LETRAS.MUS.BR - Letras de músicas

Festivais e shows

Carnaval de BH: 7 blocos imperdíveis da cidade

Por Dora Guerra

31 de Janeiro de 2020, às 06:30


É só virar o ano que a gente já começa a pensar no carnaval, né? Se você faz o tipo tranquilão, que aproveita o feriado pra ir pra praia ou pra cachu, não faz mal.

Mas se você já tá pronto, com o glitter comprado, só esperando o hit do Carnaval, esse momento é seeeu!

Carnaval de BH
Créditos: Divulgação

Há um tempo atrás, o carnaval em BH era um tanto parado: quem queria um fervinho, ia parar em outras cidades. Mas, nos últimos 5 anos, tudo mudou e a capital se tornou um dos maiores centros carnavalescos do país. Minas não tem mar, mas Carnaval não falta!

Foi pensando nisso que fizemos esse post mais que especial, pra te contar um pouco sobre os maiores blocos de BH

E vamos esclarecer tudo que você precisa saber: os temas, as músicas e a programação. Demos até sugestão de cores pra vestir em alguns, viu? Então prepara a fantasia e vem com a gente!

Os principais blocos do carnaval de BH

No ano passado, foram mais ou menos 4,6 milhões de pessoas nas ruas belorizontinas. Pra onde vai tanta gente, hein? Será que tá todo mundo num bloco só?

A verdade é que, enquanto uns crescem, outros vão aparecendo e tomando o coração da galera. Todo ano surge mais um bloquinho incrível com um tema mirabolante e muita gente pronta pra curtir. 

Bloco Unidos da Estrela da Morte
Bloco Unidos da Estrela da Morte, com temática de Star Wars / Créditos: Divulgação

Por isso, a gente listou só alguns dos maiores e mais tradicionais, pra dar uma norteada se você nunca passou o carnaval pela capital mineira. Mas sempre lembrando que os pequenos também são bons demais, viu?

Esse ano, o carnaval vai de 21 a 25 de fevereiro. Alguns não divulgaram a data ainda, mas vamos atualizando aos poucos. Se prepara:

Tchanzinho Zona Norte

Na sexta de carnaval, a ordem é clara: vai de Tchanzinho!

Bloco de carnaval de BH Tchanzinho Zona Norte
Créditos: Divulgação

O bloco movimenta a Zona Norte da cidade (o que é sempre legal, já que a concentração geralmente fica na parte centro-sul) e bota todo mundo pra fazer a dança da cordinha. O tema é simplesmente É o Tchan, ou seja: tem como ficar parado?

Se a sua ideia é começar o carnaval de BH com o pé direito, a ordem é clara: chama a mainha, o painho e segura o tchanzinho!

Quando vai ser? 22/02, concentração ás 9:00
Concentração: Avenida Antônio Abrahão Caram, 900
Mais informações: @tchanzinhozonanorte

Então, Brilha!

Esse ano, o incrível Então, Brilha! vai fazer 10 anos de existência. Programação tradicional pro sábado de manhã, o bloco abre alas logo cedinho (nos primeiros raios de sol), pra quem não tem tempo a perder no carnaval.

Blocos de carnaval de BH: Então, Brilha!
Créditos: Divulgação

Se você é desses, não vai deixar de ir no bloquinho! Ele é garantia de muito rosa, amarelo e gente bonita reunida. Porque gente, é pra brilhar!

Quando vai ser? 22/02
Concentração: Não divulgado
Mais informações: @entaobrilha

Baianas Ozadas

Não é porque é carnaval em BH que vai faltar Bahia! Homenageando a cultura do estado mais carnavalesco do Nordeste, o Baianas Ozadas te faz dançar até achar que tá em Salvador

Bloco de carnaval de BH: Baianas Ozadas
Créditos: Divulgação

São milhares de pessoas prontas pra arredar o pé no centrão de BH, em um dos blocos mais tradicionais da segundinha de carnaval. Cê num vai perder esse axé, né?

Quando vai ser? 24/02, concentração às 09:00 e saída às 11:00
Concentração: Avenida Afonso Pena, em frente à Igreja São José
Mais informações: @baianasozadas

Chama o Síndico

O tradicionalíssimo Chama o Síndico existe desde 2012 e costumava embalar os dias antes do carnaval, quando a gente já não conseguia mais trabalhar de tanta animação. Agora, virou parte dos dias oficiais pra não ter como não ir

Bloco de carnaval de BH: Chama o Síndico
Créditos: Divulgação

Não falta talento nem música boa no Chama o Síndico: o bloco homenageia Tim Maia e Jorge Ben Jor, ícones da nossa música brasileira. Galera cantando Gostava Tanto de Você a plenos pulmões? Temos! Ah, e a banda do bloquinho tem até disco lançado!

Quando vai ser? 23/02, às 09:00
Concentração: Avenida do Contorno, 846
Mais informações: @blocochamaosindico

Garotas Solteiras

All the single ladies! Se você tá procurando um bloco LGBTQ+ pra curtir no carnaval, o Garotas Solteiras é a escolha certa. Com o lema Liberté, Egalité, Beyoncé, esse é o bloquinho perfeito pra dançar pop… versão marchinha! 

Bloco de carnaval de BH: Garotas Solteiras
Créditos: Divulgação

É o melhor de dois mundos, né? Nos últimos anos, o bloco cresceu muito e recebeu todo tipo de gente pronta pra curtir um Shallow versão forró sem medo. Vale demais incluir na lista!

Quando vai ser? 24/02, ás 14:00
Concentração: Avenida Brasil, esquina com Rua dos Timbiras
Mais informações: @blocogarotassolteiras

Juventude Bronzeada

Um dos principais bloquinhos do carnaval de BH, o Juventude Bronzeada não é só pra quem é jovem ou bronzeado, mas é pra quem adora botar a cara no sol. 

Bloco de carnaval de BH: Juventude Bronzeada
Créditos: Divulgação

É um bloco tradicional de terça-feira, quando cê já tá no último pique de energia mas ainda não quer ver o fim do carnaval. Tudo isso num dos bairros mais charmosos da cidade, o Floresta. Se você não tinha programação pra terça, agora tem, né?

Infelizmente, por conta de uma exigência de última hora feita pela PMMG, o bloco Juventude Bronzeada emitiu uma nota oficial comunicando o cancelamento do desfile de 2020.

Mais informações: @juventudebronzeada

Quando Come Se Lambuza

O Quando Come começou há poucos anos, mas já bota muuuita gente na avenida. É um bloco que toca de axé a funk, pra contagiar todo mundo! 

Bloco de carnaval de BH: Quando Come Se Lambuza
Créditos: Divulgação

Se quiser ir no tema, é só botar uma fantasia azul e rosa e correr pro Quando Come Se Lambuza. Ah, e vale conferir as festinhas que eles fazem fora de época – no último luau, teve até MC Rebecca!

Quando vai ser? 22/02, às 09:00
Concentração: Avenida Afonso Pena, 578
Mais informações: @quandocomeselambuza

As melhores músicas de carnaval

Uma coisa é certa: pra dançar no bloquinho, quase qualquer música vale! Se existe bloco emo, temático de Star Wars, temático de Sandy e Junior ou pop farofa, então dá pra fazer carnaval com quase tudo, né? 

Na hora de fazer uma boa playlist de carnaval, o que vale é a voz do povo, um bom sambinha e aquela música que dá vontade de cantar a plenos pulmões. Se tiver versão forró, axé, brega ou funk, também ajuda!

Mas alguns hits são mais carnavalescos que outros, sejam os tradicionais ou o famoso hit do carnaval (qual a sua aposta pra 2020?).

Por isso, nosso post sobre músicas de carnaval já tá atualizado pra você se preparar pro feriado mais brasileiro de todos. Separa a fantasia, prepara o glitter e dá um play nessa seleção!

Músicas do carnaval