Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Biografia de Boyce Avenue: conheça a banda dos covers acústicos

Biografias · Por Ana Paula Marques

25 de Junho de 2022, às 12:00

Quer conhecer a biografia de Boyce Avenue? Você chegou ao lugar certo! Reunimos tudo que você precisa saber sobre a banda da Flórida conhecida pelas versões acústicas de músicas famosas.

O grupo foi criado em meados dos anos 2000 e é um verdadeiro “negócio de família”, formado pelos irmãos de ascendência porto-riquenha Alejandro (vocal), Fabian (guitarra) e Daniel Manzano (baixo).

Boyce Avenue
Créditos: Divulgação

O trio começou a fazer versões acústicas de sucessos da música pop depois que Daniel se formou em Direito na famosa Universidade de Harvard e voltou para sua terra-natal.

O resultado agradou tanto que os irmãos resolveram colocar seus vídeos no YouTube e, desde então, nunca mais pararam. Quase 20 anos depois da estreia, a banda já lançou três álbuns de estúdio, 16 EPs e duas coletâneas ao vivo.

Além disso, a banda coleciona parcerias com iniciantes e gigantes da música, como Fifth Harmony, Bea Miller e muitos outros! Vem aprender mais sobre a carreira e a discografia do Boyce Avenue, conhecida pelos covers acústicos de grandes sucessos!

Boyce Avenue: biografia

A biografia do Boyce Avenue começou na pacata Sarasota, uma pequena cidade da Flórida (EUA), com menos de 60 mil habitantes, onde os irmãos Alejandro, Fabian e Daniel nasceram e cresceram.

Desde muito cedo, o trio provou ter “jeito” para a música: os irmãos costumavam se reunir em casa para passar o tempo tocando sucessos das rádios de todo o país, alegrando e embalando os eventos da família. 

Boyce Avenue
Créditos: Divulgação

As sessões musicais familiares foram interrompidas no final dos anos 1990, quando Daniel, o mais velho do trio, se mudou da Flórida para o estado de Massachussetts, onde foi estudar Direito pela conceituada Harvard Law School. 

Depois da formatura, com o grupo prontamente reunido e batizado com uma mistura dos nomes de duas ruas nas quais a família já viveu, os irmãos decidiram levar a “brincadeira” mais a sério.

Foi a partir daí que começaram a gravar vídeos caseiros de algumas das músicas que tocavam juntos, e ali nascia a brilhante história do Boyce Avenue.

O começo da carreira

A etapa profissional da biografia do Boyce Avenue começou na Universidade da Flórida, na cidade de Gainesville, onde os dois irmãos mais novos, Fabian e Alejandro, iniciaram os estudos entre 2004 e 2005.

As festas universitárias e os bares nos arredores do campus logo receberam algumas apresentações do então iniciante Boyce Avenue, acompanhado pelo baterista Stephen Hatker.

Boyce Avenue
Créditos: Divulgação

Nos anos seguintes, a banda viajou a Atlanta para gravar seus primeiros singles originais e covers de músicas famosas em versão acústica, até que, em 2008, veio a decisão que mudaria para sempre a vida do trio: colocar vídeos de seus covers no YouTube.

A primeira faixa a chegar ao aplicativo de vídeos foi uma releitura acústica de Before It’s Too Late, da banda Goo Goo Dolls, gravada em um estúdio caseiro simples, com um lençol como pano de fundo e foco no vocalista Alejandro. 

O trabalho deu resultado e, hoje, o canal dos irmãos Manzano acumula mais de 15 milhões de inscritos: apenas os cinco primeiros vídeos superam a marca de 31 milhões de visualizações.

Na sequência, vieram covers de Linkin Park, Alicia Keys, Rihanna, Shawn Mendes e outros grandes nomes da música.

Um dos maiores destaques é um celebrada versão de Mirrors, de Justin Timberlake, com participação especial do quinteto Fifth Harmony.

Boyce Avenue: músicas autorais e primeira gravadora

A estratégia de gravar versões acústicas de músicas escritas por outros artistas foi bem-sucedida e serviu de impulso para a próxima etapa da biografia do Boyce Avenue. 

Em 2008, a banda lançou seu primeiro álbum de músicas autorais, All You’re Meant to Be, que inclui a faixa Find Me, um dos maiores sucessos do trio.

O caminho estava livre para que a banda crescesse e começasse a cativar novos fãs. Menos de um ano depois, o Boyce Avenue esgotou os ingressos para sua apresentação no Mercury Lounge, em Nova York.

O sucesso meteórico do trio de irmãos chamou a atenção de várias gravadoras, até que o grupo decidiu finalmente assinar seu primeiro contrato profissional, com o selo Universal Republic, que levou o grupo para bem-sucedidas turnês na Europa e na Ásia.

A nova carreira internacional chamou a atenção do produtor Simon Cowell, responsável pela carreira da iniciante Bea Miller, parceira de Boyce Avenue em vários covers, como We Can’t Stop.

Pouco depois, o trio foi convidado pelo magnata da música a participar do reality The X Factor como treinadores vocais. Com o debut internacional na TV, a banda chegou no mesmo ano à incrível marca de 1 bilhão de views no YouTube.

Só o cover de Despacito, de Luis Fonsi, coleciona mais de 41 milhões de visualizações na plataforma de vídeos.

O rompimento com a gravadora e a nova fase

Apesar do sucesso da parceria com a Universal Republic, em 2011 a banda decidiu não renovar seu contrato e tomou a ousada decisão de lançar seu próprio selo, a 3 Peace Records.

A proposta era clara: manter a liberdade criativa para continuar investindo na produção de covers e músicas autorais como os artistas bem entenderem.

A aposta deu certo e o grupo continuou a mesclar seus covers, como o sucesso Photograph, de Ed Sheeran, a faixas originais, compiladas no álbum All We Have Left.

No auge da carreira, o trio de irmãos ganhou fãs famosos, incluindo Zayn Malik e Louis Tomlinson, do One Direction: meses depois, o Boyce Avenue se tornaria o ato de abertura do quinteto nos shows da turnê Up All Night, no Reino Unido.

Nos bastidores, Daniel, Alejandro e Fabian continuavam investindo em composições próprias e novos covers, como a romântica Heaven, do cantor Bryan Adams.

Desde então, o grupo já rodou o mundo com turnês próprias, incluindo participações em festivais na Grã-Bretanha, na Holanda, na Alemanha, nas Filipinas e até no Brasil, onde a banda já desembarcou cinco vezes.

Em 2016, o lançamento do álbum Road Less Traveled levou o Boyce Avenue à posição número 15 das paradas dos Estados Unidos com suas músicas cheias de indiretas para mandar para o crush

Capa do álbum Road Less Traveled
Créditos: Divulgação

Dois anos depois, o grupo surpreendeu ao lotar o prestigiado Royal Albert Hall, em Londres, para gravar um DVD ao vivo: prova de que o Boyce Avenue vai muito além de “banda de covers” e já deixou seu legado no mundo da música.

Os próximos passos de Boyce Avenue

A pandemia do coronavírus não afetou drasticamente a história do Boyce Avenue: todos os meses, o trio lança entre dois e quatro novos vídeos de covers em seu canal no YouTube.

Entre os sucessos recentes estão versões de Dido, Enya, Rihanna, The Calling, Dua Lipa e Adele, sempre com a “cara” do trio: muitos acordes acústicos, arranjo romântico e notas afinadíssimas.

Para o futuro, apenas uma certeza: a de que o trabalho tem dado certo e deve continuar. O grupo, inclusive, anunciou o esperado retorno ao Brasil no primeiro semestre de 2022, para deleite dos fãs!

Boyce Avenue e outros românticos da música

Curtiu a biografia de Boyce Avenue? A banda ficou conhecida por dar um toque romântico e acústico a músicas famosas!

Aproveite o clima para conhecer as melhores frases de rock romântico para dedicar para aquela pessoa especial e conquistar de vez o crush!

Frases de rock românticas