Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Blinding Lights: o significado do maior hit de The Weeknd

Analisando letras · Por Renata Arruda

2 de Março de 2021, às 12:00

Não é segredo pra ninguém que The Weeknd é um dos maiores cantores de R&B da atualidade. O premiado astro canadense foi o primeiro artista a alcançar as três primeiras posições das paradas dos EUA simultaneamente, com três canções diferentes.

The Weeknd
Créditos: Divulgação

Em 2020, ele lançou seu quarto álbum de estúdio, After Hours, recheado de músicas inspiradas no electropop dos anos 80, que hoje em dia são muito tocadas em fins de baladas. 

O disco teve como principal carro-chefe a canção Blinding Lights, que ficou meses no topo das paradas da Billboard Hot 100, recebeu vários prêmios e ganhou até um remix com a participação da cantora espanhola Rosalía.

Embora a música tenha um ritmo dançante, ela esconde um significado sombrio, que tem tudo a ver com a vida pessoal do cantor. Vem saber mais sobre Blinding Lights e o significado do hit de The Weeknd!

Blinding Lights: significado da canção

Blinding Lights é um dos maiores sucessos da carreira de The Weeknd. A música toca em dois temas muito presentes tanto nas músicas quanto na vida do cantor: a solidão e o abuso de substâncias.

Em entrevista para a revista Esquire, o artista revelou o significado por trás da canção:

Blinding Lights é sobre quando você deseja ver alguém à noite, mas está embriagado, e está dirigindo para encontrar essa pessoa e fica cego pelas luzes da rua, explicou ele, ressaltando ainda que:

Nada poderia impedi-lo de tentar ver aquela pessoa, porque você é muito solitário. Não quero promover o ato de dirigir embriagado, mas esse é o tom sombrio.

The Weeknd
Créditos: Divulgação

A questão da solidão sempre esteve muito presente na vida de The Weeknd. Aos 17 anos, ele abandonou a escola e resolveu sair de casa (e nunca mais voltou).

Já no campo afetivo, o cantor viveu um relacionamento de idas e vindas com a modelo Bella Hadid entre 2015 e 2019. Essa situação é refletida na letra de Blinding Lights:

Eu tenho tentado ligar
Eu estou sozinho há tempo demais
Talvez você possa me mostrar como amar, talvez
Estou passando por abstinências
Você nem precisa fazer muito
Você pode me excitar com apenas um toque, amor

Logo, podemos entender que o músico está se sentindo solitário e incapaz de amar após passar um período longe da mulher que ele amava.

Ele compara a ausência dela ao sofrimento causado pela abstinência de entorpecentes — The Weeknd nunca escondeu fazer um uso abusivo de drogas e álcool — e assume que fica desorientado quando eles não estão juntos.

Eu não consigo ver direito quando você vai embora

O refrão é onde conseguimos ter uma clareza maior sobre o que o músico explicou a respeito da letra: quando ele fala sobre as luzes ofuscantes que o cegam, ele se refere às luzes da cidade e aos faróis acesos dos carros na estrada durante a madrugada.

Eu disse, as luzes me cegaram
Não, eu não posso dormir até sentir seu toque
Eu disse, estou me afogando na noite
Quando eu estou assim, você é a única em quem confio

Dessa forma, o cantor abre o coração e assume vivenciar uma relação de dependência emocional, na qual ele fica sem rumo e se expõe a riscos — como o de dirigir bêbado e em alta velocidade — quando está longe de quem ama.

Estou ficando sem tempo
Porque eu já posso ver o Sol iluminar o céu
Então eu peguei a estrada em alta velocidade, amor

O clipe de Blinding Lights

Ao mesmo tempo que é uma continuação do videoclipe de Heartless, o vídeo de Blinding Lights também representa bem o que é cantado na música.

Vemos o cantor em um conversível, correndo a toda velocidade pelas estradas de Las Vegas após uma noite regada a álcool e drogas.

Com o rosto ensanguentado e uma aparência um tanto histérica, meio desorientado pelo efeito das luzes da cidade em sua mente entorpecida, ele dirige aparentemente sem rumo, até entrar em uma boate, onde é recebido por uma mulher.

Encerra-se com um final ambíguo, não fica muito claro se os eventos mostrados realmente aconteceram ou se tudo não passou de uma viagem da mente chapada do personagem.

Curiosidades de Blinding Lights

  • Blinding Lights foi composta e produzida por The Weeknd, em conjunto com Ahmad Balshe, Jason Quenneville, Max Martin e Oscar Holter e lançada como segundo single do álbum apenas dois dias após sair o primeiro, Heartless
  • A canção foi divulgada pela primeira vez em 24 de novembro de 2019, como música tema do comercial da Mercedes-Benz. O vídeo mostrava o músico dirigindo uma Mercedes-Benz EQC SUV enquanto pedia ao sistema de som para tocar sua nova faixa.
  • Blinding Lights alcançou a primeira posição nas paradas de 34 países e é a música mais bem-sucedida de The Weeknd internacionalmente. A canção bateu o recorde por ser a que ficou mais semanas no top 5 e no top 10 da Billboard Hot 100.
  • Tudo indica que o vídeo da música seria uma referência à relação do cantor com Bella Hadid.

Remixes de Blinding Lights

A canção ganhou três remixes oficiais: um feito por Major Lazer, um pela banda Chromatics e ainda o que conta com a participação da estrela Rosalía, que adicionou alguns versos em espanhol à letra.

A versão de Blinding Lights com Rosalía foi divulgada exatamente um ano após o lançamento do single original e acabou dividindo a opinião dos fãs. Assista abaixo e conta pra gente o que você achou!

O melhor do R&B

Depois de saber tudo sobre o significado de Blinding Lights, aproveita e vem curtir o melhor do R&B com 14 músicas que definem o estilo!

O melhor do R&B

Leia também: