Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Biografia da Anitta: de Honório Gurgel para o estrelato mundial

Anitta conquistou seu espaço como uma das principais estrelas do pop e tem levado o nome do Brasil para premiações em todo o mundo. Conheça a sua biografia.

Biografias · Por Ana Paula Marques

2 de Agosto de 2023, às 12:00

A biografia da Anitta é cheia de sucessos, hits, parcerias icônicas e algumas polêmicas. Tudo isso, é claro, ao som de muito funk e pop.

Não restam dúvidas de que a estrela de Honório Gurgel, no Rio de Janeiro, rompeu fronteiras e conquistou o mundo com sua arte e personalidade cativante.

Anitta no Grammy, usando um vestido preto.
Créditos: Divulgação.

Dessa origem humilde o destino traçou algo grandioso, com base no talento inato da cantora para a música e o entretenimento, que a levou aos palcos do mundo inteiro, incluindo em festivais como Coachella e Rock in Rio.

Aos 30 anos, Anitta não é apenas uma cantora e compositora aclamada, mas também uma produtora e empresária de sucesso, com uma visão empreendedora fez com que ela conquistasse  novos patamares na indústria musical.

Quer saber mais sobre a trajetória da maior estrela da música brasileira nos últimos tempos? Continue lendo para saber tudo sobre a vida e obra da poderosa Anitta!

Biografia da Anitta: conheça a trajetória de sucesso da rainha do pop brasileiro

A biografia da Anitta começa no bairro de Honório Gurgel, na Zona Norte do Rio de Janeiro, em 30 de março de 1993.

Anitta quando criança.
Créditos: Divulgação.

Nascida como Larissa de Macedo Machado, Anitta é filha de pais simples, uma artesã e um vendedor. O nome artístico só veio depois, inspirado na personagem da minissérie Presença de Anita (2001), da Rede Globo.

Foi como MC Anitta, aliás, que a cantora começou a se apresentar profissionalmente, inicialmente sob o selo da Furacão 2000, uma das maiores produtoras de funk da história do Brasil.

Biografia da Anitta: o começo em Honório Gurgel

Apesar de a cantora ter estourado no mundo do funk, o verdadeiro início da biografia da Anitta na música é bem diferente: os palcos das igrejas.

Por volta dos 8 anos de idade, ela começou a cantar no coral da igreja frequentada por seus avós, no Rio de Janeiro.

A aclamação artística, no entanto, aconteceu bem longe da igreja: nos palcos do funk, mais especificamente nos eventos da produtora Furacão 2000.

Por volta de 2010, a cantora foi descoberta pelo empresário Renato Azevedo (DJ Batutinha) e, por intermédio de seu irmão, Renan Machado, assinou contrato com a produtora de funk.

Conhecida então como MC Anitta, a cantora lançou uma série de hits naquele período, como Eu Vou Ficar e Fica Só Olhando, que lhe renderam em 2011 o prêmio de Revelação do Funk.

Show das Poderosas e explosão nacional

Pouco depois de estourar na Furacão 2000 com suas coreografias simultaneamente interessantes e fáceis de fazer, a biografia da Anitta entrou de vez no radar da música nacional.

Inspirada em estrelas como Beyoncé, Mariah Carey e Rihanna, a cantora passou a explorar diferentes vertentes musicais, estendendo sua voz para além do funk, e começou uma notável migração para o mundo pop.

Ainda sem uma grande gravadora, ela começou a gravar alguns de seus maiores hits do começo de carreira, como Meiga e Abusada. A faixa chamou a atenção da Warner Music, com quem a cantora assinou contrato em 2013.

Naquele momento, saiu de cena MC Anitta e nasceu de vez a popstar Anitta, que estourou nacionalmente no mesmo ano com o sucesso Show das Poderosas.

A era foi bastante vantajosa para a cantora, que foi notada por premiações, como o Prêmio Multishow, virou presença frequente nas paradas de todo o Brasil e até gravou seu primeiro DVD, Meu Lugar.

Biografia de Anitta: a migração para o pop

Nos anos seguintes à assinatura com a Warner Music, a cantora lançou o álbum Ritmo Perfeito, que lançou pitadas de pop à discografia da cantora e garantiu muitos sucessos — como Cobertor, parceria com Projota.

Em 2015, com o lançamento do disco Bang!, a cantora começou a fase mais pop de sua carreira e se tornou presença frequente nos charts brasileiros.

A biografia da Anitta também chegou ao mundo do Carnaval, com o Bloco das Poderosas, e a sucessão de hits continuou com faixas como Deixa Ele Sofrer e Essa Mina é Louca.

Em plena expansão no mercado nacional, até 2017 Anitta também lançou colaborações com astros de outros estilos musicais — incluindo Loka, com Simone e Simaria, e Você Partiu Meu Coração, com Nego do Borel e Wesley Safadão.

A era internacional da rainha do pop brasileiro 

Enquanto colhia os louros de seus lançamentos mais recentes no Brasil, Anitta, aos poucos, começava a dar seus primeiros passos na carreira internacional.

Em 2017, a cantora lançou, em colaboração com a rapper Iggy Azalea, a faixa Switch, que a levou pela primeira vez ao mercado norte-americano, com direito a apresentação no The Tonight Show com Jimmy Fallon.

Na mesma época, também lançou seu primeiro single em espanhol, Paradinha, e estourou mundialmente com o hit Sua Cara, parceria com Pabllo Vittar e os norte-americanos do Major Lazer.

O terreno estava pronto para um importante próximo passo: o lançamento do projeto Checkmate, que rendeu grandes hits, como Will I See Your, Is That For Me, Downtown (em parceria com o colombiano J Balvin) e a mundialmente aclamada Vai Malandra.

Número 1 com Envolver

Em 2022, Anitta lançou o ousado projeto Versions of Me, que intensificou sua agenda no mercado internacional. Grande motivo para isso foi o sucesso avassalador da faixa Envolver, que alcançou o primeiro lugar global do Spotify.

O disco foi o primeiro álbum brasileiro a atingir 1 bilhão de streams na plataforma, catapultando a cantora a se apresentar no palco principal do festival Coachella e em diversos programas de TV dos Estados Unidos e da América Latina.

Do Brasil para o mundo

A carreira internacional de Anitta tem sido fundamental na quebra de barreiras culturais, disseminando a cultura brasileira para o mundo. 

Seus maiores hits incorporam ritmos e estilos tipicamente brasileiros, como o funk carioca e o pagode, e ela não deixou de cantar em português, abrindo caminho para que a música brasileira alcance novos públicos internacionais. 

Com sua presença em eventos e premiações internacionais, ela tem representado a cultura brasileira de maneira autêntica e cativado audiências ao redor do mundo.

As parcerias mais “poderosas” de Anitta

Como já deu para perceber, um dos principais trunfos da biografia de Anitta foi sua versatilidade e o seu talento na hora de escolher suas parcerias.

Além de ter gravado com gigantes da música brasileira, como Wesley Safadão, Simone e Simaria, Marília Mendonça, Ludmilla, Pabllo Vittar, Leo Santana e Mc Zaac, a cantora também deixou sua marca em colaborações internacionais.

O amigo J Balvin está presente em diversas faixas, como Downtown, Ginza, Machika e Bola, Rebola e No, Más, e já declarou seu amor à cantora brasileira em diversas entrevistas.

Outro colombiano que já gravou com a brasileira é Maluma: Sim ou Não, Mala Mía (Remix) e, mais recentemente, El Que Espera, estão entre as músicas da dupla.

E a lista não para por aí. Anitta também já foi para os estúdios com Pharrell Williams, Cardi B, Ty Dolla Sign, Snoop Dogg, Sean Paul, DJ Snake e até mesmo a rainha do pop, Madonna, com quem soltou a voz em Faz Gostoso.

Poderosa, empresária, milionária

E não pense que a biografia da Anitta ficou limitada ao mundo da música. A artista também se firmou como uma competente empresária, com atuação em diversos setores.

Bom exemplo são suas funções como Head de Criatividade e Inovação da Skol Beats, na Ambev; membro do conselho de administração do Nubank e sociedade na empresa Fazenda do Futuro.

A cantora também deu alguns passos na dramaturgia: Anitta é uma das atrizes da sétima temporada da série Elite, da Netflix, e fez uma participação na novela Amor de Mãe, da Globo.

E tem mais! Ela também entrou para o quadro de professores da faculdade Estácio de Sá com um curso próprio: Anitta Prepara, com foco em empreendedorismo, marketing e inovação.

Funk Rave e o futuro de Anitta

Embora não seja possível afirmar categoricamente o que o futuro reserva para a biografia da Anitta, certamente podemos esperar grandes feitos da cantora brasileira.

Seu lançamento mais recente, Funk Rave, também chegou ao Top Global 100 do Spotify e foi, inclusive, apresentado no show da final da UEFA Champions League, em Istambul.

O single é o primeiro grande lançamento da cantora após um turbulento rompimento com a Warner Music: o hit foi lançado pela Republic Records, mesmo selo de nomes como The Weeknd, Post Malone, Ariana Grande e Taylor Swift, em parceria com a Universal Music.

Biografia da Anitta: frases da Poderosa para usar nas redes sociais

Se você gostou de saber um pouco mais sobre a biografia da Anitta, vai gostar ainda mais de algumas frases da Poderosa pra bombar nas redes sociais.

Reunimos algumas das canetadas mais icônicas da cantora de Honório Gurgel para deixar suas legendas e publicações com ainda mais ousadia e personalidade!

Frases: Anitta