Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Biografia da Adele: conheça a história de vida da cantora

Biografias · Por Camila Fernandes

27 de Novembro de 2021, às 19:00

A biografia de Adele é marcada por uma carreira impecável: como dizem por aí, ela nunca falhou. Em 15 anos de estrada, a cantora lançou três álbuns que foram sucesso absoluto, e o quarto disco, lançado em 2021, promete ir pelo mesmo caminho. 

Adele
Créditos: Divulgação

Além da voz super potente, Adele também é conhecida pela beleza de suas composições. Aos 33 anos de idade, a cantora britânica arrasa corações com letras profundas e capazes de mexer com os sentimentos de qualquer pessoa.

Não é à toa que as frases da  Adele vivem sendo compartilhadas por aí nas redes sociais.

Apesar de se manter discreta em relação à vida pessoal, a artista também é conhecida pela simpatia e atenção dedicada aos fãs. Quer saber mais sobre ela? É só continuar a leitura para conferir a biografia da Adele!

Biografia da Adele 

Adele Laurie Blue Adkins nasceu no dia 5 de maio de 1988, em Tottenham, distrito situado no norte de Londres. Filha de Penny Adkins e Mark Evans, Adele foi criada pela mãe, e nunca teve contato com o pai. 

Durante a infância e adolescência, ela e a mãe se mudaram várias vezes até chegarem em West Norwood, no sul de Londres. O local inspirou a música Hometown Glory, que Adele escreveu aos 16 anos de idade.

Aos 4 anos de idade, Adele já se interessava pela música. O talento com a composição também apareceu cedo, ainda na adolescência.

Em 2006, ela concluiu o ensino secundário na BRIT School for Performing Arts & Technology, onde foi colega de classe de Jessie J e Leona Lewis. Alguns anos antes, Amy Winehouse também havia passado pela BRIT.

Primeiras gravações e primeiro contrato

Logo que terminou o ensino médio, aos 18 anos, Adele começou a investir ainda mais na música. Em 2006, ela gravou três demos e publicou no MySpace. A cantora chamou atenção da XL Recordings, e logo assinou seu primeiro contrato com a gravadora.

Em janeiro de 2008, Adele já lançava seu primeiro disco, o 19, que conta com hits como Hometown Glory e Make You Feel My Love

Logo de primeira a cantora já mostrou que tinha talento de sobra. Seu primeiro álbum venceu dois Grammys e ganhou três certificados de platina. 

Dizem que quem escuta Adele uma vez não quer mais parar de ouvir, e foi exatamente isso que garantiu o sucesso de 19. No dia 18 de outubro de 2008, 9 meses depois de lançar o disco, Adele fez uma participação no Saturday Night Live, nos Estados Unidos.

Naquele dia, o programa havia anunciado uma paródia da ex-governadora do Alasca, e por isso bateu recordes de audiência. 

Assim, os americanos foram apresentados a Adele, que já era sucesso no Reino Unido mas ainda era pouco conhecida fora da Europa. Graças à apresentação, o disco 19 subiu, de uma só vez, 35 posições no Billboard 200

Segundo álbum e ainda mais sucesso

Logo de início, Adele já deixou claro que não estava disposta a produzir em ritmo comercial. De 19 para seu segundo álbum, 21, passaram-se três anos.

Mantendo o mesmo tom intimista e profundo do primeiro disco, ela provou que podia fazer sucesso compondo e cantando à sua maneira, sem pressão para fabricar hits. 

Capa do álbum 21, da Adele
Capa do álbum 21 / Créditos: Divulgação

21 se tornou rapidamente um dos discos comercialmente mais bem sucedidos do século, estreando em primeiro lugar no Billboard 200.

Desse álbum vieram dois de seus maiores sucessos mundiais, Rolling In The Deep e Someone Like You — que além de linda (e triste), é ótima para aprender o simple past no inglês. 

Também é dele a dramática Set Fire To The Rain, que conquistou um carinho especial dos brasileiros depois de fazer parte da trilha sonora da novela Avenida Brasil, como tema do casal Nina e Jorginho.

Como consequência do sucesso de 21, Adele ganhou nada menos que 6 Grammys em 2012, saindo como vencedora em todas as categorias para as quais foi indicada.

Como se não bastasse, a cantora ainda levou pra casa uma estatueta do Oscar, por causa da música Skyfall, que ela fez especialmente para o filme homônimo da série 007.

Skyfall foi gravada no Abbey Road, mesmo estúdio dos Beatles, e garantiu à franquia 007 seu primeiro Oscar por trilha sonora em 50 anos.

25: passagem da adolescência para a fase adulta

Os anos de 2011 e 2012 foram bem movimentados para Adele: além de todos os acontecimentos citados acima, nesse período a cantora também passou por uma cirurgia na garganta, que deixou os fãs apreensivos e fez com que ela precisasse ficar sem cantar por meses.

Em outubro de 2012, a cantora deu à luz seu primeiro filho, Angelo Adkins, com o ex-marido Angelo Adkins. 

Capa do álbum 25, da Adele
Capa do álbum 25 / Créditos: Divulgação

A princípio, a cantora havia anunciado um prazo provável de 2 anos entre 21 e o lançamento de seu próximo álbum. Entretanto, a cantora optou por priorizar a vida pessoal nesse momento, e 25 só chegou em 2015.

De acordo com Adele, enquanto 21 expunha sentimentos sobre o término de um relacionamento, 25 marcava a passagem para a maturidade.

Em seu terceiro álbum, a compositora se mostra mais reflexiva e nostálgica, em músicas como Hello e When We Were Young. 

Fica a dica: Hello é mais uma composição da Adele que é excelente pra quem gosta de estudar inglês com música — nesse caso, para praticar o temido present perfect.

Fase atual de Adele

Quem pensou que 4 anos entre um álbum e outro era muito tempo, não esperava o que ainda estava por vir. Depois do lançamento de 25, os fãs tiveram que esperar por 6 anos para ganhar um novo disco da Adele: o aclamado 30, lançado oficialmente no dia 19 de novembro de 2021.

Capa do álbum 30, da Adele
Capa do álbum 30 / Créditos: Divulgação

Mesmo depois de tanto tempo, a cantora voltou com tudo com o single Easy On Me, e provou definitivamente que não há hiato capaz de comprometer seu sucesso.

Na era do TikTok, em que muitos artistas se empenham para fazer músicas “coreografáveis”, ela afirmou que não se intimida em compor para as pessoas da sua geração, e segue, como sempre, no seu ritmo.

Estilo e influências

Muita gente se pergunta: afinal, qual é o estilo da Adele? Durante seus anos de carreira, a cantora passeou por uma mistura entre o soul e o pop, tendendo mais para um ou para o outro de acordo com cada música, e também com algumas influências do R&B.

Adele
Créditos: Divulgação

Na infância, Adele era fã de Destiny’s Child, grupo de origem da Beyoncé, e da cantora britânica Gabrielle, que é pouco conhecida por aqui. Além disso, ela também teve influência de grandes nomes como Aretha Franklin, a rainha do soul, e Dolly Parton, entre outros.

Dona de uma voz extremamente potente, no início de sua carreira Adele chegou a ser comparada à cantora Amy Winehouse, que faleceu em 2011.

Relembre os sucesso da Adele

Agora que você já conhece a biografia da cantora, que tal relembrar as 11 melhores músicas da Adele?