Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Saiba tudo sobre os integrantes do Black Eyed Peas

Biografias · Por Camila Fernandes

10 de Junho de 2022, às 12:00

Apesar de só ter estourado nos anos 2000, o Black Eyed Peas tem suas raízes em 1992, em Los Angeles, California, quando will.i.am e apl.de.ap eram estudantes da oitava série e começaram a tocar como uma dupla. O primeiro grupo formado por eles recebeu o nome de Atban Klann e contava com a participação do músico Dante Santiago. 

Black Eyed Peas
Créditos: Divulgação

Em 1995 o nome mudou para Black Eyed Pods, e só algum tempo depois o grupo se tornou oficialmente The Black Eyed Peas, que significa “feijão de corda” ou “feijão-fradinho” em inglês. O nome inusitado foi inspirado no grupo Red Hot Chilli Peppers, que quer dizer “pimenta malagueta vermelha”. 🙆 

A princípio o nome poderia até soar estranho, mas acabou combinando tanto com o estilo diferentão do grupo que ninguém se preocupa mais em saber o significado.

Quer saber mais sobre a trajetória dos integrantes do Black Eyed Peas? Continue lendo!

Tudo sobre os integrantes do Black Eyed Peas

Atualmente, o Black Eyed Peas é formado por seus fundadores, will.i.am e apl.de.ap, por Taboo, que está com o grupo desde 1995, e por J. Rey Soul, cantora que tem participado de apresentações e outros trabalhos com a banda desde 2018. 

A cantora Fergie, que esteve com o Black Eyed Peas por quase duas décadas e tem papel central em vários hits, saiu oficialmente do grupo em 2017. 

will.i.am

Nome: William James Adams Junior
Aniversário: 15 de março
Origem: Los Angeles, Califórnia, EUA
Altura: 1,77 m

Além de cantor e compositor, will.i.am é um respeitado produtor musical. Ele foi responsável pela produção da maioria dos álbuns do Black Eyed Peas, e também já produziu grandes artistas da indústria musical, incluindo nomes como Michael Jackson, Rihanna, Lady Gaga e Britney Spears.

Desde 2005, will passou a se dedicar também a trabalhos como ator e dublador. Ele esteve no elenco de X-Men Origens: Wolwerine, e deu voz ao pássaro Pedro na animação Rio, entre outros trabalhos. Além disso, ele ainda atua como DJ sob o pseudônimo de Zuper Blahq. 

Em 2019 will.i.am revelou que sofre de uma doença auditiva crônica conhecida como acufeno, que faz com que ele perca gradativamente a capacidade de ouvir. 

Will i am, integrante do Black Eyed Peas
Créditos: Divulgação

apl.de.ap

Nome: Allan Pineda Lindo
Aniversário: 28 de novembro
Origem: Cidade de Angeles, Pampanga, Filipinas
Altura: 1,67

apl.de.ap se mudou para os Estados Unidos aos 14 anos de idade, quando foi adotado por uma família norte-americana. Coincidentemente, sua mãe adotiva era muito próxima da família de will.i.am, e os dois se tornaram grandes amigos ainda na adolescência.

Apl se declara filipino-americano, e apesar de ter passado a maior parte da vida nos EUA, se mantém fiel às raízes filipinas. 

Em março de 2022, os fãs do Black Eyed Peas ficaram chocados com a descoberta de que apl.de.ap é cego. O cantor possui o status de legally blind (legalmente cego), por sofrer de perda visual severa — ele consegue ver apenas vultos.

O que mais chamou atenção em toda a história, entretanto, foi a forma sutil como apl é conduzido pelos companheiros durante o show, tornando a cegueira imperceptível para os espectadores. 

Ap de Apl
Créditos: Divulgação

Taboo

Nome: Jaime Luis Gomez
Aniversário: 14 de julho
Origem: Los Angeles, Califórnia, EUA
Altura: 1,80 m

Taboo foi o terceiro integrante a se juntar à formação oficial do Black Eyed Peas. A famosa aparência do rapper vem de suas origens, metade mexicanas e metade nativo-americanas. Apaixonado pela dança e pela cultura hip hop, ele dança desde os 12 anos de idade

Entre 2003 e 2007, Taboo teve sérios problemas com dependência química, que chegou a causar conflitos entre ele e os outros integrantes do grupo. Um ano depois, em 2008, o rapper iniciou sua carreira solo em paralelo aos trabalhos com o Black Eyed Peas. 

Em 2014, Taboo foi diagnosticado com câncer de próstata em estágio II, curado depois de 12 semanas de quimioterapia intensiva. Em 2017, já completamente recuperado, o cantor lançou o single The Fight, usado para arrecadar fundos para a American Cancer Society.

Taboo, integrante do Black Eyed Peas
Créditos: Divulgação

J. Rey Soul

Nome: Jessica Joy Seria Reynoso
Aniversário: 22 de setembro
Origem: Manila, Filipinas
Altura: 

J.Rey Soul foi finalista da primeira edição do The Voice Filipinas, em 2013. Na época, ela fez parte do time de apl.de.ap, que era jurado do programa. Depois do fim da temporada ela se mudou para Los Angeles para se dedicar a carreira musical, e continuou tendo o apoio de apl. 

A cantora filipina anunciada como nova integrante do Black Eyed Peas em 2019, durante um show em seu país de origem. Entretanto, ela já trabalhava com o grupo desde a saída de Fergie, em 2017, assumindo os vocais da cantora. 

A entrada de J. Rey gerou debates entre os fãs, principalmente por causa da pouca idade da rapper, que é pelo menos 20 anos mais jovem que os outros integrantes.

Entretanto, ela tem mostrado que dá conta do recado e não deixa a desejar, nem ao cantar as partes de Fergie nas músicas antigas, e nem ao assumir como vocalista em novos sucessos do grupo.

J Rey Soul, nova integrante do Black Eyes Peas
Créditos: Divulgação

Ex-integrantes

Conheça também os ex integrantes do Black Eyed Peas:

Fergie

Nome: Stacy Ann Ferguson
Aniversário: 27 de março
Origem: Hacienda Heights, Califórnia, EUA
Altura: 1,63 m

Fergie esteve com o Black Eyed Peas de 2003 a 2017, durante o período de maior sucesso do grupo, mas sua carreira artística começou muito antes.

Ainda criança, ela fez parte do elenco de Kids Incorporated, uma série do Disney Channel que foi ao ar nas décadas de 80 e 90. Depois, ainda como Stacy Ferguson, ela participou do girl group Wild Orchid. 

A cantora também passou por um longo período de vício em drogas, e adotou o nome Fergie, derivado de seu sobrenome Ferguson, depois de se recuperar, por sentir que precisava renascer. 

Além do sucesso ao lado do Black Eyed Peas, Fergie também tem uma carreira solo bem-sucedida. Alguns dos hits mais famosos da cantora são Big Girls Don’t Cry, de 2007, e A Little Party Never Killed Nobody (All We Got), de 2013, que entrou para a trilha sonora de O Grande Gatsby

Fergie
Créditos: Divulgação

Kim Hill

Nome: Kim Allise Hill
Aniversário: 7 de agosto
Origem: Syracuse, Nova York, EUA
Altura: 1,67

Muita gente não sabe, mas o Black Eyed Peas teve outra vocalista antes de Fergie. Kim Hill foi a primeira mulher a participar do grupo, entre 1995 e 2000. Ela participou dos dois primeiros álbuns, mas deixou a banda antes do sucesso internacional. 

Em 2021, a cantora se manifestou na internet depois de will.i.am ter afirmado que considera o Black Eyed Peas como um grupo de música black, e fica chateado quando os fãs não o reconhecem dessa forma.

Kim criticou o posicionamento do cantor ao incluir Fergie nesse contexto, sendo ela uma cantora branca, e não citar a própria Kim, que é uma mulher negra e foi a primeira vocalista do grupo. 

Kim Hill, ex-integrante do Black Eyed Peas
Créditos: Divulgação

Relembre os sucessos do Black Eyed Peas 

E aí, gostou de conhecer um pouco mais sobre a biografia dos integrantes do Black Eyed Peas? Então vem com a gente relembrar as 15 melhores músicas do grupo!

melhores black eyed peas

Outros posts que você vai curtir: