LETRAS.MUS.BR - Letras de músicas

Biografias

Shawn Mendes: tudo o que você precisa saber sobre o cantor

Por Camila Fernandes

3 de Julho de 2019, às 07:00


Ele lançou seu primeiro single em 2014 e quebrou o recorde de artista mais jovem da história a estrear no top 25 da Billboard  — na época, Shawn Mendes tinha só 15 aninhos e já era famoso na internet. Desde então, já gravou três álbuns de estúdio e está em sua terceira turnê mundial. 

Shawn já veio duas vezes ao Brasil e volta por aqui de novo no fim do ano! Mas, enquanto esse momento não chega, que tal saber um pouco mais sobre ele? O tempo de carreira pode até ser curto, mas garantimos que tem muita coisa legal pra contar. Quer ver? É só continuar lendo! 🙆‍♀️

Menino prodígio 

Shawn Peter Raul Mendes nasceu no dia 8 de agosto de 1998, em toronto, no Canadá. Esse Mendes no sobrenome não é por acaso: o pai de Shawn é do sul de Portugal, mas infelizmente o cantor não fala português. 😪

Shawn Mendes quando era bebê
Shawn quando era bebê. Fofo, né? / Créditos: Divulgação

Shawn sonhava em ser cantor desde criança, e aos 9 anos ele já passava horas assistindo e imitando covers do YouTube. Foi por isso que, aos 13 anos, ele aprendeu a tocar violão sozinho e logo começou a gravar seus próprios vídeos. 

O sucesso de Shawn Mendes teve início em 2013, quando ele começou a usar o Vine para divulgar seus covers. O aplicativo permitia que os usuários postassem vídeos de até 6 segundos fazendo qualquer coisa. 

Naquela época, os vídeos de dança e comédia eram bem famosos no app, mas Shawn resolveu apostar nos covers — e é claro que deu muito certo! Ele postou um trechinho de um cover de As Long As You Love Me, do Justin Bieber, e no dia seguinte já tinha mais de 10 mil curtidas.

Sucesso no Vine e MagCon Boys Tour

Por causa do sucesso de seus vídeos, Shawn foi convidado para fazer parte do MagCon Tour. MagCon significa Meet And Greet Convention e era, basicamente, uma turnê para que os fãs pudessem conhecer as estrelas da internet., Shawn fazia parte da Old MagCon Boys Tour, que acabou em 2014. 

Integrantes da Old MagCon Boys Tour
Integrantes da Old MagCon Boys Tour / Créditos: Divulgação

A tour só fez com que ele ficasse ainda mais famoso, e em 2014 Shawn Mendes já era o terceiro músico mais seguido do mundo no Vine. É claro que tanta popularidade logo chamaria atenção de algum produtor. 

Contrato com a Island Records e primeiro álbum

Em 2014, Shawn Mendes foi descoberto pelo empresário Andrew Gertler, que o convidou para assinar um contrato com a Island Records. Poucos meses depois, ele já lançou seu primeiro single, Life Of The Party, e em seguida entrou em turnê abrindo os shows de Austin Mahone pelos Estados Unidos. 

O primeiro álbum do cantor foi Handwritten, lançado em abril de 2015. O disco estreou como número um na tabela da Billboard 200, fazendo com que ele empatasse com Justin Bieber no recorde de artista mais jovem a liderar o ranking. Das 15 músicas do álbum, 12 foram escritas pelo Shawn, que além de cantor também é um ótimo compositor. 

O disco trouxe dois grandes sucessos: Stitches, que chegou ao 4º lugar do Hot 100 e conquistou o sucesso mundial para o cantor, e I Know What You Did Last Summer (que não tem nada a ver com o filme de terror 😂 ), sua primeira colaboração com a Camila Cabello, que fez parte da versão deluxe.

A canção foi composta pelos dois nos bastidores da The 1989 World Tour, da Taylor Swift, na qual Shawn fazia a abertura de alguns shows e Camila fazia uma participação com o Fifth Harmony. 

Illuminate e Shawn Mendes

O segundo álbum do cantor, Illuminate, foi lançado em setembro de 2016, quando Shawn tinha acabado de completar 18 anos e já era sucesso mundial. O primeiro single do disco foi Treat You Better, que já estreou como número 6 no Hot 100 da Billboard. Logo em seguida, veio o single Mercy, que também foi um grande sucesso. 

Capa do álbum Illuminate de Shawn Mendes
Capa do álbum Illuminate / Créditos: Divulgação

Shawn repetiu o que havia feito com o disco anterior e também relançou Iluminate em versão deluxe, e é claro que veio com mais um grande sucesso: There’s Nothing Holding Me Back, que também entrou no top 10 do Hot 100. 

Shawn Mendes é o nome do terceiro álbum do cantor, que foi lançado em maio de 2018. O álbum recebeu elogios da crítica (e dos fãs) por marcar uma expansão no estilo de Shawn, que vai além do tradicional pop romântico e apresenta toques de rock e R&B. 

Além do ritmo, as mudanças também estão presentes nas letras. O single In My Blood, por exemplo, descreve uma crise de ansiedade, um problema com o qual o cantor tem lidado nos últimos tempos e que faz parte da rotina de milhares de pessoas. 

Um dos comentários do vídeo diz: “finalmente alguém escreveu uma música sobre como o fato de alguém dizer que as coisas vão melhorar, na verdade só faz com que você se sinta pior”. O comentário se refere aos versos em que Shawn canta Keep telling me that it gets better. Does it ever?(Continuam me dizendo que vai ficar melhor, será que vai mesmo? )

Um grande sucesso, mas gente como a gente

Cinco anos se passaram desde o lançamento do primeiro single do cantor, e o sucesso continua. A prova disso é que Shawn Mendes está mais uma vez no Hot 100, com o hit If I Can’t Have You. Ele já conseguiu colocar 12 músicas no ranking desde o início de sua carreira, quatro delas no top 10. 😮

Shawn Mendes já foi chamado de “o novo Justin Bieber” e “mini John Mayer”, e não nega que se inspira nos dois, entre outros cantores, além de ser super fã do Ed Sheeran. E quem não é? Olha só esse vídeo dele cantando uma música do Ed em 2013:

Apesar do sucesso precoce, Shawn sempre gostou de destacar que é só um garoto normal, que já lidou com bullying na escola, que se preocupa muito com a saúde, não curte muito dormir em hotéis, é fã de séries e não vive sem Netflix. 

Consciente de sua influência, ele disse que evita beber em público e que suas músicas só falarão sobre álcool depois que ele completar 21 anos. Aliás, quanta influência! Em 2016 ele entrou para o ranking 30 Under 30 da revista Forbes, que lista os 30 jovens mais influentes do mundo!

Agora que você já sabe tudo isso sobre Shawn Mendes, que tal conhecer as melhores músicas do cantor?

Gosta de pop? Tem mais posts pra você: