023, a partir das 19h30
Concentração: avenida Afonso Pena, 1377, centro de BH
Mais informações: @blocochamaosindico

A Roda 

A bateria envolvente d’A Roda começou a ser formada em 2015, a partir da reunião de um grupo de timbaleiros. Desde então, a bateria cresceu e chegou a 80 integrantes, entre músicos de timbal, repique, surdo, xequerê e outros instrumentos.

O coletivo comandado pelo experiente regente Pedro Thiago leva muita malemolência à sexta-feira de pré-Carnaval, arrastando milhares de foliões pelas ruas de Belo Horizonte.

Quando vai ser: 17/02/2023, a partir das 17h
Concentração: Avenida Brasil, 491, bairro Santa Efigênia
Mais informações: @arodabloco

Carnaval de BH: Bloco A Roda
Créditos: Divulgação

Então, Brilha!

Um dos mais tradicionais blocos de Carnaval em BH, o Então, Brilha! faz todo mundo acordar de madrugada para curtir o sábado de folia, levando muita festa ao centro da cidade desde as primeiras horas da manhã.

Blocos de carnaval de BH: Então, Brilha!
Créditos: Divulgação

Com o tema “Sol da Justiça”, o megabloco rosa e dourado deve reunir mais de 500 mil pessoas nas ruas do centro com seu irresistível axé retrô.

Quando vai ser: 18/02/2023, a partir das 5h
Concentração: Rua Curitiba, 8, Centro de BH
Mais informações: @entaobrilha

Bloco Faraó

Quem gosta de blocos temáticos para caprichar na fantasia não pode perder o cortejo do Bloco Faraó, a verdadeira mistura do Brasil com o Egito que homenageia o sucesso de Margareth Menezes, Faraó.

O coletivo de axé leva o tema “Somos Todos Tambores e Cores” para o centro de BH, com direito a alas de dança, abre-alas, voz e bateria com dezenas de instrumentistas.

Carnaval de BH: Bloco Faraó
Créditos: Divulgação

Quando vai ser: 18/02/2023, a partir das 12h
Concentração: debaixo do Viaduto Santa Tereza, centro de BH
Mais informações: @faraobloco

Beiço do Wando

Sem espaço para tristeza e intolerância, o domingo de Carnaval vai ficar mais brega e apaixonante com o cortejo do bloco Beiço do Wando, inspirado no eterno rei do brega, o cantor Wando.

Carnaval de BH: Bloco Beiço do Wando
Créditos: Divulgação

O coletivo apresenta um repertório carregado de sucessos de Reginaldo Rossi, Sidney Magal, Gretchen e outros ícones da música brega, com muita alegria e diversidade.

Quando vai ser: 19/02/2023, a partir das 8h
Concentração: Rua dos Timbiras, 845, no Centro de BH
Mais informações: @beicodowando

Abalô-caxi

O Abalô-caxi surgiu em 2016, na época como Alô Abacaxi, para ocupar espaços urbanos da cidade com sua diversidade e musicalidade bem brasileiras.

Bloco Abalô Caxi
Créditos: Divulgação

Agora com novo nome, a bateria é formada por 280 instrumentistas que sacodem o domingo de Carnaval com muita Tropicália e MPB, sob o comando dos vocalistas Amandona e Rafa Ventura.

Quando vai ser: 19/02/2023, a partir das 7h
Concentração: Avenida Assis Chateaubriand, 143, no bairro Floresta
Mais informações: @abalocaxi

Garotas Solteiras

Chamando all the single ladies! Inspirado na musicalidade de Beyoncé e outras divas, o bloco LGBTQIA+ Garotas Solteiras foi criado em 2015 por um grupo de amigos que queriam mais músicas pop em ritmo de folia.

Bloco de carnaval de BH: Garotas Solteiras
Créditos: Divulagção

Até hoje considerado o mais pop dos blocos de Carnaval de BH, o Garotas Solteiras aposta nos grandes sucessos de Lady Gaga, Taylor Swift, Britney Spears e outros ícones para arrastar milhares de foliões. Em 2023, a grande homenageada é Rihanna!

Quando vai ser: 20/02/2023, a partir das 13h
Concentração: Rua dos Timbiras, 725, no Centro de BH
Mais informações: @blocogarotassolteiras

Baianas Ozadas

Segunda-feira de Carnaval é a data oficial do cortejo Baianas Ozadas, um dos maiores blocos de Carnaval de BH, que deve levar meio milhão de pessoas à sua festa recheada com muito axé e muita baianidade!

Bloco de carnaval de BH: Baianas Ozadas
Créditos: Divulgação

O bloco temático é conhecido pela bateria afinada e apaixonada, sempre com fantasias caprichadas e inspiradas no Carnaval da Bahia: você vai se sentir em plena folia de Salvador!

Quando vai ser: 20/02/2023, a partir das 9h
Concentração: Rua Espírito Santo, 639, centro de BH
Mais informações: @baianasozadas

Pisa na Fulô

Tem quem goste de marchinha, quem não perca um bloco caricato… E que tal um toque de forró no seu Carnaval? O tradicional Pisa na Fulô, famoso por seu arraial junino, faz seu cortejo carnavalesco com muito arrasta-pé.

Bloco de BH: Pisa na Fulô
Créditos: Divulgação

O grupo dá um toque autêntico às marchinhas e músicas de Carnaval, misturando os batuques tradicionais do forró a todo o suingue da folia de Momo, com um repertório cheio de sucessos de Luiz Gonzaga, João do Vale e Elba Ramalho, entre outros.

Quando vai ser: 21/02/2023, a partir das 16h30
Concentração: Rua Z, 120, bairro São Joaquim
Mais informações: @blocopisanafulo

Juventude Bronzeada

O axé ensolarado do bloco Juventude Bronzeada já é uma tradição da terça-feira de Carnaval desde 2014, quando o bloco ganhou as ruas de BH com seu axé anos 1980 e 1990.

Bloco de carnaval de BH: Juventude Bronzeada
Créditos: Divulgação

Diferentemente do que você possa imaginar, a “Juve” não é só para jovens ou bronzeados: tem lugar para todo mundo botar a cara no sol e curtir a segundona carnavalesca em um dos bairros mais charmosos de BH, o Floresta.

Quando vai ser: 21/02/2023, a partir das 9h
Concentração: Avenida Assis Chateaubriand, 143, no bairro Floresta
Mais informações: @juventudebronzeada

Pós-Carnaval: os melhores shows em Belo Horizonte em 2023

Gostou das nossas dicas de blocos de Carnaval de BH? Aproveite para montar a sua agenda cultural para o resto do ano!

A capital de Minas Gerais assume cada vez mais um papel de protagonista na agenda cultural do país, recebendo todos os anos festivais já consagrados, como Breve, Sensacional e Sarará, além de muitos artistas nacionais e internacionais.

Fizemos uma seleção com os melhores shows em Belo Horizonte em 2023 já confirmados para que você não perca nenhum grande evento!

Shows em BH